por vinik1 » Qua Mai 09, 2012 17:25
O gradiente de uma função determina a máxima taxa de variação certo?
O vetor mostra a direção e o modulo (que poderia ser chamado de "intensidade"?) dessa variação.. certo?
e a taxa mínima? como encontrar?
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vinik1
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por LuizAquino » Sex Mai 11, 2012 11:49
vinik1 escreveu:O gradiente de uma função determina a máxima taxa de variação certo?
O vetor mostra a direção e o modulo (que poderia ser chamado de "intensidade"?) dessa variação.. certo?
e a taxa mínima? como encontrar?
O vetor

indica a direção e o sentido da maior variação, sendo que

é o valor (a intensidade) dessa maior variação.
Por outro lado, o vetor

indica a direção e o sentido da menor variação, sendo que

é o valor (a intensidade) dessa menor variação.
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LuizAquino
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por vinik1 » Sex Mai 11, 2012 11:58
Certo...
A minha duvida era, se alterar o sinal, o modulo permanece o mesmo, entao a "intensidade" prevalece.
logo essa taxa na variação nao seria mínima, seria máxima em modulo, porem negativa.
Era isso que nao conseguia entender, mas de qualquer forma minha duvida foi resolvida. Muito obrigado.
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por LuizAquino » Sex Mai 11, 2012 12:34
vinik1 escreveu:Certo...
A minha duvida era, se alterar o sinal, o modulo permanece o mesmo, entao a "intensidade" prevalece.
logo essa taxa na variação nao seria mínima, seria máxima em modulo, porem negativa.
Era isso que nao conseguia entender, mas de qualquer forma minha duvida foi resolvida. Muito obrigado.
A melhor forma de entender é analisar a definição de derivada direcional.
Você já deve saber que a derivada direcional de f na direção do vetor unitário

, que é representada por

, é dada por:

Dos conhecimentos de Geometria Analítica, sabemos que se

é o ângulo formado entre os vetores

e

, então temos que:

Lembrando que

(já que o vetor é unitário), temos que:

Dos conhecimentos de Trigonometria, sabemos que o máximo valor de

é 1, enquanto que o mínimo é -1.
Sendo assim, o máximo valor que

assume é

, enquanto que o mínimo é

.
Além disso, para ocorrer

, precisamos de

. Ou seja, para que

seja máxima, os vetores

e

devem possuir a mesma direção e sentido.
Por outro lado, para ocorrer

, precisamos de

. Ou seja, para que

seja mínima, os vetores

e

devem possuir a mesma direção e sentidos contrários.
Em resumo, temos que a maior variação ocorre na direção e sentido dados por

, enquanto que a menor variação ocorre na direção e sentido dados por

.
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LuizAquino
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por vinik1 » Sáb Mai 12, 2012 12:35
Perfeito, era isso mesmo que eu queria saber. Obrigado
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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