por LuizCarlos » Dom Ago 14, 2011 16:48
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por Neperiano » Dom Ago 14, 2011 17:10
Ola
Cara tu ta sem complicando, não precisa igualar assim, faz por adição,é mais fácil pra ti, multiplica por 2 a equação debaixo.
Atenciosamente
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por LuizCarlos » Dom Ago 14, 2011 17:47
Neperiano escreveu:Ola
Cara tu ta sem complicando, não precisa igualar assim, faz por adição,é mais fácil pra ti, multiplica por 2 a equação debaixo.
Atenciosamente
Ola Neperiano, mas o livro não ensina como você está falando, por adição !
Ele ensina por substituição e por comparação !
Como seria dessa forma que você está falando, e porque seria dessa forma, pois nao adianta eu saber fazer, e não saber o por que do que estou fazendo!
obrigado desde ja
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por LuizCarlos » Dom Ago 14, 2011 18:05
LuizCarlos escreveu:Neperiano escreveu:Ola
Cara tu ta sem complicando, não precisa igualar assim, faz por adição,é mais fácil pra ti, multiplica por 2 a equação debaixo.
Atenciosamente
Ola Neperiano, mas o livro não ensina como você está falando, por adição !
Ele ensina por substituição e por comparação !
Como seria dessa forma que você está falando, e porque seria dessa forma, pois nao adianta eu saber fazer, e não saber o por que do que estou fazendo!
obrigado desde ja
Neperiano, descobri todos meus erros, falta de atenção, realmente da forma que estava fazendo, estava me complicando!
Nesses casos o erro está aonde, eu deveria passar o 4 que está multiplicando o x, para o outro lado dividindo !
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por Neperiano » Dom Ago 14, 2011 18:10
Ola
Adição:
4x - 3y = - 2
-2x + 4y = 1 (x2)
4x-3y=-2
-4x +8y=2
0 + 5y =0
Logo y = 0
Substituindo na primeira
4x-3(0)=2
4x -0 = 2
x=1/2
Porque usar este jeito? Porque nele vocÊ nao precisa Isolar equações, só precisa pegar uma delas e multiplicar ou dividir por um valor, depois cortar a restrição (x ou y), eu acho mais fácil.
Mas cuidado nem sempre dá para usar este método.
Atenciosamente
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por LuizCarlos » Dom Ago 14, 2011 18:58
Neperiano escreveu:Ola
Adição:
4x - 3y = - 2
-2x + 4y = 1 (x2)
4x-3y=-2
-4x +8y=2
0 + 5y =0
Logo y = 0
Substituindo na primeira
4x-3(0)=2
4x -0 = 2
x=1/2
Porque usar este jeito? Porque nele vocÊ nao precisa Isolar equações, só precisa pegar uma delas e multiplicar ou dividir por um valor, depois cortar a restrição (x ou y), eu acho mais fácil.
Mas cuidado nem sempre dá para usar este método.
Atenciosamente
Entendi amigo Neperiano, mas porque voce multiplicou a segundo equação por 2
somente nao entendi o por que multiplicar por 2, me explique fazendo favor
obrigado amigo
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por Neperiano » Dom Ago 14, 2011 19:01
Ola
Eu multiplique por 2 para poder cortar, eu vi que -2x2=-4 que cortava, mas não há uma logica você poderia ter dividido a primeira por 2, a ordem não importa, até porque quando vocÊ ver sistemas de equações com 4 incognitas, você precisara multilplicar muito, então sempre tenque ter atenção, para ver o que corta com o que.
Atenciosamente
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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