Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Alessandra Cezario » Qua Abr 20, 2011 11:10
Olá!Estou tentando resolver um problema, mas não consigo, espero que possam me dar um apoio...Dividir 60 em duas partes tais que a diferença entre a menor das partes e a quinta parte da maior seja igual a 6.
Pensei que x é a menor parte, a mior parte não seria x-x/5? o que fazer qdo me deparo com problemas desse tipo?menor e maior parte, 3/4 da segunda parte...por favor retornem!
-
Alessandra Cezario
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 24
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em Português
- Andamento: formado
por LuizAquino » Qua Abr 20, 2011 11:36
Vamos interpretar o texto!
Dividir 60 em duas partes tais que (...)
Seja
x a menor parte. Desse modo, 60-
x será a maior.
(...) a diferença entre a menor das partes e a quinta parte da maior seja igual a 6.
Isso é o mesmo que dizer:
.
Agora, termine o exercício!
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por SidneySantos » Qua Abr 20, 2011 11:37
Um forte abraço e bom estudo!!!
-
SidneySantos
- Usuário Dedicado
-
- Mensagens: 28
- Registrado em: Qua Abr 20, 2011 07:47
- Localização: Belém - Pará
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Educaçao Matemática
- Andamento: cursando
por Alessandra Cezario » Qua Abr 20, 2011 11:42
Vê se melhorei.......ou pelo menos consegui chegar a resposta:
menor é x e a maior parte é x-60/5=6 que resolvendo dá quinze. estou certa agora?
-
Alessandra Cezario
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 24
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em Português
- Andamento: formado
por Alessandra Cezario » Qua Abr 20, 2011 11:42
Muito obrigada pela atenção!!!!!
-
Alessandra Cezario
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 24
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em Português
- Andamento: formado
Voltar para Problemas do Cotidiano
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Sistemas de funções do 1ºgrau
por Jonatan » Qui Jul 29, 2010 16:14
- 1 Respostas
- 2039 Exibições
- Última mensagem por Lucio Carvalho
Sex Jul 30, 2010 05:07
Funções
-
- Equação - como montar a equação desse problema?
por _Manu » Qua Jul 04, 2012 03:37
- 7 Respostas
- 12648 Exibições
- Última mensagem por _Manu
Qui Jul 05, 2012 01:49
Sistemas de Equações
-
- Equação - Como resolver problema com equação
por macedo1967 » Seg Set 25, 2017 10:13
- 3 Respostas
- 8355 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira
Dom Out 08, 2017 20:10
Equações
-
- Equação - Problema
por ginrj » Qui Jun 11, 2009 15:52
- 5 Respostas
- 3155 Exibições
- Última mensagem por ginrj
Sáb Jun 13, 2009 18:34
Sistemas de Equações
-
- [ PROBLEMA ] Equação
por gabrielMAT » Qua Out 19, 2011 16:45
- 2 Respostas
- 1671 Exibições
- Última mensagem por gabrielMAT
Qua Out 19, 2011 19:58
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.