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Limite

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Mensagempor gabrielspadon » Sáb Jul 02, 2011 22:17

Como calculo essas expressões?

\lim_{x \to \ 3} \frac {\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{3}}{x - 3}

\lim_{x \to \ 2} \frac {\sqrt[4]{x} - \sqrt[4]{2}}{x - 2}

Segundo o Guidorrizi vol.1 (Um curso de Calculo), o resultado do primeiro limite é \frac {1}{3 \sqrt[3]{9}} e o segundo é \frac {1}{4 \sqrt[4]{8}} mas não sei como faço para alcançar esses resultados.
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Re: Limite

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 23:10

Você terá que usar produtos notáveis, como no primeiro caso: a^3 - b^3 = (a-b)(a^2 +ab+b^2).
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Re: Limite

Mensagempor gabrielspadon » Sáb Jul 02, 2011 23:16

Por que (a²+ab+b²) e não (a²+2ab+b²) = (a+b)²?
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Re: Limite

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 02:23

(a^2+ab+b^2)\neq (a^2+2ab+b^2)

A primeira expressão faz parte da aplicação do produto notável (a^3-b^3), como explicado acima.
A segunda expressão faz referência à (a+b)^2, como você mesmo afirmou:

gabrielspadon escreveu:(a²+2ab+b²) = (a+b)²


Sabendo disso, vamos à sua pergunta.

gabrielspadon escreveu:Por que (a²+ab+b²) e não (a²+2ab+b²) = (a+b)²?


a^3-b^3 = (a-b)(a^2+ab+b^2)

Note que o que há do lado esquerdo da igualdade é equivalente ao lado direito da igualdade, ou seja, resultam na mesma coisa.
Portanto, se resolver o lado direito da igualdade, você obterá (a-b)^3

Agora, suponhamos que o lado direito da igualdade seja o que você mencionou:

a^3-b^3 = (a-b)(a^2+2ab+b^2)

Se resolver o lado direito da igualdade, o resultado será a^3-b^3?

Não!

Por isso você não pode utilizar (a^2+2ab+b^2) ao invés de (a^2+ab+b^2)

Dê uma olhada nesse site. Ele fornece algumas informações úteis sobre produtos notáveis e ainda disponibiliza alguns exercícios!
http://www.exatas.mat.br/produtosnot.htm
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Re: Limite

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 02:29

viewtopic.php?f=120&t=5302

Aqui, uma questão (resolvida) semelhante à essa que você tem dificuldade.
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Re: Limite

Mensagempor gabrielspadon » Dom Jul 03, 2011 11:28

Obrigado, consegui calcular e entender o primeiro limite, mas ainda não consegui enxergar qual produto notável se encaixa no segundo limite...

Resolvendo exercícios, notei o seguinte:

\lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \frac {1}{n \sqrt[n]{p^{n-1}}}

e tambem que:

\lim_{x \to \ p} \frac {x^n - p^n}{x - p} = np^{n-1}}

Gostaria de entender o porque disso...
Pois expandindo a primeira equação chego em \lim_{x \to \ p} \frac {\sqrt[n]{x} - \sqrt[n]{p}}{x - p} = \lim_{x \to \ p} \frac {1}{\sqrt[n]{x^{n-1}} - \sqrt[n]{p^{n-1}}}
E não consigo explicar porque o resultado que eu alcancei é equivalente a outro.
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Re: Limite

Mensagempor Renato_RJ » Dom Jul 03, 2011 12:53

Em resumo, você acabou de determinar a derivada da função no ponto P..

Se você tem o Guidorizzi recomendo a leitura das páginas 136 até 146, especialmente a página 146 onde tem a demonstração da derivada de \sqrt[n]{x}.

Abraços.
Editado pela última vez por Renato_RJ em Dom Jul 03, 2011 13:19, em um total de 1 vez.
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Re: Limite

Mensagempor gabrielspadon » Dom Jul 03, 2011 13:02

Renato_RJ escreveu:Em resumo, você acabou de determinar a derivada da função no ponto P...


Voce poderia me dar uma definição melhor sobre isso? :x
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Dom Jul 03, 2011 14:21

Tente pesquisar antes de postar dúvidas pois podem estar repetindo perguntas

http://ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=120&t=5288

http://ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=120&t=5289
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Dom Jul 03, 2011 14:26

A resolução destes exercícios no livro é logo no início do estudo sobre Limite, então o aluno seguindo a regra normal de estudo de Cálculo Integral e Diferencial I, ainda não possui conhecimento de derivada, e claro regra de L'Hopital. O modo correto seria aplicação de produtos notáveis como nos tópicos em que eu postei.
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Re: Limite

Mensagempor Renato_RJ » Dom Jul 03, 2011 14:52

Ha, sim, mas esse exercício dá uma introdução ao conceito de derivada, que será visto mais adiante.. Fora que estamos no final do período letivo de qualquer universidade, então o conceito de derivada bem como integral já deveria ser familiar a todos os alunos de Calculo 1...
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Re: Limite

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 15:35

gabrielspadon escreveu:Obrigado, consegui calcular e entender o primeiro limite, mas ainda não consegui enxergar qual produto notável se encaixa no segundo limite...


Veja que o produto notável a ser usado no segundo limite é: a^4-b^4=(a-b)(a+b)(a^2+b^2)

Resolva da mesma maneira do primeiro limite.
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Re: Limite

Mensagempor LuizAquino » Qua Jul 06, 2011 00:22

Dica

Em exercícios como esse lembre-se do produto notável:
a^n - b^n = (a-b)\left(a^{n-1} + a^{n-2}b + a^{n-3}b^2 + \cdots  + a^2b^{n-3} + ab^{n-2} + b^{n-1}\right) , com n natural e n > 1.

Exemplo:
a^4 - b^4 = (a-b)\left(a^{3} + a^{2}b + ab^2 + b^{3}\right)
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: Limite

Mensagempor giulioaltoe » Qua Jul 06, 2011 00:35

tem faculdades que estavam em greve... estou vendo limite so agora!! alias tenhos um exercicio bem semelhante a este dele so que com outras incognitas!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?