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Problema de idade

Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Problema de idade

Mensagempor Alessandra Cezario » Qua Abr 20, 2011 12:57

Adicionando-se as idades de Pedro e Paulo encontraremos 58 anos. Determine a idade de cada um deles se o quociente da
idade de Pedro por 2 excede em 5 unidades o quociente da idade de Paulo por 10.
x+y=58
x/2+5y/10=58?????nada a ver né?

A idade de um pai é o sêxtuplo da idade de seu filho. Determine as idades, sabendo-se que daqui há 5 anos a idade do pai
excederá em 5 anos o triplo da idade do filho.

Este aqui deu nó.Idade do filho x, do pai 6x. Daqui a 5 anos 5(5+3x)?sei q não está certo, mas meu raciocínio está muito fora? :-P
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Re: Problema de idade

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 20, 2011 16:17

É sempre uma questão de interpretação de texto!

Adicionando-se as idades de Pedro e Paulo encontraremos 58 anos (...)

Seja x a idade de Pedro e y a idade de Paulo. Temos que x+y=58.

(...) o quociente da idade de Pedro por 2 excede em 5 unidades o quociente da idade de Paulo por 10.

Quociente da idade de Pedro por 2: \frac{x}{2}. Quociente da idade de Paulo por 10: \frac{y}{10}. Se o primeiro quociente excede em 5 cinco unidades o segundo, então temos que \frac{x}{2} = \frac{y}{10} + 5.

A idade de um pai é o sêxtuplo da idade de seu filho (...)

p = 6f

daqui há 5 anos a idade do pai excederá em 5 anos o triplo da idade do filho.

Idade do pai daqui há 5 anos: p+5. Idade do filho daqui há 5 anos: f+5. Desse modo, temos que p+5 = 3(f+5) + 5.
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Re: Problema de idade

Mensagempor Alessandra Cezario » Qua Abr 20, 2011 16:30

Puxa vida!Me sinto uma anta...rsrsrsMas graças a voc6es consigo esclarecer tudo o que pra mim é obscuro!Muito obrigada mesmo!!!!!Valeu!!!!!
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Re: Problema de idade

Mensagempor lina nunes » Dom Abr 24, 2011 20:00

um pai diz ao seu filho:" hoje sua idade é 2/7 da minha, e ha 5 anos era 1/6.qual é a idade do pai?
valeu!!!
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Re: Problema de idade

Mensagempor LuizAquino » Dom Abr 24, 2011 20:12

Olá lina nunes,

Por questão de organização, não use tópicos abertos para enviar novos exercícios.

Por favor, crie um novo tópico para o seu exercício.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?