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Geometria plana

Geometria plana

Mensagempor Rosana Vieira » Sáb Fev 04, 2012 13:23

Gostaria que alguém me ajuda a resolver este exercício.

1. Considere o triângulo ABC, isósceles com base BC, onde os segmentos de reta BC, CD, DE, EF e FA são congruentes. Determine as medidas dos ângulos do triângulo ABC.
2. Um pedaço de papel cartão tem a forma de um triângulo isósceles, de altura igual a 12 cm. Foi dividido por uma reta paralela à base do triângulo, em dois pedaços de mesma área. Determine a altura da parte triangular obtida na secção.

Não conseguir colar os desenhos
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Re: Geometria plana

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Fev 04, 2012 18:59

Rosana Vieira escreveu:Não conseguir colar os desenhos

Você pode hospedar sua imagem no site:
http://imageshack.us/
Para isso, após criar e logar na sua conta, clique em browse e selecione sua imagem.
Você será redirecionada para outra página. No canto esquerdo você verá "Direct Link". Copie.
Volte ao fórum, pressione o botão "Img" que você vê acima de onde digita a mensagem e cole o link.
Para conferir, clique em "Prever".

Rosana Vieira escreveu:2. Um pedaço de papel cartão tem a forma de um triângulo isósceles, de altura igual a 12 cm. Foi dividido por uma reta paralela à base do triângulo, em dois pedaços de mesma área. Determine a altura da parte triangular obtida na secção.

Imagem
Por razão de semelhança temos e considerando que, como as duas áreas são iguais, cada uma divide a área total ao meio:
\frac{A_1}{A_2}=(\frac{d}{h})^2
\frac{\frac{1}{2}}{1}=(\frac{d}{12})^2
\sqrt{\frac{1}{2}}=(\frac{d}{12})
d=\frac{12}{\sqrt2}
d=6\sqrt2\text{cm}
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Re: Geometria plana

Mensagempor Cesar » Sáb Fev 04, 2012 20:34

Rosana Vieira escreveu:Gostaria que alguém me ajuda a resolver este exercício.

1. Considere o triângulo ABC, isósceles com base BC, onde os segmentos de reta BC, CD, DE, EF e FA são congruentes. Determine as medidas dos ângulos do triângulo ABC.
2. Um pedaço de papel cartão tem a forma de um triângulo isósceles, de altura igual a 12 cm. Foi dividido por uma reta paralela à base do triângulo, em dois pedaços de mesma área. Determine a altura da parte triangular obtida na secção.

Não conseguir colar os desenhos


amigo tudo bem?
gostaria de perguntar o seguinte, porque o lado direito esta elevado ao quadrado?

desculpe se estiver perguntando algo obvio
cesar
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Re: Geometria plana

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Fev 04, 2012 21:11

Cesar escreveu:amigo tudo bem?
gostaria de perguntar o seguinte, porque o lado direito esta elevado ao quadrado?

desculpe se estiver perguntando algo obvio
cesar

Olá Cesar. Tudo bem.
Recomendo que você dê uma olhada neste site:
http://www.cienciamao.usp.br/dados/t2k/ ... rquivo.pdf
:y:
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Re: Geometria plana

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Fev 04, 2012 22:07

Rosana, acabo de ver uma pergunta igual a sua no fórum. Segue a resolução:
Imagem
Se \overline{EF}=\overline{FA} \Rightarrow F\widehat{E}A=F\widehat{A}E=\alpha
Propriedade: "a medida de um ângulo externo é igual à soma das medidas dos 2 ângulos internos não adjacentes"
Então de acordo com os dados do enunciado e com a propriedade:
E\widehat{F}D=E\widehat{D}F=2\alpha
D\widehat{E}C=D\widehat{C}E=3\alpha
C\widehat{D}B=C\widehat{B}D=4\alpha
Logo:
\alpha+4\alpha+4\alpha=180º
\alpha=20º
:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?