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Lógica - OBM de 1997

Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Abelardo » Seg Mar 07, 2011 04:27

Seja f uma função definida para todo x real, satisfazendo as condições:
f(3)=2 

f(x+3)=f(x).f(3)

, f(-3) vale:

a)6

b)0

c)\frac{1}{2}

d)2

e)-1
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Renato_RJ » Seg Mar 07, 2011 06:36

Grande Abelardo.. Quanto tempo hein ?!

Bem, chega de piadinhas de madrugada e vamos ao que interessa !!

Seguinte, posso ter errado em algo, mas eu acho que é o seguinte, se f(3) = 2 e sabendo que f(x+3) = f(x) * f(3), podemos concluir o seguinte:

f(0 + 3) = f(0) \cdot f(3) Mas f(3) = 2, logo: f(0) = 1

Seguindo a lógica, teremos:

f(6) = f(3 + 3) = f(3) \cdot f(3) = 2 \cdot 2 = 4
f(9) = f(6 + 3) = f(6) \cdot f(3) = 4 \cdot 2 = 8
f(12) = f(9 + 3) = f(9) \cdot f(3) = 8 \cdot 2 = 16
f(15) = f(12 + 3) = f(12) \cdot f(3) = 16 \cdot 2 = 32

Perceba que há um padrão, que é a potência de 2, veja:

f(0) = 1 = 2^0
f(3) = 2 = 2^1
f(6) = 4 = 2^2
f(9) = 8 = 2^3
f(12) = 16 = 2^4
f(15) = 32 = 2^5

Então, podemos supor que f(-3) = 2^{-1} = \frac{1}{2}.

Acredito eu que a sua resposta seja a letra c..

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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Abelardo » Seg Mar 07, 2011 12:31

Super certo, só a galera mesmo hein!
Lembra-se da questão sobre a prova da existência de um número racional entre r1 e r2? viewtopic.php?f=106&t=3992

Não achei a prova de Cantor.. poderias falar, ou melhor, apresentar o raciocínio?
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mar 07, 2011 13:36

Renato, sou contra seu argumento de indução. Você avaliou o crescimento para um lado, o que não necessariamente implica o mesmo para o outro.

f(0)=1

f(-3+3)=f(-3)f(3) \therefore f(0) = f(-3)f(3) \Rightarrow f(-3) = [f(3)]^{-1} = \frac{1}{2}

Isso me dá mais segurança na resposta do que "supor" que a tendência é a mesma no outro sentido.

Abraço.
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Renato_RJ » Seg Mar 07, 2011 15:13

Fantini, você tem razão, supor é muito forte, mas como eu tinha visto um padrão me senti seguro na suposição... Abelardo, o Fantini postou uma resposta mais rápida e elegante, sugiro que a estude (como acabei de fazer.. hehehe... Também tenho o direito de aprender com os meus erros, não ?! ).

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?