por gabrielspadon » Sáb Jul 02, 2011 22:17
Como calculo essas expressões?
![\lim_{x \to \ 3} \frac {\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{3}}{x - 3} \lim_{x \to \ 3} \frac {\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{3}}{x - 3}](/latexrender/pictures/a66a48264a940e9634e60ab7da0a14d2.png)
![\lim_{x \to \ 2} \frac {\sqrt[4]{x} - \sqrt[4]{2}}{x - 2} \lim_{x \to \ 2} \frac {\sqrt[4]{x} - \sqrt[4]{2}}{x - 2}](/latexrender/pictures/527d8ac629ce0c254907486d3200bdc6.png)
Segundo o Guidorrizi vol.1 (Um curso de Calculo), o resultado do primeiro limite é
![\frac {1}{3 \sqrt[3]{9}} \frac {1}{3 \sqrt[3]{9}}](/latexrender/pictures/3d29fabe9ecadee65aa4de36a307d1f4.png)
e o segundo é
![\frac {1}{4 \sqrt[4]{8}} \frac {1}{4 \sqrt[4]{8}}](/latexrender/pictures/062624c0fe5f402c96d2fcac8207f50b.png)
mas não sei como faço para alcançar esses resultados.
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por MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 23:10
Você terá que usar produtos notáveis, como no primeiro caso:

.
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por gabrielspadon » Sáb Jul 02, 2011 23:16
Por que (a²+ab+b²) e não (a²+2ab+b²) = (a+b)²?
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por Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 02:23

A primeira expressão faz parte da aplicação do produto notável

, como explicado acima.
A segunda expressão faz referência à

, como você mesmo afirmou:
gabrielspadon escreveu:(a²+2ab+b²) = (a+b)²
Sabendo disso, vamos à sua pergunta.
gabrielspadon escreveu:Por que (a²+ab+b²) e não (a²+2ab+b²) = (a+b)²?

Note que o que há do lado esquerdo da igualdade é equivalente ao lado direito da igualdade, ou seja, resultam na mesma coisa.
Portanto, se resolver o lado direito da igualdade, você obterá

Agora, suponhamos que o lado direito da igualdade seja o que você mencionou:


Se resolver o lado direito da igualdade, o resultado será

?
Não!Por isso você não pode utilizar

ao invés de

Dê uma olhada nesse site. Ele fornece algumas informações úteis sobre produtos notáveis e ainda disponibiliza alguns exercícios!
http://www.exatas.mat.br/produtosnot.htm
" A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. " - Albert Einstein
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por Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 02:29
viewtopic.php?f=120&t=5302Aqui, uma questão (resolvida) semelhante à essa que você tem dificuldade.
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por gabrielspadon » Dom Jul 03, 2011 11:28
Obrigado, consegui calcular e entender o primeiro limite, mas ainda não consegui enxergar qual produto notável se encaixa no segundo limite...
Resolvendo exercícios, notei o seguinte:
![\lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \frac {1}{n \sqrt[n]{p^{n-1}}} \lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \frac {1}{n \sqrt[n]{p^{n-1}}}](/latexrender/pictures/6fc60b8d7b944766d12e09704fed7727.png)
e tambem que:

Gostaria de entender o porque disso...
Pois expandindo a primeira equação chego em
![\lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \lim_{x \to \ p} \frac {1}{\sqrt[n]{x^{n-1}} - \sqrt[n]{p^{n-1}}} \lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \lim_{x \to \ p} \frac {1}{\sqrt[n]{x^{n-1}} - \sqrt[n]{p^{n-1}}}](/latexrender/pictures/c007c7fcdbdc25fae60db78572571946.png)
E não consigo explicar porque o resultado que eu alcancei é equivalente a outro.
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por Renato_RJ » Dom Jul 03, 2011 12:53
Em resumo, você acabou de determinar a derivada da função no ponto P..
Se você tem o Guidorizzi recomendo a leitura das páginas 136 até 146, especialmente a página 146 onde tem a demonstração da derivada de
![\sqrt[n]{x} \sqrt[n]{x}](/latexrender/pictures/13fcbed8bcac58d95c0cb989f3aca2de.png)
.
Abraços.
Editado pela última vez por
Renato_RJ em Dom Jul 03, 2011 13:19, em um total de 1 vez.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por gabrielspadon » Dom Jul 03, 2011 13:02
Renato_RJ escreveu:Em resumo, você acabou de determinar a derivada da função no ponto P...
Voce poderia me dar uma definição melhor sobre isso? :x
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por Claudin » Dom Jul 03, 2011 14:21
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por Claudin » Dom Jul 03, 2011 14:26
A resolução destes exercícios no livro é logo no início do estudo sobre Limite, então o aluno seguindo a regra normal de estudo de Cálculo Integral e Diferencial I, ainda não possui conhecimento de derivada, e claro regra de L'Hopital. O modo correto seria aplicação de produtos notáveis como nos tópicos em que eu postei.
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por Renato_RJ » Dom Jul 03, 2011 14:52
Ha, sim, mas esse exercício dá uma introdução ao conceito de derivada, que será visto mais adiante.. Fora que estamos no final do período letivo de qualquer universidade, então o conceito de derivada bem como integral já deveria ser familiar a todos os alunos de Calculo 1...
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por Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 15:35
gabrielspadon escreveu:Obrigado, consegui calcular e entender o primeiro limite, mas ainda não consegui enxergar qual produto notável se encaixa no segundo limite...
Veja que o produto notável a ser usado no segundo limite é:

Resolva da mesma maneira do primeiro limite.
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por LuizAquino » Qua Jul 06, 2011 00:22
DicaEm exercícios como esse lembre-se do produto notável:

, com n natural e n > 1.
Exemplo:

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por giulioaltoe » Qua Jul 06, 2011 00:35
tem faculdades que estavam em greve... estou vendo limite so agora!! alias tenhos um exercicio bem semelhante a este dele so que com outras incognitas!
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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