por Jesse Pessoa » Sex Abr 01, 2011 21:59
Como racionalizar um denominador com três parcelas do tipo:
![\frac{1}{1+\sqrt[n]{a}-\sqrt[n]{b}} \frac{1}{1+\sqrt[n]{a}-\sqrt[n]{b}}](/latexrender/pictures/1bbad710c53f13b1e06200df778d277c.png)
Confesso que até hoje só tive experiência com denominadores de uma
![\frac{1}{\sqrt[n]{a}} \frac{1}{\sqrt[n]{a}}](/latexrender/pictures/b9db2aa92fc98bc19e6c4692a8e8285c.png)
, mulitiplicando o numerador e o denominador pelo próprio radical sqrt[n]{a}
Ou Com duas parcelas
![\frac{1}{1+\sqrt[n]{b}} \frac{1}{1+\sqrt[n]{b}}](/latexrender/pictures/05cc4be4fe5f3d9904ca2a8c7645b27a.png)
, multiplicando numerador e denomindaro pelo conjugado
![1-\sqrt[n]{b} 1-\sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/7b446da064b249ecb4bbd1357b51a5ad.png)
1 - Tentei por:
![\sqrt[n]{a}+\sqrt[n]{b} \sqrt[n]{a}+\sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/eb69437975a1c14a22a6a3238a0b6f27.png)
2 - Tentei por:
![1-\sqrt[n]{a}+\sqrt[n]{b} 1-\sqrt[n]{a}+\sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/7dfff146747401c7896c433d3823e9eb.png)
Mas não obtive o mesmo resultado do gabarito.
Podem me ajudar.
Obrigado.
Jessé.
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Jesse Pessoa
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por MarceloFantini » Sex Abr 01, 2011 23:48
Você poderia postar o enunciado completo?
Futuro MATEMÁTICO
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por LuizAquino » Sáb Abr 02, 2011 00:29
Jesse Pessoa escreveu:Como racionalizar um denominador com três parcelas do tipo:
![\frac{1}{1+\sqrt[n]{a}-\sqrt[n]{b}} \frac{1}{1+\sqrt[n]{a}-\sqrt[n]{b}}](/latexrender/pictures/1bbad710c53f13b1e06200df778d277c.png)
Qual é o texto do exercício completo e qual é o gabarito apresentado?
Jesse Pessoa escreveu:Confesso que até hoje só tive experiência com denominadores de uma
![\frac{1}{\sqrt[n]{a}} \frac{1}{\sqrt[n]{a}}](/latexrender/pictures/b9db2aa92fc98bc19e6c4692a8e8285c.png)
, mulitiplicando o numerador e o denominador pelo próprio radical
![\sqrt[n]{a} \sqrt[n]{a}](/latexrender/pictures/bf7ff33f3b129b15c06203d60f007807.png)
Isso não é correto. O correto é multiplicar o numerador e o denominador por
![\sqrt[n]{a^{n-1}} \sqrt[n]{a^{n-1}}](/latexrender/pictures/1d5b7d33534b20b859d6823cc6cdddfe.png)
.
Exemplo:
![\frac{1}{\sqrt[5]{a}} = \frac{\sqrt[5]{a^4}}{\sqrt[5]{a}\sqrt[5]{a^4}} = \frac{\sqrt[5]{a^4}}{a} \frac{1}{\sqrt[5]{a}} = \frac{\sqrt[5]{a^4}}{\sqrt[5]{a}\sqrt[5]{a^4}} = \frac{\sqrt[5]{a^4}}{a}](/latexrender/pictures/a6fb4b02b4eb3cb11ace088040722f54.png)
Jesse Pessoa escreveu:Ou Com duas parcelas
![\frac{1}{1+\sqrt[n]{b}} \frac{1}{1+\sqrt[n]{b}}](/latexrender/pictures/05cc4be4fe5f3d9904ca2a8c7645b27a.png)
, multiplicando numerador e denominador pelo conjugado
![1-\sqrt[n]{b} 1-\sqrt[n]{b}](/latexrender/pictures/7b446da064b249ecb4bbd1357b51a5ad.png)
Isso não é correto. O correto é multiplicar o numerador e o denominador por
![s = \sum_{i=0}^{n-1}(-1)^i\sqrt[n]{b^i} s = \sum_{i=0}^{n-1}(-1)^i\sqrt[n]{b^i}](/latexrender/pictures/d6379da6e42de0dc06cc7021215c95eb.png)
, sendo que teremos:
![\frac{1}{1+\sqrt[n]{b}}=
\begin{cases}
\frac{s}{1+b}\text{, se } n \text{ \'impar} \\
\frac{s}{1-b}\text{, se } n \text{ par}
\end{cases} \frac{1}{1+\sqrt[n]{b}}=
\begin{cases}
\frac{s}{1+b}\text{, se } n \text{ \'impar} \\
\frac{s}{1-b}\text{, se } n \text{ par}
\end{cases}](/latexrender/pictures/12fcd8fdc3820feaddcf2fb315657af8.png)
Exemplo:
(i)
![\frac{1}{1+\sqrt[3]{b}} = \frac{1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2}}{(1+\sqrt[3]{b})(1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2})} = \frac{1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2}}{1+b} \frac{1}{1+\sqrt[3]{b}} = \frac{1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2}}{(1+\sqrt[3]{b})(1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2})} = \frac{1-\sqrt[3]{b}+\sqrt[3]{b^2}}{1+b}](/latexrender/pictures/40501fc6d0753f81a1043027f727f35f.png)
(ii)
![\frac{1}{1+\sqrt[4]{b}} = \frac{1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3}}{(1+\sqrt[4]{b})(1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3})} = \frac{1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3}}{1-b} \frac{1}{1+\sqrt[4]{b}} = \frac{1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3}}{(1+\sqrt[4]{b})(1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3})} = \frac{1-\sqrt[4]{b}+\sqrt[4]{b^2}-\sqrt[4]{b^3}}{1-b}](/latexrender/pictures/3b39e78b6deb1e5f49672ef61b73b105.png)
Note que no fundo, a estratégia foi fazer aparecer o produto notável:

