por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 15:10
Lembre-se, o domínio da função se refere ao x e ao y em absoluto.
é interessante pensar assim, "quais valores de x ou de y eu posso ou não posso colocar aqui ?"
no caso, voce pode colocar absolutamente qualquer valor real... em x e em y. não tem nenhuma restrição!
Se a sua função envolvesse uma raiz quadrada, ou um logarítimo, ou funcões nas quais não faz sentido calcular num conjuntos de números ai voce veria qual faz e qual nao faz sentido calcular, todos os que fizerem sentido calcular na função pertencem ao domínio!
se voce estiver falando da imagem é outra coisa (com voce está estudando funções de 2 variáveis acredito que voce pode ter confundido com a imagem)
se for o caso voce deve igualar a função a um numero

e ver quais numeros

podem ser atingidos pela função.
Explicitando a imagem:


do lado direito da igualdade só é possível obter numeros maiores do que zero.... o segundo lado da igualdade tem que obedecer o mesmo:



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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 15:49
Isso que voce falou é BEM arriscado... existem plinomios de segundo grau.. ou terceiro. em fim, que tem parte imaginária! ou por exemplo voce nunca pode dividir por zero... todas essas coiass voce vai usar pra determinar o domínio...
Vamos às funçoes:
a primeira delas o domínio é real. QUALQUER valor de x e y que voce usar, voce consegue um resultado real, (obs, diz-se que o domínio é

pois estamos falando de duas variáveis...)
a segunda é mais complicada... voce sabe que existem duas condições... não se pode dividir por zero, e a raiz nunca pode ser avaliada em numeros negativos (no caso real)
entao as condiçoes de existencia são:

e

quanto à primeira condição, temos:

isso é complicado... devemos fazer um estudo de sinal. o sinal desse resultado depende do sinal do conteúdo de cima e do de baixo! vamos chamar essa inequação de (A)
(A) terá resultado positivo se e somente se, os resultados "de cima" e "de baixo" da fração, resultarem no mesmo sinal!
desenhe dois planos Oxy e faça sinaizinhos de + na parte que representa o resultado da inequação positivo e a parte que representa o resultado negativo voce faz sinaizinhos de -:

(desenhe a reta y = x. tudo que estiver 'acima' dela é negativo, e abaixo dela é positivo)
faça o mesmo com a parte de baixo da fração:

fará parte do domínio da função as areas em que as duas funçoes tiverem sinais iguais!
Lembrando que não se pode dividir por zero entao a outra condição de existencia descrita lá em cima também deve ser levada em conta.
A segunda função voce tenta =)
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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 15:59
oi denovo fiz a segunda equação vê por favor se está certo

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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:06
quase...
O certo seria maior ou igual.
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:07
opa, pera ai
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:08
raiz nao pode ser negativa, entao

dai temos que

só isso
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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 16:16
retornando aos seus ensinamentos
então se tenho a função
![z= \frac{\sqrt[]{25-{x}^{2}-{y}^{2}}}x{} z= \frac{\sqrt[]{25-{x}^{2}-{y}^{2}}}x{}](/latexrender/pictures/00753fe08d806fd9338e7ab3dedcf8bb.png)
o domínio será

pois não temos raiz negativa?
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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 16:17
opsss 25 no final
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:20
se não tem raiz negativa, o que está la dentro deve ser maior ou igual a zero.

passando o 25

multiplicando por -1 (e mundando a igualdade)

ta ai o domínio
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:20
aliás... também deve constar no domínio que

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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 16:31
agora entendi, então sempre que tenho uma raiz positiva devo só alterar os sinais das igualdades?
assim:
![f\left(x,y \right)=\sqrt[]{{x}^{2}-y+4} f\left(x,y \right)=\sqrt[]{{x}^{2}-y+4}](/latexrender/pictures/75bd123e1e739912b46befd0bd4db182.png)
será

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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:39
Vamos com muita calma.
O negocio é o seguinte... o que vai dentro da raiz TEM que ser maior ou igual a zero.
Tudo bem... isso é facil...
a questão que eu to aplicando sempre uma propriedade que parece que voce não sabe/lembra
na teoria de equações, o que eu faço quando eu tenho

e eu quero explicitar x?
eu multiplico por -1 em ambos os lados. fica x = 1
em inequações eu posso fazer o mesmo, mas eu tenho que inverter a desigualdade!!!
é só isso, quando voce for passar um numero pro outro lado voce faz igual, quando voce for passar dividindo é igual, em fim. tudo igual. só que pra inverter os sinais voce muda a desigualdade... observe a minha penultima resposta e tente perceber o que eu fiz.
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 16:40
OBS : sua resposta ao ultimo exercicio estava certinha na penultima passagem...

