por Camila Z » Seg Jan 16, 2012 23:15
Bom, preciso provar que:
(senx+cosx)(senx-cosx)=2sen^2x -1
Estou tentando fazer pela regra do quad. do 1º + 2 vezes os elementos - o quad. do 2º: (senx)^2+2senx.cosx-(cosx)^2, dividi tudo por cosx^2 para obter o 1 do final, mas não consigo chegar na igualdade...
E tb nesta outra igualdade: senx^2/1-cosx + secx^2-tgx^2/secx = 1
Em todas minhas tentativas, sobra o 1 e o cosx tb!
Obrigada
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por Arkanus Darondra » Seg Jan 16, 2012 23:56
A segunda equação é

?
Obs: Cuidado! O correto é elevar o sen ao quadrado e não o x.
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por Camila Z » Ter Jan 17, 2012 14:22
Obrigada, mas eu tenho que detalhar "provando" que dá o quadrado do 1º menos o quadrado do 2º... me ajude
A segunda é isso mesmo... como fica?
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por Arkanus Darondra » Ter Jan 17, 2012 20:27
Camila Z escreveu:Obrigada, mas eu tenho que detalhar "provando" que dá o quadrado do 1º menos o quadrado do 2º... me ajude

(Diferença de quadrados!)
Camila Z escreveu:A segunda é isso mesmo... como fica?
Não consegui chegar na igualdade. Mas fiz um desenvolvimento. Antes de mostrá-lo, vou esclarecer algumas coisas.
Se

Se

então

//

//

//

Fiz um desenvolvimento bem detalhado. Se alguém encontrar algo errado, por favor, corrija, pois não consegui resolver a igualdade proposta.

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por fraol » Ter Jan 17, 2012 21:40
Arkanus, acompanhei o seu desenvolvimento e o mesmo está correto.
Camila, você já reviu se a segunda expressão é como foi colocada no post?
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por Camila Z » Ter Jan 17, 2012 22:13
Muito obrigada mesmo, mas vendo o detalhamento da 2ª, eu queria enviar o meu desenvolvimento para vc dar uma olhada... é muito para digitar, como faço para enviar como figura? O meu fica com 1 cosx no final...
Ah, gente, desculpa, recebi uma mensagem de que pode estar errado o sinal de + no meio das frações, parece que é -! Ai sim fica ok, né?
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por Arkanus Darondra » Ter Jan 17, 2012 23:19
Camila Z escreveu:Muito obrigada mesmo, mas vendo o detalhamento da 2ª, eu queria enviar o meu desenvolvimento para vc dar uma olhada... é muito para digitar, como faço para enviar como figura? O meu fica com 1 cosx no final...
Para postar uma imagem basta hospedá-la no site
http://imageshack.us/, pegar o link direto e colocá-lo, na sua mensagem, como em: [img]link[/img]
Camila Z escreveu:Ah, gente, desculpa, recebi uma mensagem de que pode estar errado o sinal de + no meio das frações, parece que é -! Ai sim fica ok, né?
Sim.
Por favor, mande sua resolução para analisarmos.

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por Camila Z » Qua Jan 18, 2012 10:03
http://profile.imageshack.us/user/camilaz/Bom... não sei se está certo a postagem da imagem, mas a resolução da identidade tá! rsrs
É o meu 1º desenvolvimento, que tinha feito antes de pedir ajuda pra vcs, está com o sinal + mesmo, não recebi a confirmação de que é - ainda...
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por Arkanus Darondra » Qua Jan 18, 2012 11:17
Camila Z escreveu:
Camila, você fez tudo certo até a terceira linha do seu desenvolvimento.
1º) 
Ou

Isto já torna incorreta sua resolução, mas vou destacar outros pontos.
2º) 
Você não pode cancelar neste caso, pois o

não está em ambos os lados da soma.
3º) 
Você cometeu o mesmo erro anterior. Além disso

Se eu tiver interpretado errado a sua resolução, ou qualquer dúvida, volte aqui.

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por Arkanus Darondra » Qua Jan 18, 2012 23:20
Camila, não estou conseguindo ver sua resolução. A imagem está meio cortada.
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por Camila Z » Qui Jan 19, 2012 09:35
Eu cortei a 1ª parte que vc falou que estava certo, mudei só depois da 3ª linha, considerar o início da imagem anterior...
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por Arkanus Darondra » Qui Jan 19, 2012 11:19
Camila, a parte que eu disse ser correta são as 3 primeiras linhas da sua resolução anterior. Nesta imagem aparece apenas da última linha em diante.
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por Camila Z » Qui Jan 19, 2012 14:29
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por Arkanus Darondra » Qui Jan 19, 2012 15:37
Antepenúltima linha) 
Para você cancelar o

do denominador, é necessário você colocá-lo em evidência tanto no numerador quanto no denominador.
Última linha) Também não concordo com:

Para isso ser verdade, então:

Seria verdade se:

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por Arkanus Darondra » Qui Jan 19, 2012 15:41
Para resolver este exercício, seria mais fácil se você notasse que:

e que

Então
Obs: Olhe a resolução que fiz acima.
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por Camila Z » Qui Jan 19, 2012 19:25
Ok, obrigada.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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