-

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por Jesse Pessoa » Ter Abr 05, 2011 01:14
Fantini escreveu:Você poderia postar o enunciado completo?
...
Fantine, o enunciado apenas diz:
Racionalize:
![\frac{1}{1+\sqrt[2]{2}-\sqrt[2]{3}} \frac{1}{1+\sqrt[2]{2}-\sqrt[2]{3}}](/latexrender/pictures/e86acadd0e1dcac69aefcffe19da65d4.png)
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por Jesse Pessoa » Sex Abr 08, 2011 00:33
Mas, então eu só troco o sinal entre os radicais?
Obrigado.
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por FilipeCaceres » Dom Abr 10, 2011 18:38
Vou resumir o que o nosso amigo Luiz Aquino mostrou exaustivamente.
Devemos ter em mente que,



Como já foi dito o objetivo é sempre formar um produto notável.
Vamos fazer a questão
Chamando,


Observe que já temos

e só falta

e por coencidência é o próprio conjudado, desta forma não é so trocar o sinal como já foi dito.

daqui em diante a solução é igual.
Vou tomar a liberdade e pegar o mesmo exemplo dado pelo Luiz.
![\frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}} \frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}}](/latexrender/pictures/eeb3af157f857af975b4483a03d5c052.png)
Chamando,
![a=1+\sqrt[3]{2} a=1+\sqrt[3]{2}](/latexrender/pictures/b4bfb953bd9ee57f351b34f99bcbccda.png)
![b=\sqrt[3]{3}} b=\sqrt[3]{3}}](/latexrender/pictures/7d73c21ea353b8c30acda90e803c0004.png)
Observe que é raiz cúbica, desta forma devemos tentar formar

.
Como já temos

então o que nos falta é

Assim temos,
![\frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}} = \frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}}.\frac{(1+\sqrt[3]{2})^2 + (1+\sqrt[3]{2})\sqrt[3]{3} + \sqrt[3]{3}^2}{(1+\sqrt[3]{2})^2 + (1+\sqrt[3]{2})\sqrt[3]{3} + \sqrt[3]{3}^2\right} \frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}} = \frac{1}{1+\sqrt[3]{2}-\sqrt[3]{3}}.\frac{(1+\sqrt[3]{2})^2 + (1+\sqrt[3]{2})\sqrt[3]{3} + \sqrt[3]{3}^2}{(1+\sqrt[3]{2})^2 + (1+\sqrt[3]{2})\sqrt[3]{3} + \sqrt[3]{3}^2\right}](/latexrender/pictures/bc28700e3690dd26f75999699772ef32.png)
daqui segue igual.
Espero ter contribuído um pouco.
-
FilipeCaceres
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por paulo testoni » Sex Nov 15, 2013 22:09
Hola Felipe.
Vc disse que:

. Creio que houve alguma falha na sua digitação.
-
paulo testoni
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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