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Inequação

Inequação

Mensagempor ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 22:42

(Esaf) Se -5 < 5x + 1 <5, então 1-x está entre:

Gabarito

1/5 e 11/5

Não entendi, pois na resolução que tenho o cara pegou a inequação e desmembrou em duas assim depois igualou. Teria como fazer sem esse desmembramento?
Se sim como seria, se não. Gostaria do passo a passo.

Valeu amigos

ViniRFB :y:
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Re: Inequação

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 23:18

ViniRFB escreveu:(Esaf) Se -5 < 5x + 1 <5, então 1-x está entre:


ViniRFB escreveu:Não entendi, pois na resolução que tenho o cara pegou a inequação e desmembrou em duas assim depois igualou. Teria como fazer sem esse desmembramento?


Sim, há como fazer.

Primeiro, subtrai 1 em cada parte:

-5 < 5x + 1 < 5

-5 - 1< 5x + 1 - 1< 5 -1

-6 < 5x < 4

Agora, divida cada parte por 5:

-\frac{6}{5} < \dfrac{5x}{5} < \dfrac{4}{5}

-\frac{6}{5} < x < \dfrac{4}{5}

Multiplique cada parte por -1, pois no exercício é solicitado 1 - x. Ou seja, veja que aparece "-x" na expressão desejada.

Mas lembre-se que ao multiplicar uma inequação por um valor negativo, ela troca o seu sentido.

Dessa forma, temos que:

\frac{6}{5} > -x > - \dfrac{4}{5}

Agora note que escrever essa inequação é o mesmo que escrever:

- \dfrac{4}{5} < -x < \frac{6}{5}

Por fim, some cada parte por 1, pois no exercício é solicitado 1 - x. Ou seja, veja que aparece "1" na expressão desejada.

-\dfrac{4}{5} + 1< 1 - x < 1 + \frac{6}{5}

\dfrac{1}{5}< 1 - x < \frac{11}{5}
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Re: Inequação

Mensagempor ViniRFB » Ter Mar 06, 2012 00:13

Muito obrigado professor!
Tinha esquecido realmente sobre a troca do sinal.

Mas assim:
-\frac  45 + 1 < 1 - x < 1+ \frac 16

Como se resolve isso? Não tenho ideia de como saiu resultado.

Grato e conto mais uma vez com sua ajuda!

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Re: Inequação

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 06, 2012 00:37

ViniRFB escreveu:Mas assim:
-\dfrac{4}{5} + 1 < 1 - x < 1 + \frac{1}{6}

Como se resolve isso? Não tenho ideia de como saiu resultado.


Você sabe somar uma fração com um número inteiro?

Ou seja, qual é o resultado de -\dfrac{4}{5} + 1 ?

E qual é o resultado de 1 + \dfrac{1}{6} ?

Resolvendo essas operações, você obtém a resposta.
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Re: Inequação

Mensagempor ViniRFB » Sex Mar 09, 2012 16:36

Sei sim prof.

Obrigado!
:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?