por Caroline Oliveyra » Dom Jul 10, 2011 13:03
Oie!
Gente, eu to com uma dúvida aqui a respeito de uma inequação que envolve soma de módulos. A inequação é:

.
Eu não estou conseguindo fazer essa soma. Tentei aplicar as propriedae de módulo, mas o x anulou... Tenho um monte de questões assim pra resolver, mas tô meio perdida. Eu sempre coloco aqui o modo como eu tentei resolver, mas é que dessa vez eu não tô nem sabendo começar...

Tem um outro tipo de inequação modular aqui que eu também não tô sabendo fazer... Acho que meu problema é com o módulo!!


Se alguém puder me ajudar agredeço muitíssimo!!
Se puder colocar a resolução completa pra eu poder acompanhar também agradeço muito!!!
Beijos!!
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
-
Caroline Oliveyra
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Jun 19, 2011 13:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
- Andamento: cursando
por giulioaltoe » Dom Jul 10, 2011 21:27
na primeira inequação ao igualar a equação tanto pro < -3 quanto pro >3 e um dos casos voce tira o modulo no sinal oposto, e nesse caso ele nao se anula, assim vai achar um resultado, se o outro resultado X se anula e porque so tem a imagem pra um dos valores, e nao pros dois!
a segunda inequação e so aplicar as condiçoes de existencia... fazer um calculo pra (inequação)>2 e outro para (inequação)<-2 :P
-
giulioaltoe
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 45
- Registrado em: Qui Jun 23, 2011 21:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia metalurgica e mat - UENF
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Seg Jul 11, 2011 04:16
Giulio, não é bem assim. Note que há dois módulos, portanto não se deve fazer isso. Como proceder:
1) Analise os sinais dos módulos individualmente:

é zero quando

, positivo quando

e negativo quando


é zero quando

, positivo quando

e negativo quando

2) Monte os intervalos e teste:
Primeiro intervalo:

Portanto nesse primeiro intervalo não existe solução.
Segundo intervalo:

Novamente resultado inválido.
Terceiro intervalo:

Outra afirmação inválida.
Pelo que notei, não existe intervalo onde está inequação esteja satisfeita. Tem certeza que digitou certo? Para conferir digitei no wolfram e também disse que era falsa.
Na segunda inequação, procure achar as raízes das equações e analise quando a fração é positiva ou negativa, repetindo os passos: veja os intervalos e teste quais os que tem respostas válidas.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por giulioaltoe » Ter Jul 12, 2011 00:11
essa questao so possui resposta de uma das equaçoes, ta na minha lista de exercicio tbm

-
giulioaltoe
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 45
- Registrado em: Qui Jun 23, 2011 21:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia metalurgica e mat - UENF
- Andamento: cursando
por giulioaltoe » Ter Jul 12, 2011 01:45
a resolução ai... nao fiz a resolução da outra condiçao pois o delta da negativo sendo assim nao existe imagem... o valor fica meio quabrado mas acredito que seja isso!!
- Anexos
-

-
giulioaltoe
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 45
- Registrado em: Qui Jun 23, 2011 21:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia metalurgica e mat - UENF
- Andamento: cursando
por Caroline Oliveyra » Ter Jul 12, 2011 14:30
Oi!!
Obrigada!! Eu vou ver aki se acompanho o raciocínio e resolvo!!!
Beijos pros dois!! =D
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
-
Caroline Oliveyra
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Jun 19, 2011 13:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Jul 12, 2011 15:24
Giulio, novamente o modo de resolver não é este. Siga os passos que eu disse: analise o sinal de

para depois verificar caso a caso e retirar o módulo.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Caroline Oliveyra » Qua Jul 13, 2011 14:56
Oi Marcelo!
A primeira equação eu entendi como faz,obrigada!!
Na segunda é que eu ainda não acompanhei seu raciocínio. Você tirou o módulo antes de fazer as operações com a fração? Pelo que eu entendi do seu desenvolvimento você passou o 2 para o primeiro membro, subtraindo-o da fração modular:

Eu não entendi porque depois daí você tirou o módulo. O resto eu entendi, mas não sei que propriedade você usou pra tirar o módulo da fração. No seu desenvolvimento eu não consegui perceber como você fez isso... Você poderia me explicar?

Beijos e obrigada de novo!!
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
-
Caroline Oliveyra
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Jun 19, 2011 13:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Jul 13, 2011 15:52
Olá Caroline Oliveyra,
Para sanar suas dúvidas, eu recomendo que você revise o conteúdo de inequações modulares.
Um lugar interessante de começar a sua revisão é no canal do Nerckie no YouTube:
http://www.youtube.com/nerckieProcure pelas vídeo-aulas "Matemática - Aula 27 - Inequação Modular".
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Caroline Oliveyra » Qua Jul 13, 2011 16:22
Minha internet é discada... =(
Mas obrigada, eu vou ver se assisto esse vídeo em algum lugar! kkkkkkkkkkkkk
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
-
Caroline Oliveyra
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Jun 19, 2011 13:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
- Andamento: cursando
Voltar para Sistemas de Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Inequações quocientes com módulos
por Jader Martim » Qui Abr 23, 2015 23:23
- 0 Respostas
- 1912 Exibições
- Última mensagem por Jader Martim

Qui Abr 23, 2015 23:23
Inequações
-
- Subtração de modulos, em uma inequação
por ferrazrafael » Qua Set 01, 2010 15:35
- 1 Respostas
- 3784 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Qua Set 01, 2010 20:52
Funções
-
- Dificuldade com limites e módulos
por Luisags » Qui Abr 12, 2012 23:05
- 5 Respostas
- 3628 Exibições
- Última mensagem por gabriel feron

Ter Abr 17, 2012 03:17
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- resolver inequaçao com modulos
por rodrigonapoleao » Qua Dez 19, 2012 22:40
- 1 Respostas
- 1551 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qui Dez 20, 2012 20:00
Equações
-
- [Matematica Aplicada]-Modulos entre outros.
por Hellsius » Seg Fev 27, 2012 15:30
- 1 Respostas
- 1379 Exibições
- Última mensagem por -Rafael-

Qua Fev 29, 2012 13:19
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.