• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Como resolver essa questão da Ufpel?

Como resolver essa questão da Ufpel?

Mensagempor ativirginis » Seg Fev 27, 2012 15:02

(Ufpel 2000) Observando-se a variação da elongação A (acréscimo de comprimento em cm) de uma mola, em função de uma força F (em N) aplicada sobre a mola, obtiveram-se os resultados que podem ser representados pela função linear abaixo:

Imagem

Nessas condições, se š = arc tan 5, pode-se afirmar que cada aumento de 0,25N na força corresponde a um aumento na elongação de

a) 0,50 cm.

b) 2,00 cm.

c) 1,25 cm.

d) 3,75 cm.

e) 2,25 cm.
ativirginis
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 23, 2012 13:17
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Como resolver essa questão da Ufpel?

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 28, 2012 18:41

ativirginis escreveu:(Ufpel 2000) Observando-se a variação da elongação A (acréscimo de comprimento em cm) de uma mola, em função de uma força F (em N) aplicada sobre a mola, obtiveram-se os resultados que podem ser representados pela função linear abaixo:

grafico.png
grafico.png (1.69 KiB) Exibido 4965 vezes


Nessas condições, se s = arc tan 5, pode-se afirmar que cada aumento de 0,25N na força corresponde a um aumento na elongação de

a) 0,50 cm.

b) 2,00 cm.

c) 1,25 cm.

d) 3,75 cm.

e) 2,25 cm.


Eu presumo que no texto original do exercício, ao invés de s = \,\textrm{arctan} \, 5 , há na verdade \theta = \,\textrm{arctan} \, 5 .

Dito isso, vejamos a resolução.

Sabemos que uma reta pode representar o gráfico de uma função polinomial do primeiro grau.

Sabemos ainda que essa função tem o formato f(x) = ax + b, sendo que a é chamado de coeficiente angular e b é chamado de coeficiente linear.

Sabemos que o coeficiente angular corresponde a tangente do ângulo formado entre a reta e o eixo x.

No caso da reta representada na figura, esse ângulo é \theta .

Como no exercício diz que \theta = \,\textrm{arctan} \, 5 , temos que \textrm{tan}\,\theta =  5 .

Sendo assim, já sabemos que o coeficiente angular é 5. Ou seja, a função tem o formato f(x) = 5x + b.

Além disso, observando a figura percebemos que a reta passa pelo ponto (0, 0). Ou seja, temos que f(0)=0. Sendo assim, 5*0 + b = 0. Isso significa que b = 0.

Em resumo: a função é f(x)=5x.

A questão pergunta qual é o aumento da elongação caso a força aumente em 0,25 N.

Vamos supor que a força fosse k. Se ela aumentou 0,25 N, então ela passou a ser k + 0,25.

A elongação para x = k será f(k). Ou seja, será 5k.

Já a elongação para x = k + 0,25 será f(k+0,25). Ou seja, será 5(k+0,25).

Dessa forma, a elongação passou de 5k para 5(k+0,25).

Ou seja, o seu aumento (em cm) foi de:
5(k+0,25) - 5k =
= 5k + 1,25 - 5k
= 1,25

Observação

Em uma função polinomial do primeiro grau, dada por f(x) = ax + b, quando a variável x aumenta c unidades, a variável y aumenta ac unidades.

Se a pessoa já souber essa informação, então esse exercício fica direto.

Como foi dado que \theta = \,\textrm{arctan} \, 5 , deduzimos que o coeficiente angular é 5. Isto é, a = 5.

Portanto, como a variável x aumentou 0,25 N, a variável y irá aumentar 5*0,25 = 1,25 cm.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?