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Equação do segundo grau

Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sex Jun 15, 2012 16:14

Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.

Tem esse exercício aqui também!

Determine dois números inteiros, positivos e consecutivos, cuja soma dos inversos seja \frac{7}{12}.

Tentei resolver dessa maneira:

\frac{1}{x}+\frac{1}{x+1}=\frac{7}{12}

Encontrei m.m.c = 12x
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor Russman » Sex Jun 15, 2012 19:34

Bom, vou te dar uma dica q eu sempre sugiro aos meus alunos!

Na álbegra, é fato que

\frac{a}{b} + \frac{c}{d} = \frac{ad+cb}{bd}

Ou seja, o M.M.C. dos denominadores serve para que se extraia a fração reduzida da operação. Mas se você não calcular o M.M.C. e simplismente "multiplicar em cruz" os denominadores vai estar "fazendo certo" da mesma forma.
"Ad astra per aspera."
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 15, 2012 20:46

LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.


(4 - x) ___________ 8 ___________ x | (4 - x)

1 _______________ 8 ___________ x | 8

1 _______________ 1 ___________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(4 - x, 8, x) = 8x(4 - x)
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 15, 2012 20:52

LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

Tem esse exercício aqui também!

Determine dois números inteiros, positivos e consecutivos, cuja soma dos inversos seja \frac{7}{12}.

Tentei resolver dessa maneira:

\frac{1}{x}+\frac{1}{x+1}=\frac{7}{12}

Encontrei m.m.c = 12x


(x + 1)___________ 12 ___________ x | (x + 1)

1 _______________ 12 ___________ x | 12

1 _______________ 1 ____________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(x + 1, 12, x) = 12x(x + 1)

Luiz Carlos,
lembre-se que o MMC entre os números primos entre si é igual ao produto entre eles, veja:
MMC(2,3,5) = 2 . 3 . 5
MMC(2,3,5) = 30
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Jun 16, 2012 13:30

Russman escreveu:Bom, vou te dar uma dica q eu sempre sugiro aos meus alunos!

Na álbegra, é fato que

\frac{a}{b} + \frac{c}{d} = \frac{ad+cb}{bd}

Ou seja, o M.M.C. dos denominadores serve para que se extraia a fração reduzida da operação. Mas se você não calcular o M.M.C. e simplismente "multiplicar em cruz" os denominadores vai estar "fazendo certo" da mesma forma.


Obrigado, consegui entender Russman!
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Jun 16, 2012 13:31

danjr5 escreveu:
LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.


(4 - x) ___________ 8 ___________ x | (4 - x)

1 _______________ 8 ___________ x | 8

1 _______________ 1 ___________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(4 - x, 8, x) = 8x(4 - x)



Valeu amigo danjr5, consegui entender, não sei como consigo ficar em dúvida em m.m.c já fiz tantos exercícios desses!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?