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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por joaofonseca » Seg Dez 12, 2011 22:59
Alguém consegue decifrar qual a expressão analitica deste gráfico?
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joaofonseca
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por joaofonseca » Ter Dez 13, 2011 17:07
Este problema mostra que quem dominar as transformações de funções conseguirá resolver muitos problemas sobre funções de forma simples.
Pela observação do gráfico, pode-se identificar o gráfico parcial de duas parabolas.O gráfico parcial da parabola da direita é identico ao gráfico parcial da parabola da esquerda.Conclui-se que qualquer que tenha sido a transformação a que a função tenha sido sujeita, a função trasformada trata os valores negativos de
x da mesma forma que os valores positivos de
x.Qual é a operação matemática que devolve valores positivos independentemente dos valores introduzidos?
É o valor absoluto!Neste caso, como temos uma reflexão em relação ao eixo Oy, temos g(x)=f(|x|).Agora basta analizar a parte direita do gráfico e escrever a expressão analitica para a parabola.
Na expressão

, c=-2. Sabemos também que um dos zeros é o 2.Encontrar o outro zero é que se torna dificil.
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por LuizAquino » Qui Dez 15, 2011 17:48
joaofonseca escreveu:Alguém consegue decifrar qual a expressão analitica deste gráfico?
joaofonseca escreveu:Este problema mostra que quem dominar as transformações de funções conseguirá resolver muitos problemas sobre funções de forma simples.
Pela observação do gráfico, pode-se identificar o gráfico parcial de duas parabolas.O gráfico parcial da parabola da direita é identico ao gráfico parcial da parabola da esquerda.Conclui-se que qualquer que tenha sido a transformação a que a função tenha sido sujeita, a função trasformada trata os valores negativos de x da mesma forma que os valores positivos de x.Qual é a operação matemática que devolve valores positivos independentemente dos valores introduzidos?
É o valor absoluto!Neste caso, como temos uma reflexão em relação ao eixo Oy, temos g(x)=f(|x|).Agora basta analizar a parte direita do gráfico e escrever a expressão analitica para a parabola.
Na expressão

, c=-2. Sabemos também que um dos zeros é o 2.Encontrar o outro zero é que se torna dificil.
Note que há infinitas parábolas tais que y(0) = -2 e y(2) = 0. Portanto, é necessário fazer mais alguma suposição para encontrar apenas uma expressão analítica.
Faça a suposição de que o vértice da parábola tem abscissa igual a 1/2. Isso é razoável com o gráfico. Vide a figura abaixo.
Desse modo, sabemos que

. Lembrando que

, temos que

.
Além disso, sabemos que outra forma de escrever a parábola é dada por

, ou seja, podemos dizer que

. Agora lembrando que y(0) = -2, determinamos que a = 1. Isso significa que

.
Substituindo x por |x|, ficamos com

, o que é o mesmo que

.
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LuizAquino
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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