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[Equações Paramétricas] Dúvida em uma questão

[Equações Paramétricas] Dúvida em uma questão

Mensagempor Jhonata » Sex Out 05, 2012 18:24

Bem, estou nas minhas primeiras semanas de aulas de álgebra linear e só agora fui enfrentar os livros. Bem, algumas coisas eu acho que tá dando pra levar, outras estou encontrando mais dificuldade, enfim, eu me deparei com um problema, consegui desenvolver algumas coisas mas não chego a resposta final.
Eis a questão:
Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:

a)dos planos 4x-2y+3z=2 e x-z=1;

Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?

Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:

Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

y = 1+\frac{7}{2}t

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?

A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima... Por favor, me ajudem. Obrigado desde já!
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Re: [Equações Paramétricas] Dúvida em uma questão

Mensagempor LuizAquino » Sex Out 05, 2012 19:01

Jhonata escreveu:Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:

a)dos planos 4x-2y+3z=2 e x-z=1;


Jhonata escreveu:Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?


Vai depender do contexto no qual o exercício foi proposto.

Por exemplo, se estamos falando de pontos no plano (ou seja, em \mathbb{R}^2), então a equação x - z = 1 representa uma reta no plano xOz (aqui O representa a origem do sistema).

Mas se estamos falando de pontos no espaço (ou seja, em \mathbb{R}^3), então a equação x - z = 1 representa um plano.

Jhonata escreveu:Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:

Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

y = 1+\frac{7}{2}t

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?

A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima...


Não precisa (e nem faria sentido) "descobrir o valor de t". A variável t representa justamente o parâmetro, que será um número real qualquer escolhido.

Apenas resumindo o que você fez até aqui, note que você poderia escrever:

\begin{cases}
x = 1 + t \\ \\
y = 1 + \dfrac{7}{2}t  \\ \\
z = t
\end{cases}

Isso representa as equações paramétricas de uma reta.

Agora perceba que uma outra forma de escrever isso é justamente como está no gabarito: \{(1 ,\, 1,\, 0) + t(1,\, 7/2,\, 1) \,|\, t \in \mathbb{R}\} .

Detalhe: esse exercício possui infinitas respostas, já que existem infinitas equações paramétricas que representam uma mesma reta. Caso você tivesse escolhido, por exemplo, começar fixando y = t, então você teria obtido outra resposta igualmente válida:

\begin{cases}
x = \dfrac{5}{7} + \dfrac{2}{7}t\\ \\
y = t \\ \\
z = -\dfrac{2}{7} + \dfrac{2}{7}t
\end{cases}

Essa resposta também poderia ser escrita como: \{(5/7 ,\, 0,\, -2/7) + t(2/7,\, 1,\, 2/7) \,|\, t \in \mathbb{R}\} .

Observação

Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "13. Geometria Analítica - Equações da Reta". Ela está disponível em meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/LCMAquino
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: [Equações Paramétricas] Dúvida em uma questão

Mensagempor Jhonata » Sáb Out 06, 2012 13:22

LuizAquino escreveu:
Jhonata escreveu:Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:

a)dos planos 4x-2y+3z=2 e x-z=1;


Jhonata escreveu:Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?


Vai depender do contexto no qual o exercício foi proposto.

Por exemplo, se estamos falando de pontos no plano (ou seja, em \mathbb{R}^2), então a equação x - z = 1 representa uma reta no plano xOz (aqui O representa a origem do sistema).

Mas se estamos falando de pontos no espaço (ou seja, em \mathbb{R}^3), então a equação x - z = 1 representa um plano.

Jhonata escreveu:Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:

Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

y = 1+\frac{7}{2}t

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?

A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima...


Não precisa (e nem faria sentido) "descobrir o valor de t". A variável t representa justamente o parâmetro, que será um número real qualquer escolhido.

Apenas resumindo o que você fez até aqui, note que você poderia escrever:

\begin{cases}
x = 1 + t \\ \\
y = 1 + \dfrac{7}{2}t  \\ \\
z = t
\end{cases}

Isso representa as equações paramétricas de uma reta.

Agora perceba que uma outra forma de escrever isso é justamente como está no gabarito: \{(1 ,\, 1,\, 0) + t(1,\, 7/2,\, 1) \,|\, t \in \mathbb{R}\} .

Detalhe: esse exercício possui infinitas respostas, já que existem infinitas equações paramétricas que representam uma mesma reta. Caso você tivesse escolhido, por exemplo, começar fixando y = t, então você teria obtido outra resposta igualmente válida:

\begin{cases}
x = \dfrac{5}{7} + \dfrac{2}{7}t\\ \\
y = t \\ \\
z = -\dfrac{2}{7} + \dfrac{2}{7}t
\end{cases}

Essa resposta também poderia ser escrita como: \{(5/7 ,\, 0,\, -2/7) + t(2/7,\, 1,\, 2/7) \,|\, t \in \mathbb{R}\} .

Observação

Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "13. Geometria Analítica - Equações da Reta". Ela está disponível em meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/LCMAquino


Entendi toda sua explicação, além do vídeo muito esclarecedor...
Eu tenho acompanhado seus videos desde que decidi mergulhar no mundo das exatas e eles tem me ajudado muito até aqui.
Não existem palavras para agradecer o seu grandioso trabalho Luiz, meus parabéns e muito, muito obrigado mesmo. Continue sendo esse excelente professor que é, mais principalmente, a perfeita pessoa que é.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.