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grafico de funçao

grafico de funçao

Mensagempor pedro_s_n » Qui Jun 23, 2011 15:41

Ola
o problema é o seguinte
fazer o grafico de
f (x) =x³-3x²-9x

calculei a primeira derivada
f '(x) 3x²-6x-9
dps disso nao lembro mais
c alguem puder me dar dicas sobre o que fazer agradeço
obg
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Re: grafico de funçao

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 23, 2011 15:59

Pedro, recomendo que você revise isso, aqui estão links que poderão te ajudar, são os vídeos do colaborador Luiz Aquino:

19. Máximos e mínimos de funções - http://www.youtube.com/watch?v=tkWUCUB-rCY
20. Crescimento, decrescimento e concavidade de funções - http://www.youtube.com/watch?v=09apd9euz34
21. Teste da primeira e segunda derivada - http://www.youtube.com/watch?v=KL08c3aow38
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Re: grafico de funçao

Mensagempor pedro_s_n » Sex Jun 24, 2011 15:39

Vi as aulas , me ajudaram mto.
obg
mais ainda estou com duvidas,por exemplo
f(x)=x³-3x²+3
derivo
f '(x)= 3x²-6x
acho o minimo e o maximo reesolvendo a equaçao
x=0,2
estudar o sinal de f(x) e aplicar na parabola.
N~so intendi como se estuda o sinal de uma funçao
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Re: grafico de funçao

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 24, 2011 15:49

Cuidado quando for escrever, as raízes são x=0 e x=2. Quando você disse x=0,2 eu pensei como se fosse o número decimal 0,2. Agora lembre-se: depois de calcular a primeira derivada, verifique onde a função é crescente e decrescente vendo onde ela é positiva e onde ela é negativa. Em seguida, calcule a segunda derivada e ache os pontos de inflexão e onde ela é côncava ou convexa.
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Re: grafico de funçao

Mensagempor pedro_s_n » Sex Jun 24, 2011 17:34

dpois de calcular a primeira derivada, verifique onde a função é crescente e decrescente vendo onde ela é positiva e onde ela é negativa.


por que metodo analiso o sinal da f(x),não intendi pelo material que analisei me pesquisas.
E desculpe pela pressa de escrever,tomarei mais cuidado
sauhsushashau
As raizes achadas podem ser consideradas os pontos criticos da funçao?
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Re: grafico de funçao

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 24, 2011 17:59

Os pontos onde a derivada é zero são os pontos críticos da função (máximo ou mínimo locais). Agora pegue pontos nos intervalos restantes, e verifique se ela é positiva ou negativa. Um exemplo bem simples, que não é do exercício: vamos supor que a derivada de uma função seja x(x-2). Os pontos críticos são zero e dois. Agora resta analisar antes de zero, entre zero e dois e depois de dois. Antes de zero, esse produto é positivo, logo a função é positiva e crescente. Entre zero e dois, esse produto é negativo e portanto a função é decrescente(pois x é positivo porém x-2 é negativo). Depois de 2 volta a ser positivo e a função volta a ser crescente.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?