por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 18:27

Resolvendo a expressão e analisando os dois casos possíveis, chego em uma inequação de 2º grau com \Delta<0
Como resolvo a partir daí? O resultado do livro não é vazio!
-
renanrdaros
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 19:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. de Computação
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sex Mar 25, 2011 18:31
Envie a sua resolução para que possamos identificar onde está o problema.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 18:56


Multiplicando ambos os lados pelo denominador, simplificando e considerando os dois casos (denominador<0 e denominador>0), chego nas seguintes inequações:

e

Elas não têm raízes reais. E a partir daí não sei resolver.
-
renanrdaros
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 19:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. de Computação
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sex Mar 25, 2011 20:22
Vamos analisar assim:

. Como o numerador é sempre positivo, basta descobrir quando

é negativo.


Assim,

.
Em questões assim, não elimine o denominador. Trabalhe com a fração.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por renanrdaros » Sáb Mar 26, 2011 01:52
Obrigado por mais essa!
-
renanrdaros
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 19:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. de Computação
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Mar 26, 2011 10:31
renanrdaros escreveu:Multiplicando ambos os lados pelo denominador, simplificando e considerando os dois casos (denominador<0 e denominador>0), chego nas seguintes inequações:

e

É comum os alunos cometerem o equívoco de multiplicar as inequações usando expressões e não se preocupar com o sinal das mesmas. Leia no tópico a seguir um comentário a respeito disso:
inequação, dúvida.viewtopic.php?f=106&t=3856
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por johnlaw » Dom Mar 27, 2011 13:08
Então, desenvolvendo o

eu chego em

. O denominador fica igual, mas não posso dizer que ele será maior que zero e então encontrar somente o denominador.
Desenvolvi assim:





Para dar a equaçã de 2º grau acima, aquele primeiro +x (na 3ª linha desenvolvida) deveria ser -x, mas o que fiz está errado ?
Valeu! Abraços a todos!
-
johnlaw
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 20
- Registrado em: Sex Ago 06, 2010 13:12
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática Licenciatura
- Andamento: cursando
por johnlaw » Dom Mar 27, 2011 16:33
Ah sim!! OK Luiz, muito obrigado!
Abraços!
-
johnlaw
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 20
- Registrado em: Sex Ago 06, 2010 13:12
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática Licenciatura
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- (Equação de 2° grau) com o Delta sem valor exato
por morcego265 » Sáb Jul 27, 2013 13:48
- 1 Respostas
- 1393 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sáb Ago 03, 2013 08:48
Equações
-
- [Inequação] Menor Inteiro Positivo
por CJunior » Qui Fev 06, 2014 21:37
- 2 Respostas
- 1820 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qui Fev 06, 2014 22:30
Álgebra Elementar
-
- Função do 2° grau - o menor valor numa expressão
por PeterHiggs » Sex Mai 25, 2012 22:24
- 1 Respostas
- 2228 Exibições
- Última mensagem por PeterHiggs

Sáb Mai 26, 2012 16:09
Funções
-
- Inequação 2o grau
por guijermous » Sex Fev 26, 2010 14:29
- 3 Respostas
- 3513 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sex Fev 26, 2010 18:00
Funções
-
- Inequação 1° grau
por Luiza » Sex Jul 16, 2010 10:14
- 1 Respostas
- 2593 Exibições
- Última mensagem por Tom

Sex Jul 16, 2010 12:34
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.