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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por admin » Ter Set 25, 2007 12:38
“Um galo custa 5 moedas; uma galinha, 3 moedas e 3 frangos custam 1 moeda. Com 100
moedas, compram-se 100 dessas aves. Quantos galos, galinhas e frangos são?”
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admin
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por jose reis pimenta » Dom Nov 11, 2007 20:19
para responder o problema das aves, devemos considerar, incialmente que será comprada pelo menos uma espécie de ave. Daí é só resolver o seguinte sistema:
x + y + z = 100
x + y + z/3 = 100, donde eliminando o z, temos: 14x + 8y = 200, como tem que comprar pelo menos uma ave de cada espécie, logo (200 - 14x)>1, donde x < 13,.., daí por tentativa, temos
x = 12, y = 4 e z = 84
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jose reis pimenta
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por admin » Dom Nov 11, 2007 20:37
jose reis pimenta escreveu:para responder o problema das aves, devemos considerar, incialmente que será comprada pelo menos uma espécie de ave. Daí é só resolver o seguinte sistema:
x + y + z = 100
x + y + z/3 = 100, donde eliminando o z, temos: 14x + 8y = 200, como tem que comprar pelo menos uma ave de cada espécie, logo (200 - 14x)>1, donde x < 13,.., daí por tentativa, temos
x = 12, y = 4 e z = 84
Olá.
De fato, esta é
uma solução.
Há outras duas.
Abraço!
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por DanielFerreira » Sex Jul 31, 2009 13:46
n° de galos: x
n° de galinhas: y
n° de frangos: z
EQUAÇÃO 1:
x + y + 3z = 100
EQUAÇÃO 2:
5x + 3y + z = 100
Igualando...
x + y + 3z = 5x + 3y + z
2z = 4x + 2y
z = 2x + y
EQUAÇÃO 1:
x + y + 3z = 100
x + y + 3(2x + y) = 100
x + y + 6x + 3y = 100
7x + 4y = 100
por tentativa:
7 + 93 = 100 (F) pois 93 não é múltiplo de 4. logo, n° ímpares não entram.
14 + 86=100 (F) idem
28 + 72=100 ==> x = 4, y = 18 e z = 78
42 + 58=100 (F) idem
56 + 44=100 ==> x = 8, y = 11 e z = 81
70 + 30=100 (F) idem
84 + 16=100 ==> x = 12, y = 4 e z = 84
98 + 2 = 100 (F) idem
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Sex Jul 31, 2009 13:50
A propósito, alguém sabe como resolver esse problema de outra maneira
Sem ser por tentativa

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Elcioschin » Sáb Ago 01, 2009 12:33
Usando a técnica de Diofanto
7x + 4y = 100 ----> y = (100 - 7x)/4 ----> y = 25 - x - 3x/4 -----> k = 3x/4 é inteiro
x = 4k/3 ----> x = k + k/3 -----> n = k/3 é inteiro ----> k = 3n ---> n é inteiro
Colocando agora as varáveis x, y, z em função da variável inteira n:
x = 4k/3 ----> x = 4*(3n)/3 ----> x = 4n
y = [100 - 7x]/4 ----> y = [100 - 7*(4n)]/4 -----> y = 25 - 7n
z = 100 - x - y ----> z = 100 - 4n - (25 - 7n) -----> z = 75 + 3n
Como deve existir pelo menos 1 ave de cada espécie:
0 < y < 100 -----> 0 < 25 - 7n < 100 ----> - 25 < - 7n < 75 -----> 25/7 > n > - 75/7 ----> 3,6 < n < - 10,7
Um valor nulo ou valores negativos de n não servem pois implicam x = 0 ou x < 0 (x = 4n) -----> 3,6 > n > 0
Existem, portanto, APENAS 3 valores de n que satisfazem ----> n = 3, n = 2, n = 1
n = 1 ----> x = 4 -----> y = 18 ----> z = 78
n = 2 ----> x = 8 -----> y = 11 ----> z = 81
n = 3 ----> x = 12 ----> y = 4 -----> z = 84
Deve ficar claro que este não é um processo por TENTATIVAS. É um processo algébrico com equações e inequações.
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por DanielFerreira » Sáb Ago 01, 2009 18:44
Fala Élcio,
beleza?!
Vlw pela resposta.
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Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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