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NC 127

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Mensagempor Raphael Feitas10 » Sex Set 28, 2012 19:52

A metade do numero {2}^{21}+{4}^{12} é

R: {2}^{20}+{2}^{23}

Galera me ajuda aew por favor, ñ sei nem por onde começar a fazer este tipo de questão desde já muito agradecido...
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Re: NC 127

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 28, 2012 20:14

Olá Raphael,
boa noite!

\\ \frac{2^{21} + 4^{12}}{2} = \\\\\\ \frac{2^{21} + (2^{2)^{12}}}{2}= \\\\\\ \frac{2^{21} + 2^{24}}{2} = \\\\\\ \frac{\cancel{2}(2^{20} + 2^{23})}{\cancel{2}} = \\\\ \boxed{\boxed{2^{20} + 2^{23}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: NC 127

Mensagempor Raphael Feitas10 » Sex Set 28, 2012 20:33

Ñ entendie muito ñ brother essa resolução tem como vc me explicar mais detalhado se puder muito obrg mesmo parceiro...
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Re: NC 127

Mensagempor Cleyson007 » Sex Set 28, 2012 23:34

Boa noite Raphael!

Muito boa a resolução do nosso amigo Danjr5!

Se me permite, vou aproveitar que estou online e te explico.

Na verdade, o "macete" da resolução proposta por nosso amigo Danjr5 foi em utilizar o artifício de dividir por 2..

Considerações: Ele dividiu por 2 porque teria que multiplicar também por 2 no numerador (logo, 2/2 = 1 --> Não altera em absolutamente nada, pois todo número multiplicado por 1 é ele mesmo).

O restante é apenas trabalhar com os expoentes pertencentes à uma mesma base. Veja:

2² = 4

\frac{{2}^{21}+{4}^{12}}{2}=\frac{{2}^{21}+{({2}^{2})}^{12}}{2}

({2}^{2})^\,12\Rightarrow {2}^{24} (Conserva-se a base e multiplica os expontes)

2({2}^{20})={2}^{21} (Conserva-se a base e soma os expoentes)

2({2}^{23})={2}^{24} (Aqui aplica-se a mesma regra que usamos anteriormente)

Comente qualquer dúvida :y:

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Re: NC 127

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Set 29, 2012 16:55

Ótima explicação Cleyson007.

Até a próxima!
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Re: NC 127

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Set 29, 2012 17:29

É isso aí meu irmão, estamos juntos! :y:

Abraço Dan!

Att,

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?