por Arkanus Darondra » Qua Fev 01, 2012 22:07
Explicando as relaçõesRelacionando raio(r) e comprimento(l=AB):Se em uma circunferência completa o comprimento é

e a área

, basta montar uma regra de três simples com o comprimento

e área
Relacionando raio (r) e ângulo:Mesma lógica de cima, considerando que em uma circunferência completa o ângulo é de 360º, ou seja,

, e queremos relacionar com

-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Fev 02, 2012 02:28
Arkanus Darondra escreveu:Ele também chega numa fórmula que calcula o ângulo do setor:
Tentei demonstrar essa fórmula. Igualei as duas relações, chegando à

Então, chamei r de g.
Primeira dúvida: O modo como demonstrei é o correto?
Em resumo: Ao igualar as duas relações (isto é,

e

), você obteve que em qualquer setor circular de raio
r, ângulo central

e comprimento
l, é válida a relação

. Isso está correto.
No caso do cone circular reto, o setor circular que representa a sua área lateral tem raio medindo
g e comprimento medindo

, sendo
r o raio da base (vide a figura abaixo). Vamos dizer que o seu ângulo central seja

. Substituindo essas informações na relação que você encontrou, temos que

. Com isso você chega na fórmula que desejava.

- cone-circular-reto.png (11.07 KiB) Exibido 5545 vezes
Arkanus Darondra escreveu:Segunda dúvida: Como resolver o exercício abaixo:
A área lateral de um cone de revolução é

cm². Desenvolvendo a superfície lateral, tem-se um setor circular de raio 10 cm. A medida do ângulo central desse setor, em radianos, é:
Gabarito:

Da primeira informação do problema, temos que:

Da segunda informação do problema, temos que:

Dessas duas informações, concluímos que:

Por fim, usando a fórmula para o ângulo central:

-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Arkanus Darondra » Qui Fev 02, 2012 11:37
Valeu!

-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Arkanus Darondra » Sáb Fev 04, 2012 12:39
Surgiu outra dúvida: Qual a relação entre área lateral de um cone com o seu setor circular? São iguais?
O exercício diz que a área lateral é de

Partindo da segunda relação:
A

Creio que isso que tenha me confundido no exercício acima, pois troquei comprimento pela área, chegando, erroneamente, à

-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Fev 05, 2012 00:08
Arkanus Darondra escreveu:Surgiu outra dúvida: Qual a relação entre área lateral de um cone com o seu setor circular? São iguais?
Não é que um cone circular reto "tenha" um setor circular.
O que acontece é que a sua área lateral ao ser "desenrolada" da base faz surgir um setor circular.
Falando de forma mais formal, ao planificarmos um cone circular reto nós obtemos um círculo (proveniente da base) e um setor circular (proveniente da lateral).
Nesse contexto, verificamos que a área lateral de um cone circular reto é igual a área do setor circular proveniente de sua planificação.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Arkanus Darondra » Dom Fev 05, 2012 09:20
LuizAquino escreveu:Falando de forma mais formal, ao planificarmos um cone circular reto nós obtemos um círculo (proveniente da base) e um setor circular (proveniente da lateral).
Nesse contexto, verificamos que a área lateral de um cone circular reto é igual a área do setor circular proveniente de sua planificação.
Certo. Valeu novamente!

-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Espacial
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Setor circular
por DanielFerreira » Sex Mar 04, 2011 11:08
- 1 Respostas
- 3892 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Sex Mar 04, 2011 12:08
Geometria Plana
-
- area do setor circular
por stanley tiago » Seg Mai 02, 2011 16:35
- 3 Respostas
- 2296 Exibições
- Última mensagem por FilipeCaceres

Seg Mai 02, 2011 19:51
Geometria Analítica
-
- Permutação circular
por anfran1 » Dom Nov 17, 2013 10:53
- 0 Respostas
- 1034 Exibições
- Última mensagem por anfran1

Dom Nov 17, 2013 10:53
Análise Combinatória
-
- pista circular
por adauto martins » Seg Set 29, 2014 15:45
- 1 Respostas
- 1094 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Sex Jul 22, 2016 17:04
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Calculo circular
por lucastrmendes » Sex Mai 08, 2015 16:07
- 0 Respostas
- 2133 Exibições
- Última mensagem por lucastrmendes

Sex Mai 08, 2015 16:07
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.