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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Molina » Sáb Mai 23, 2009 14:47
... "Às folhas tantas do livro de matemática, um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
... Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
... Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides.
... Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
... "Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical.
... "Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".
... E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde a almas irmãs, primos entre-si.
... E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas senoidais.
... Nos jardins da quarta dimensão, escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas e os exegetas do universo finito.
... Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim, resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar, uma perpendicular.
... Convidaram os padrinhos: o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicicdade integral e diferencial.
... E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
... Foi então que surgiu o máximo divisor comum, frequentador de círculos concêntricos viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
... Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
... Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema, ele era a fração mais ordinária.
... Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade, como, aliás, em qualquer Sociedade"
Autor: Millor Fernandes
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por Cleyson007 » Dom Mai 24, 2009 20:05
Boa noite Molina!
Tenho que citar esse poema de Millor Fernandes
Que sabedoria e criatividade na criação desse poema!!
Um abraço.
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por Molina » Sex Mai 29, 2009 01:38
Desculpe o meu descuido.
O poema já havia sido citado aqui no ajudamatematica.
Abraços!
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por ginrj » Qui Jun 11, 2009 18:13
emocionante
, matematica é uma coisa linda
Os números governam o Universo
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por Elcioschin » Qui Set 24, 2009 14:45
Infelizmente o Millor cometeu uma falha matemática. O correto seria:
"Eu sou a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".
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por Molina » Qui Set 24, 2009 14:53
Elcioschin escreveu:Infelizmente o Millor cometeu uma falha matemática. O correto seria:
"Eu sou a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".
Muito bem notado Elcio.
Ou poderia ser assim:
Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa
².
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por karloschagas » Seg Mai 03, 2010 17:14
Elcioschin...
Que perspicácia a sua, eu já havia lido este artigo mais de 10 vezes e juro que ainda não tinha notado este erro gritante.
Deve ser porque ele entorpece a aquem o lê.
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por Elcioschin » Seg Mai 03, 2010 18:37
karloschagas
Aos escritores poetas, pintores, escultores e demais artistas estes pequenos deslizes são permitidos!!!
O mesmo ocorre com matemáticos que ao verem uma obra de arte erram o nome do autor ou da obra!
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Piadas
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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