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Numeros racionais

Re: Numeros racionais

Mensagempor larinha » Sáb Nov 26, 2011 12:52

Olá!
Bom, será que posso pegar o e-mail que aqui foram postados para adicionar no meu msn para discutirmos as atividades?

Apesar que não vejo problema algum de discutirmos pelo forum.
larinha
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Dom Nov 27, 2011 16:46

pessoal boa tarde

eu estou quebrando a cabeça na atividade 8 aquela das circunferencias, mais nao sei como fazer nao sei como achar as posiçoes.


grato
Cesar
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Francesca Vilanni » Dom Nov 27, 2011 19:11

Acho que devemos ir para outro título.
Mas, na questão 2 da disciplina 1 item a) comecei calculando a área do setor, depois subtrai a area do triângulo e em seguida multipliquei o segmeto circular por 2. Já a 2b e 2c estou com dificuldade. Se alguém já fez algo favor compartilhar.
Um abraço.
F
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Aparecida » Dom Nov 27, 2011 21:46

Francesca Vilanni escreveu:Acho que devemos ir para outro título.
Mas, na questão 2 da disciplina 1 item a) comecei calculando a área do setor, depois subtrai a area do triângulo e em seguida multipliquei o segmeto circular por 2. Já a 2b e 2c estou com dificuldade. Se alguém já fez algo favor compartilhar.
Um abraço.
F

Essa é atividade 8 da disciplina 1,
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Lucineia Benetti » Ter Nov 29, 2011 09:25

disciplina 1,questão 2(posição relativa da circunferencia pode ser duas circunferencias externas ,internas,secantes e concentricas),para isso e preciso pensar por exemplo na letra b se a area superposta e zero ou seja nao existindo a area superposta como fica a posição das duas circunferencias.Quanto a questão a tenho duvidas ,sera que a area superposta e o que vejo acima das duas circunferencias no caso o setor circular.
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Re: Numeros racionais

Mensagempor rstta7 » Ter Nov 29, 2011 13:07

Cesar escreveu:pessoal boa tarde

eu estou quebrando a cabeça na atividade 8 aquela das circunferencias, mais nao sei como fazer nao sei como achar as posiçoes.


grato


As= 2* (area do seto circular - area do triangulo A \theta B)
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Re: Numeros racionais

Mensagempor belottibel » Ter Nov 29, 2011 16:45

Acho que devemos ir para outro título.
Mas, na questão 2 da disciplina 1 item a) comecei calculando a área do setor, depois subtrai a area do triângulo e em seguida multipliquei o segmeto circular por 2. Já a 2b e 2c estou com dificuldade. Se alguém já fez algo favor compartilhar.

Oie Fran ! Eu tb sou do Redefor e pelo jeito mais atrasada que voces. Poderiam me auxiliar:
Fiz o calculo do setor e do triângulo, mas não sei como fazer essa operação, pois
tenho o valor do angulo e no triangulo o valor do seno....
Quanto a 2b e 2c, se vc tiver a fórmula é só substituir. ok.
luz e paz
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Re: Numeros racionais

Mensagempor vanessa_mat » Qua Nov 30, 2011 22:56

Lucineia Benetti escreveu:disciplina 1,questão 2(posição relativa da circunferencia pode ser duas circunferencias externas ,internas,secantes e concentricas),para isso e preciso pensar por exemplo na letra b se a area superposta e zero ou seja nao existindo a area superposta como fica a posição das duas circunferencias.Quanto a questão a tenho duvidas ,sera que a area superposta e o que vejo acima das duas circunferencias no caso o setor circular.

Será que alguém pode me dar uma luz!! a) \theta.R^2 -2.(Rs -s^2) será que é isso?!?!
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Re: Numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qui Dez 01, 2011 05:48

Cesar escreveu:pessoal boa tarde

eu estou quebrando a cabeça na atividade 8 aquela das circunferencias, mais nao sei como fazer nao sei como achar as posiçoes.


grato

estou o mesmo problema não sei nem por onde começar se voce tiver alguma luz ou eu tiver porque o tempo esta se esgotando mande uma mensagem para o omeu e-mail
lucinei_daliberto@yahoo.com.br
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Equação Modular

Mensagempor Estrela_36 » Sáb Dez 03, 2011 17:41

Identifique o conjunto dos pontos (x, y) tais que| x | + | y | = 1

Olá pessoal, comecei assim:
De |x|+ |y|=1 temos que |y|=1-|x|, mas 1-|x|?0, assim devemos ter que:
1-|x|?0
-|x|?-1 (x -1)
|x|?1
Mas |x|?1 ? -1 ? x ? 1. Com isso vemos que teremos que analisar o valor de y apenas para o caso em que -1 ? x ? 1.

E agora?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?