por Ana Cristina Lopes » Sex Jul 20, 2012 17:42
Oi,
Tem uma questão da F. Carlos Chagas, que eu realmente não sei o que estou fazendo de errado, pois o resultado não bate.
Vou colocar a questão, para você ter um pouco mais de noção do que se trata, e em seguida vou resolvê-la. Quem sabe, você consegue identificar o meu erro?

Em um gráfico, representando y= mx +t ,aonde x = -2 e y =3. Qual o valor da função no ponto x = -1/3 ?
Minha resolução:
mx + t = 0
-2m + t = 3
-1/3m +t =0
_____________
(-2m) - (-1/3m)= 3
m= 9/5
I. -2.9/5 + t= 3
t= 33/5
9/5x + 33/5 =0
9/5 (- 1/3) + 33/5 =0
y= 6
Resposta correta 2,5
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Ana Cristina Lopes
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por e8group » Sex Jul 20, 2012 18:02
Ana Cristina Lopes ,a sua primeira e segunda equação estar correta ,entretanto o mesmo não acontece para terceira .Você assumiu que quando x = -1/3 ,y= 0 e isto necessariamente talvez não seja verdade . Observe que você deve calcular y quando x = -1/3 .
Trabalhe nas equações (i) e (ii) .
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por DanielFerreira » Sex Jul 20, 2012 22:09
Olá Ana Cristina,
diga-nos se o gráfico da função foi dado.
Talvez tenha um outro ponto...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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por Ana Cristina Lopes » Sáb Jul 21, 2012 12:12
santhiago escreveu:Ana Cristina Lopes ,a sua primeira e segunda equação estar correta ,entretanto o mesmo não acontece para terceira .Você assumiu que quando x = -1/3 ,y= 0 e isto necessariamente talvez não seja verdade . Observe que você deve calcular y quando x = -1/3 .
Trabalhe nas equações (i) e (ii) .
danjr5 escreveu:Olá Ana Cristina,
diga-nos se o gráfico da função foi dado.
Talvez tenha um outro ponto...

Esse é o gráfico.
Tentei refazer a conta, e percebi que eu estava substituindo os valores errados.
O certo seria:
mx+t = y
Utilizando os dados do gráfico:
-2m + t = 0
t = 3
-2m + 3 = 3
m = 3/2
3/2x + 3 = 0
3/2.(-1/3) + 3 --> 2,5
Obrigada mesmo assim, pelo toque do gráfico. Eu não estava substituindo corretamente.
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por DanielFerreira » Sáb Jul 21, 2012 12:53
Agora sim!!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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