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Probabilidade

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Mensagempor Rangel » Dom Jun 10, 2012 13:57

olá amigos vcs pode me ajudar com esse exercícios.
1- Escolhem- se o acaso dois números distintos, de 1 a 20. Qual é a probabilidade de que o produto dos números escolhidos seja ímpar?

2- O número da placa de um carro é par. A probabilidade de que o algarismodas das unidades seja zero:
obrigado!
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor e8group » Dom Jun 10, 2012 14:54

olá .

1- Escolhem- se o acaso dois números distintos, de 1 a 20. Qual é a probabilidade de que o produto dos números escolhidos seja ímpar?

P = \frac{10}{20} = \frac{1}{2} ,pois há 10 números ímpares de 1 a 20 .


2- O número da placa de um carro é par. A probabilidade de que o algarismodas das unidades seja zero:

Note que P = \frac{1}{5} ,pois há um unico número cujo o algarismo da unidade é zero .veja (0,2,4,6,8).

abraços !
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Dom Jul 01, 2012 22:39

santhiago escreveu:olá .

1- Escolhem- se o acaso dois números distintos, de 1 a 20. Qual é a probabilidade de que o produto dos números escolhidos seja ímpar?

P = \frac{10}{20} = \frac{1}{2} ,pois há 10 números ímpares de 1 a 20 .


2- O número da placa de um carro é par. A probabilidade de que o algarismodas das unidades seja zero:

Note que P = \frac{1}{5} ,pois há um unico número cujo o algarismo da unidade é zero .veja (0,2,4,6,8).

abraços !


olá santhiago brigado pela ajuda agora eu entendi.
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Dom Jul 01, 2012 22:45

Rangel escreveu:
santhiago escreveu:olá .

1- Escolhem- se o acaso dois números distintos, de 1 a 20. Qual é a probabilidade de que o produto dos números escolhidos seja ímpar?

P = \frac{10}{20} = \frac{1}{2} ,pois há 10 números ímpares de 1 a 20 .


2- O número da placa de um carro é par. A probabilidade de que o algarismodas das unidades seja zero:

Note que P = \frac{1}{5} ,pois há um unico número cujo o algarismo da unidade é zero .veja (0,2,4,6,8).

abraços !


olá santhiago obrigado pela ajuda agora eu entendi.

Quando eu estiver alguns exercícios não consigo entender vc pode me ajudar.
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor e8group » Seg Jul 02, 2012 10:44

Rangel escreveu:Quando eu estiver alguns exercícios não consigo entender vc pode me ajudar.


Claro ! Na verdade todos nós usuários do (ajuda matemática) poderemos ajudar você.Abraços ! Bons estudos .
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Ter Jul 03, 2012 09:56

olá santh vc pode ajudar com esse exercícios, eu fiz mas queria ver esta certo.

1-A probabilidade de se ter o número 5 em duas jogadas no lançamento de um dadado é.

2- sorteando-se um de 1 a 30, aprobabilade de que ele seja par ou mútiplo de 3 é .
obrigado!
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Ter Jul 03, 2012 09:59

santhiago escreveu:
Rangel escreveu:Quando eu estiver alguns exercícios não consigo entender vc pode me ajudar.


Claro ! Na verdade todos nós usuários do (ajuda matemática) poderemos ajudar você.Abraços ! Bons estudos .




olá santh vc pode ajudar com esse exercícios, eu fiz mas queria ver esta certo.

1-A probabilidade de se ter o número 5 em duas jogadas no lançamento de um dadado é.

2- sorteando-se um de 1 a 30, aprobabilade de que ele seja par ou mútiplo de 3 é .
obrigado!
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor e8group » Qua Jul 04, 2012 10:33

Rangel,Bom dia ! Por favor mostre oque você tentou .
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Qua Jul 04, 2012 10:43

santhiago escreveu:Rangel,Bom dia ! Por favor mostre oque você tentou .

1-A probabilidade de se ter o número 5 em duas jogadas no lançamento de um dadado é.
então não sei esta certo em 2 jogada de 2 dados daria \frac{5}{36} não sei esta certo
e questão numero 2 não consegui fazer mesmo quebrei a cabeça tentado fazer.
obrigado!
Rangel
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Re: Probabilidade

Mensagempor e8group » Qua Jul 04, 2012 12:38

Neste exercício é só aplicar a teoria .

considere :

A_1  =\begin{Bmatrix} 5 \end{Bmatrix}
A_2 =\begin{Bmatrix} 5 \end{Bmatrix}
n(A_1) = n(A_2)= 1

Logo P(A_1 \cap A_2) = P(A_{1})P(A_{2}) = \frac{1}{6}. \frac{1}{6}= \frac{1}{36}


2-

Par \Longrightarrow B =\begin{Bmatrix} 2,4,6,...,30\end{Bmatrix}
n(B) = 15

Mult. de 3 \Longrightarrow M = \begin{Bmatrix}3,6,...,30\end{Bmatrix}
n(M) = 10


Logo P(B \cup M)= P(B)+P(M)-P(B\cap M)

lembrando que B\cap M = \begin{Bmatrix}6,12,...,30\end{Bmatrix} cujo n(B\cap M) = 5 assim ,obtemos :

P(B \cup M)= \frac{15}{30} + \frac{10}{30}-\frac{5}{30} = \frac{2}{3} .


OBS.: Para seus estudos recomendo as videos aulas de probabilidade deste canal http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp e a respeito a livro Matemática Elementar 5 análise combinatória probabilidade .Fica aí a dica !
Abraços!
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Re: Probabilidade

Mensagempor Rangel » Qua Jul 04, 2012 18:53

santhiago escreveu:Neste exercício é só aplicar a teoria .

considere :

A_1  =\begin{Bmatrix} 5 \end{Bmatrix}
A_2 =\begin{Bmatrix} 5 \end{Bmatrix}
n(A_1) = n(A_2)= 1

Logo P(A_1 \cap A_2) = P(A_{1})P(A_{2}) = \frac{1}{6}. \frac{1}{6}= \frac{1}{36}


2-

Par \Longrightarrow B =\begin{Bmatrix} 2,4,6,...,30\end{Bmatrix}
n(B) = 15

Mult. de 3 \Longrightarrow M = \begin{Bmatrix}3,6,...,30\end{Bmatrix}
n(M) = 10


Logo P(B \cup M)= P(B)+P(M)-P(B\cap M)

lembrando que B\cap M = \begin{Bmatrix}6,12,...,30\end{Bmatrix} cujo n(B\cap M) = 5 assim ,obtemos :

P(B \cup M)= \frac{15}{30} + \frac{10}{30}-\frac{5}{30} = \frac{2}{3} .


OBS.: Para seus estudos recomendo as videos aulas de probabilidade deste canal http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp e a respeito a livro Matemática Elementar 5 análise combinatória probabilidade .Fica aí a dica !
Abraços!


obrigado santh vc é bom mesmo em matemática, eu estarei refazendo este exercícios agradeço pela dicas
eu queria saber como devo estudar corretamente a matemática.
abraços!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?