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Equação do segundo grau

Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sex Jun 15, 2012 16:14

Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.

Tem esse exercício aqui também!

Determine dois números inteiros, positivos e consecutivos, cuja soma dos inversos seja \frac{7}{12}.

Tentei resolver dessa maneira:

\frac{1}{x}+\frac{1}{x+1}=\frac{7}{12}

Encontrei m.m.c = 12x
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor Russman » Sex Jun 15, 2012 19:34

Bom, vou te dar uma dica q eu sempre sugiro aos meus alunos!

Na álbegra, é fato que

\frac{a}{b} + \frac{c}{d} = \frac{ad+cb}{bd}

Ou seja, o M.M.C. dos denominadores serve para que se extraia a fração reduzida da operação. Mas se você não calcular o M.M.C. e simplismente "multiplicar em cruz" os denominadores vai estar "fazendo certo" da mesma forma.
"Ad astra per aspera."
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 15, 2012 20:46

LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.


(4 - x) ___________ 8 ___________ x | (4 - x)

1 _______________ 8 ___________ x | 8

1 _______________ 1 ___________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(4 - x, 8, x) = 8x(4 - x)
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 15, 2012 20:52

LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

Tem esse exercício aqui também!

Determine dois números inteiros, positivos e consecutivos, cuja soma dos inversos seja \frac{7}{12}.

Tentei resolver dessa maneira:

\frac{1}{x}+\frac{1}{x+1}=\frac{7}{12}

Encontrei m.m.c = 12x


(x + 1)___________ 12 ___________ x | (x + 1)

1 _______________ 12 ___________ x | 12

1 _______________ 1 ____________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(x + 1, 12, x) = 12x(x + 1)

Luiz Carlos,
lembre-se que o MMC entre os números primos entre si é igual ao produto entre eles, veja:
MMC(2,3,5) = 2 . 3 . 5
MMC(2,3,5) = 30
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habilidade é saber como fazer;
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(David S. Jordan)
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Jun 16, 2012 13:30

Russman escreveu:Bom, vou te dar uma dica q eu sempre sugiro aos meus alunos!

Na álbegra, é fato que

\frac{a}{b} + \frac{c}{d} = \frac{ad+cb}{bd}

Ou seja, o M.M.C. dos denominadores serve para que se extraia a fração reduzida da operação. Mas se você não calcular o M.M.C. e simplismente "multiplicar em cruz" os denominadores vai estar "fazendo certo" da mesma forma.


Obrigado, consegui entender Russman!
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Re: Equação do segundo grau

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Jun 16, 2012 13:31

danjr5 escreveu:
LuizCarlos escreveu:Olá amigos do fórum, gostaria de uma ajuda nesses dois exercícios!

\frac{1}{4-x}+\frac{3}{8}=\frac{1}{x}

Estou tendo dificuldades para encontrar o m.m.c!

Tentei encontrar, achei: 4-x. Está certo esse m.m.c.


(4 - x) ___________ 8 ___________ x | (4 - x)

1 _______________ 8 ___________ x | 8

1 _______________ 1 ___________ x | x

1 _______________ 1 ___________ 1 |

MMC(4 - x, 8, x) = 8x(4 - x)



Valeu amigo danjr5, consegui entender, não sei como consigo ficar em dúvida em m.m.c já fiz tantos exercícios desses!
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Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.