• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor Valmel » Sex Set 28, 2012 08:26

*-) Comecei a estudar matemática profissionalmente agora e peço ajuda,obrigada.



Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

R.3/17
Valmel
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Set 27, 2012 17:59
Localização: Ceará
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 28, 2012 18:49

Olá Valmel,
seja bem-vindo!
Procure postar também a forma como tentou resolver a questão, ok?!

Valmel escreveu: Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

O problema pede a razão entre o número de aulas perdidas e o número de aulas ocorridas, então, devemos encontrar quantas aulas o aluno perdeu e ...

De acordo com o enunciado, o aluno faltou 30 dias; ora, se um dia tem 5 aulas, então trinta dias tem 150 aulas (5 x 30).
O número de dias que ocorreram aulas foi 170, pois, 10 foram feriados; então o total de aulas é 850 (170 x 5).

Logo,

\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{150}{850} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{15}{85} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3 \cdot \cancel{5}}{\cancel{5} \cdot 17} \\\\\\ \boxed{\frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3}{17}}

Espero ter ajudado.

Retorne em caso de dúvidas!

Daniel F.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor Valmel » Sáb Set 29, 2012 09:10

danjr5 escreveu:Olá Valmel,
seja bem-vindo!
Procure postar também a forma como tentou resolver a questão, ok?!

Valmel escreveu: Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

O problema pede a razão entre o número de aulas perdidas e o número de aulas ocorridas, então, devemos encontrar quantas aulas o aluno perdeu e ...

De acordo com o enunciado, o aluno faltou 30 dias; ora, se um dia tem 5 aulas, então trinta dias tem 150 aulas (5 x 30).
O número de dias que ocorreram aulas foi 170, pois, 10 foram feriados; então o total de aulas é 850 (170 x 5).

Logo,

\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{150}{850} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{15}{85} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3 \cdot \cancel{5}}{\cancel{5} \cdot 17} \\\\\\ \boxed{\frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3}{17}}

Espero ter ajudado.

Retorne em caso de dúvidas!

Daniel F.



Me desculpe, as repetições,é que estou sem mouse aqui no meu notebook e com touch screen eu erro demais. Fiquei agradecida e da próxima já posto a questão com as dúvidas de como tentei resolver,obrigada.
Valmel
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Set 27, 2012 17:59
Localização: Ceará
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Set 29, 2012 16:51

Não há de quê!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?