por angela sofia Pereira » Sáb Nov 12, 2011 11:39
considerando a seguinte matriz pede-se para calcular o determinante da matriz como função de x e y por expansão de Laplace, explicitando os pontos x e y para os quais a matriz é invertivel. Já tentei resolver de várias formas mas não chego a nenhuma conclusão, pedia um pequeno auxilio para solucionar esta questão.

-
angela sofia Pereira
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: matemática
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Nov 12, 2011 12:27
angela sofia Pereira escreveu:considerando a seguinte matriz pede-se para calcular o determinante da matriz como função de x e y por expansão de Laplace, explicitando os pontos x e y para os quais a matriz é invertivel. Já tentei resolver de várias formas mas não chego a nenhuma conclusão, pedia um pequeno auxilio para solucionar esta questão.

Por favor, envie a sua resolução para que possamos identificar o erro.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por angela sofia Pereira » Sáb Nov 12, 2011 15:17
LuizAquino escreveu:angela sofia Pereira escreveu:considerando a seguinte matriz pede-se para calcular o determinante da matriz como função de x e y por expansão de Laplace, explicitando os pontos x e y para os quais a matriz é invertivel. Já tentei resolver de várias formas mas não chego a nenhuma conclusão, pedia um pequeno auxilio para solucionar esta questão.

Por favor, envie a sua resolução para que possamos identificar o erro.
boa tarde, a minha duvida é se o que é pedido é apenas o determinante desta matriz que já calculei e dava 2y-14x+4 ou se em primeiro lugar tenho de achar as variáveis x e y de n sei como fazer, no manual não encontro nada que se assemelhe ou então não estou mesmo a perceber, visualizei em outros sitios e existia uma forma de calcular as variáveis apartir da transpota ou seja a matriz x se esta fosse simétrica seria igual á sua transposta e ficaria com x= 3 e y= 0 mas os valores da matriz teriam de ser identicos à transposta, e não me dá isso, e tentei pela forma antisimétrica e tambem os valores não são idênticos, e fiquei nesse impasse, pelo o que penso eu tenho de saber primeiro os valores de x e y só não estou a ver como faze-lo. Não saberei se esta matriz é invertivel se não tiver o valor do determinante que terá de ser diferente de zero. Porque a pergunta b tambem refere diversos valores para x e y e pede para justificar em qual deles é invertivel e após as diversas contas não me dá menhum valor igual ao pretendido, peço desculpa desde já de não colocar aqui todas as contas e são muitas mas a minha prática em latex é muito pouca e levaria muito tempo.se esta matriz não tivesse as váriáveis o resto eu sei fazer, mas realmente bloquiei nesta parte. Agradeço desde já a vossa disponibilidade e muito boa tarde, Cumprimentos
-
angela sofia Pereira
- Novo Usuário

-
por LuizAquino » Sáb Nov 12, 2011 19:06
angela sofia Pereira escreveu:(...) a minha duvida é se o que é pedido é apenas o determinante desta matriz que já calculei e dava 2y-14x+4 ou se em primeiro lugar tenho de achar as variáveis x e y de n sei como fazer (...)
Na primeira parte do enunciado do exercício está escrito: "
considerando a seguinte matriz pede-se para calcular o determinante da matriz como função de x e y por expansão de Laplace (...)"
Portanto, primeiro pede-se para calcular o determinante por expansão de Laplace. Nesse caso, você irá obter:

Já na segunda parte do enunciado do exercício está escrito: "(...)
explicitando os pontos x e y para os quais a matriz é invertível. (...)"
Portanto, em segundo lugar pede-se para determinar que pontos (x, y) tornam a matriz inversível.
Para possuir inversa, o determinante dessa matriz deve ser diferente de zero. Ou seja, deve ocorrer:

Nesse caso, os pontos (x, y) para os quais a matriz possui inversa estão no conjunto:

-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por angela sofia Pereira » Sáb Nov 12, 2011 21:48
boa noite, agradeço imenso a ajuda prestada agora já percebi o que era pedido.
Cumprimentos
Ângela Pereira
-
angela sofia Pereira
- Novo Usuário

-
Voltar para Matrizes e Determinantes
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- 328 Matrizes e Determinantes
por Colton » Qui Out 28, 2010 17:57
- 2 Respostas
- 2123 Exibições
- Última mensagem por Colton

Sex Out 29, 2010 08:37
Matrizes e Determinantes
-
- [Matrizes e Determinantes]
por 47elizeu » Qui Set 04, 2014 19:05
- 1 Respostas
- 4500 Exibições
- Última mensagem por 47elizeu

Sáb Set 06, 2014 21:22
Matrizes e Determinantes
-
- [Determinantes] Inversão de Matrizes
por vanessafey » Sex Set 02, 2011 22:52
- 5 Respostas
- 3510 Exibições
- Última mensagem por vanessafey

Sáb Set 03, 2011 16:35
Matrizes e Determinantes
-
- determinantes - matrizes envolvendo trigonometria
por natanaelskt » Sex Abr 26, 2013 10:23
- 1 Respostas
- 2924 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sex Abr 26, 2013 21:48
Matrizes e Determinantes
-
- [Matrizes invertíveis] e matrizes inversas
por JacquesPhilippe » Seg Ago 08, 2011 19:19
- 3 Respostas
- 4920 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qui Ago 11, 2011 19:43
Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Funções
Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.