por ginrj » Qua Jun 03, 2009 19:19
Opa, encontrei um exercicio muito bom, foi da CPCAr 2007, me chamou bastante atenção mais nao consegui chegar a uma resposta concreta
Um trem percorre certa DIstância, com velocidade constante.
Se a velocidade aumentasse 20km por hora, ele levaria 3 horas
a menos, e, se diminuísse 20 km por hora, ele precisaria de
5 horas a mais. A distância percorrida é um número
cuja soma dos algarismos é
a)3
b)5
c)6
d)7
ao meu ver a velocidade constante seria x, o tempo percorrido seria y e a distancia z
sofrendo alteração de 20 km para +, seria x+20km , e o tempo y-3horas e a distancia a mesma z
depois x-20km, y+5horas, tempo=z
a resposta correta é a letra A, mais nao consegui chegar a tal número, nao sei se meu raciocinio esta correto ou se estou errando na hora de executar os calculos
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ginrj
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por admin » Qua Jun 03, 2009 21:23
Olá
ginrj!
A sua interpretação do enunciado está de acordo, talvez a dificuldade tenha sido em fazer as contas.
Em meu comentário vou adotar nomes de variáveis mais significativos, OK?
Como você bem notou, são 3 variáveis. E adicionalmente veja que podemos escrever 3 equações com os dados, veja:

Como o espaço percorrido é o mesmo, convém reescrever assim:

Ou ainda:

Faça a distributiva:

Agora a dica...
Note que para manter a igualdade, estas parcelas destacadas devem ser nulas somadas:

Desta conclusão, você pode extrair apenas as duas equações em destaque e resolver este sistema com duas equações e as duas incógnitas

e

.
Após calcular estes valores, poderá obter

e finalizar o exercício.
Para você conferir as contas:

Bons estudos!
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por ginrj » Qui Jun 04, 2009 16:58
opaa, valeuu pela ajuda ^^, eu estava com dificuldade nas contas mesmo, agora ficou mais claro, valeuu

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por Cleyson007 » Dom Jun 07, 2009 11:48
Olá Fabio Sousa e Ginrj!
Estava analisando o exercício proposto (e por sinal, achei muito interessante)!
Desenvolvi os cálculos até chegar na equação:

Fabio Sousa, sua dica foi perfeita (estava fazendo muitos cálculos sem perceber que "o pulo do gato" está em igualar a

as duas partes da igualdade, a fim de manter a igualdade verdadeira).
Parabéns pela explicação e resolução!
Um forte abraço.
Até mais.
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Autor:
my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48
Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25
Uma função de 1º grau é dada por

.
Temos que para

,

e para

,

.

Ache o valor de

e

, monte a função e substitua

por

.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55
isso ai foi uma questao da FGV?
haahua to precisando trocar de faculdade.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11
Saudações!
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b
Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30

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