por Andrewo » Sex Jan 27, 2012 10:20
Eaaí galera, mais uma vez eu aqui com Fatoração.
Eu sei que é difícil responder e fdemorado fazer as respostas usando o editor de formulas mas eu preciso insistir nesse assunto, faz tempo que eu terminei os estudos (não lembro de mta coisa) e segundo me disseram é imprescindível que eu domine as fatorações se eu quiser avançar na matemática pq muitas coisas lá na frente vai ser necessário mta fatoração.
Então tenho 4 probleminhas aqui que deram um nó na cabeça e eu não consegui desenvolver.
1) Se
e
, calcule
, sabendo que x e y são números positivos.
Resposta : 49
2)Seja a expressão 
Se 
, simplifique o quociente

Resposta :

3)Simplifique a expressão
![E = {\left(\sqrt[]{28} - \sqrt[]{24} \right)}^{4} . {\left(\sqrt[]{28} + \sqrt[]{24} \right)}^{4 E = {\left(\sqrt[]{28} - \sqrt[]{24} \right)}^{4} . {\left(\sqrt[]{28} + \sqrt[]{24} \right)}^{4](/latexrender/pictures/83f876cf2318188e9fbc80c8003ac919.png)
Resposta : 64
4) Se x =
![\sqrt[]{3} + 1 \sqrt[]{3} + 1](/latexrender/pictures/ee55d11df65c893d0ddcfba13bff4395.png)
, calcule

[/b]
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por fraol » Sex Jan 27, 2012 11:39
Olá, vou tratar do problema número 1:
Andrewo escreveu:1) Se

e

, calcule

, sabendo que x e y são números positivos.
Resposta : 49
Você há de se lembrar do produto notável:

.
( quadrado do primeiro, mais duas vezes o primeiro pelo segundo + o quadrado do segundo).
Que rearranjando fica assim:

.
Agora é só substituir os valores do enunciado que a resposta vem.
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por Arkanus Darondra » Sex Jan 27, 2012 12:44
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por Andrewo » Sex Jan 27, 2012 16:24
O problema dessas listas de exercício tiradas da internet é esse; não tem mta credibilidade, mtos erros na resposta e tal.
Mas obrigado pela ajuda, não entendi mto bem o que o fraol fez ali, ele tirou a potencia e transformou numa raiz do outro lado?Em que ocasiões podemos fazer isso?As fatorações são mesmo mto importantes pra qm tá estudando?

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por Arkanus Darondra » Sex Jan 27, 2012 16:39
Andrewo escreveu:O problema dessas listas de exercício tiradas da internet é esse; não tem mta credibilidade, mtos erros na resposta e tal.
Mas obrigado pela ajuda, não entendi mto bem o que o fraol fez ali, ele tirou a potencia e transformou numa raiz do outro lado?Em que ocasiões podemos fazer isso?
Sim. Em qualquer equação, quaisquer operações que sejam feitas em ambos os lados, não alterará o resultado.






Andrewo escreveu:As fatorações são mesmo mto importantes pra qm tá estudando?
Assuntos como fatoração, radiciação, potenciação, equações do primeiro e segundo grau, regra de três, dentre outros, são essenciais.

Editado pela última vez por
Arkanus Darondra em Sex Jan 27, 2012 17:26, em um total de 1 vez.
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por ant_dii » Sex Jan 27, 2012 17:05
Você pretende fazer um curso de exatas??
Se for esse o caso, conta mais a experiência que você tem em resolver problemas de todo o tipo (o que envolve naturalmente a fatoração)... É interessante você estudar este tema mas procure ser critico vendo-o durante alguns exercícios... Para ilustrar o que falo, temos o caso em que

onde f é uma função, conceito que provavelmente você já estudou... Existe um conceito, pouco avançado em sentido de série, talvez, que se chama limite em que você estudará algumas propriedades dessa função. Não vou me delongar nisso, mas basicamente, digamos que seja necessário substituir x por 2, ou seja, calcular

. Você não poderá pois a função retorna uma indeterminação... Neste caso, para determinar como a função se comporta próximo do ponto x=2, você deverá fazer uma simples manipulação, assim

que pode ser feito x=2 e retornará 4 como resultado.
Tomara que não compliquei...
Mas não se preocupe com uma coisa (um conceito) em específico, estudar matemática é muito bom e até mesmo vicia, digamos assim. Então em nada você perderá já que você esta interessado...
Só os loucos sabem...
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por Andrewo » Sáb Jan 28, 2012 11:27
ant_dii escreveu:Você pretende fazer um curso de exatas??
Se for esse o caso, conta mais a experiência que você tem em resolver problemas de todo o tipo (o que envolve naturalmente a fatoração)... É interessante você estudar este tema mas procure ser critico vendo-o durante alguns exercícios... Para ilustrar o que falo, temos o caso em que

onde f é uma função, conceito que provavelmente você já estudou... Existe um conceito, pouco avançado em sentido de série, talvez, que se chama limite em que você estudará algumas propriedades dessa função. Não vou me delongar nisso, mas basicamente, digamos que seja necessário substituir x por 2, ou seja, calcular

. Você não poderá pois a função retorna uma indeterminação... Neste caso, para determinar como a função se comporta próximo do ponto x=2, você deverá fazer uma simples manipulação, assim

que pode ser feito x=2 e retornará 4 como resultado.
Tomara que não compliquei...
Mas não se preocupe com uma coisa (um conceito) em específico, estudar matemática é muito bom e até mesmo vicia, digamos assim. Então em nada você perderá já que você esta interessado...
Sim, vou fazer um curso de exatas,
Não complicou não, uma coisa puxa a outra, é bom dominar tudo.Graças a deus tenho revisto e aprendido mta coisa.
Comecei revisando tudo,começando pelas operações mais simples que não lembrava mais.Ainda tenho mto que aprender então conto com a ajuda aí

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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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