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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 17:02
e para cálculo de curva de nível para essa função

o k vai realizar uma subtração com o 9 do

ou não?
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 17:16
não sei bem... a ideia desse "k" não está bem clara pra mim. imagino eu que sejam os níveis!
se for o caso, o que estamos fazendo ? primeiro, intercepte a curva

com o plano

no caso do k = 0
o que obtemos ? quais valores de x e y resolvem a equação

não é dificil perceber que só o par (x,y) = (0,0) resolve isso! observe :


é IMPOSSIVEL algo ao quadrado ser negativo! entao só o que resolve é o zero!
fazendo isso com os outros numeros de k voce vai obtendo curvas implícitas:

vira
para valores de k...
reconhece uma equação de elipse ?
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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 17:39
humm agora me confundi mais ainda!!! pode explicar melhor?
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por TheoFerraz » Seg Nov 07, 2011 18:08
curvas de nível são muito simples. mas podem ficar meio chatas se a gente não compreende...
Quando eu tenho uma função

por exemplo. o que significa achar uma curva de nível no nível 0 por exeplo ? cortando isso pelo plano z = 0!
se voce tiver um bom plotador de graficos (caso não tenha
http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe), plote essa curva junto ao plano z = 0... vai ver lá a reta
se eu colocar x + y = 1 por exemplo... é o mesmo. estou interseptando pelo plano z = 1 e vou obter y = 1-x... uma reta também. e assim vai...
No seu caso estamos obtendo equações de elipse! que são da seguinte cara :

pra mandar bem em curvas de nível tem que saber essas coisas!
parábolas, hiperboles, circunferencias... ou seja, geometria analítica!
no caso do problema anterior para z = 0 eu obtive uma coisa assim

não existe NENHUM x e NENHUM y que resolve isso além do zero para ambos... por que ? x² está igual a um numero negativo!!! (sempre será negativo por que mesmo que o valor de y seja negativo o expoente vai tirar o sinal, mantendo o sinal original) o unico numero que resolve isso é o zero.
quanto ao resto, eu sugiro que voce de uma busca basica em geometria analítica, pode ajudar muito...
outra coisa que pode ajudar é o programa que eu sugeri ai em cima, o winplot. com ele voce plota o grafico e acha as curvas de nível cortando-o por planos z = k
não posso ajudar muuuito mais do que isso... se voce quiser, eu adiciono vc no msn e eu tento te explicar mais calmamente, tudo, passo a passo. mas eu sugiro que voce pegue um bom livro de G.A. e um bom de calculo...
Paulo boulos e James Stewart são otimos...
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por ah001334 » Seg Nov 07, 2011 18:16
vou pegar esses livros hoje na biblioteca, mas o problema é que estudo e não consigo aplicar o conhecimento na resolução dos problemas. Quero aprender e não consigo!!!!
me add se puder me ajuda
semprebela53@hotmail.com
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por procyon » Seg Nov 07, 2011 22:06
Colega, procure pelo Volume I da coleção "Fundamentos da Matemática Elementar". Toda boa biblioteca possui um.
Estude com muita calma este livro e todos esses seus problemas estarão resolvidos. O livro tem uma bagagem teórica que pode parecer difícil em um primeiro momento mas com o tempo você mais se acostumando e REALMENTE entende porque você não pode fazer isso ou aquilo em uma função.
Dedique o seu tempo livre durante algumas semanas a essa coleção.
Caso já esteja na faculdade, vale a frase "dar um passo atrás para dar dois à frente"
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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