• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Sugestões, Críticas e Elogios (changelog)

Seja bem-vindo!


Escreva fórmulas no fórum, utilizando LaTeX via BBCode (english version)

Exemplos:
x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a} ... f^\prime(x)\ = \lim_{\Delta x\to0}\frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x} ... f(x)=\int\limits_{-\infty}^x e^{-t^2}dt
Saiba mais...

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Carlos » Ter Out 26, 2010 14:13

Ola Fabio
Tenho uma duvida quanto ao uso deste site. Com é que eu faço para não ter mais respostas, de uma questão a qual já obtive varias respostas deste site mesmo, onde eu entro para fazer isso tem com fazer isso????
Carlos
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Out 24, 2010 10:04
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Ter Out 26, 2010 14:39

Carlos escreveu:Boa tarde Fabio.
Como eu faço para entar em contato com os membros, exemplo para saber o e-mail particular de uma pessoa, para fazermos contato fora do ajudamatematica.
Tem membros deste site que estão fazendo o mesmo curso do que eu, e gostaria de me comunicar com eles mesmo fora desta comunidade.

Grato pela atenção
Carlos Antonio de Olveira
caooliver@ig.com.br


Olá. Por privacidade, esta é uma preferência de cada usuário que pode ser alterada em:
Painel de Controle do Usuário / Preferências do Fórum / Editar configurações globais / Usuários podem entrar em contato comigo através de emails (sim ou não).


Carlos escreveu:Ola Fabio
Tenho uma duvida quanto ao uso deste site. Com é que eu faço para não ter mais respostas, de uma questão a qual já obtive varias respostas deste site mesmo, onde eu entro para fazer isso tem com fazer isso????


Em geral, os tópicos ficam abertos para discussões. Você pode gerenciar os tópicos acompanhados aqui:
Painel de Controle do Usuário / Visão Geral / Gerenciar acompanhados (selecionar os tópicos, "parar de acompanhar")
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Rogerio Murcila » Seg Nov 08, 2010 13:14

Olá Fabio,

Gostei muito da formatação do fórum e do seu propósito.

Gostaria de sua avaliação em relação as ferramentas de matemática, como MatLab ou o Scientifc Notebook por exemplo, sendo que neste ultimo não é necessário se preocupar com o formato Latex.
Vejo que em outros países estas ferramentas tem sido muito recomendadas e utilizadas inclusive em Pesquisa, Teses de Mestrado e Doutorado. A mesma analogia podemos observar em cursos de matemática financeira no qual é permitido o uso de uma HP 12C por exemplo.

Bom se tiver alguma experiência com estas ferramentas gostaria de uma opinião.

Abraço e parabéns principalmente a você ao Molina pelo empenho e trabalho.
Rogerio Murcila
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 10, 2010 16:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eletronica / Quimica / Adm
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Qua Nov 10, 2010 00:40

Olá Rogerio Murcila!
Lamento não ter experiência com as ferramentas para poder opinar, de qualquer forma será mais eficiente uma calma pesquisa sobre o que os utilizadores acham delas, além de outras opções como "Mathematica", por exemplo.

Sugiro buscas como: http://www.google.com/search?q=mathematics+software+review

Tenha cautela excluindo resultados com abordagens tanto comerciais.
Este por exemplo tem um texto interessante, mas é necessário ler outros semelhantes antes de qualquer conclusão:
http://www.isoftwarereviews.com/educational-math-software-reviews-ratings-and-voting/

Obrigado pelo apoio e desculpe não ter as informações que esperava.
Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Rogerio Murcila » Qua Nov 10, 2010 09:32

Olá Fabio,

Eu instalei algumas ferramentas para avaliação sendo e segue alguns comentários iniciais:

1) Microsoft Math 3.0 - Muito fácil de trabalhar e intuitiva, inclusive demonstrando os passos, porem apesar de muitas funções é bem limitada se comparada com as outras, acredito ser apenas para fins eduacionais.
2) Ti-Nspire 1.7- Fácil de trabalhar, muito parecida com o Microsoft Math em termos de funções e poder, não demostra os passos porem tem uma caracteristica de poder mexer nos gráficos via mouse bem interessantemas tambem voltada para fins eduacionais.
3) Mathematica 7.0 - Interface bem mais profissional o que exige um certo conhecimento, muito poderosa e de uso profissional.
4) Scientific Notebook 5.5 - Interface mais amigavel que o Mathematica, permite formatação personalizada e contem varios templates com formatações usadas nas principais Universidades dos Estados Unidos, formatação de Livros, Teses e artigos cientificos, permite criar bibliografia, enfim achei o mais amigável e que apenas num pacote pode-se fazer tudo sem ficar pulando para outros softwares.
5) Scientific Workplace 5.5 - Similar ao anterior porem com mais opções de formatação e publicação de documentos e devido a maior facilidade estes dois são o meu preferido.

Não tive oprtunidade de trabalhar com o MatLab que dizem ser muito bom porem de interface mais dificil ainda.

Obs: Não trabalho em nenhuma empresa e não tenho interesse comercial em nehuma.

Já estou olhando os links que voce me enviou e agradeço.

Mesmo para fins academicos acho interessante avaliar estas ferramentas e vejo que nas grandes Universidades Americanas e centro de pesquisa torna-se quase obrigatório.

Abraço e grato pelo retorno.
Rogerio Murcila
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 10, 2010 16:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eletronica / Quimica / Adm
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Qua Nov 10, 2010 13:46

Boa tarde, Rogerio.

Primeiramente obrigado pelas palavras!

Ano passado tentei trabalhar com MatLab porém não obtive êxito. Ele é um programa muito completo e vem com algumas pacotes já pronto. Para quem já trabalha ou tem alguma noção de programação ele se torna mais simples, digo isso porque quando tentava achar algum tutorial na internet sempre caia em sites de programadores, então acredito que este programa seja bem familiar a eles.

Em um semestre na faculdade mexi com o Scientific Workplace. O que fizemos foi construir avaliações diferentes com um único modelo, como por exemplo, cada vez que eu gerava um documento ele gerava uma matriz diferente uma da outra. Isso pode ser aplicado para construir provas diferenciadas para cada aluno, afim de evitar "colas", hehe. Mas será que vale mesmo apena?

Bom, também não vou poder te ajudar muito fora isso.

Abraços, :)
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Rogerio Murcila » Qua Nov 10, 2010 14:33

Olá Molina,

Fico orgulhoso de ver o empenho seu e do Fábio levando esse forum nas costas (não fazendo pouco caso dos demais colaboradores), imagino o trabalho que dá rssssss

Em relação ao MatLab pelo pouco que eu pude ler tambem achei que não era para o meu bico, por ser muito especifico e com muitos detalhes, como voce disse é para quem é do ramo e para aprender deve ser bem custoso.

O Scientific Workplace achei bem mais tranquilo e tem muito potencial, eu tenho um template no qual pode-se elaborar uma prova eletronica e os alunos podem responder no próprio software, achei muito bom pois já está pronto e a correção é automatica, ganha-se muito tempo e fica uma coisa de primeiro mundo.

Em minha opinião vale muito a pena sim, eu imagino uma sala de aula com esse sistema rodando em todos os micros (com certeza deve ter isso nos EUA), eu defendo que temos que dar uma passo adiante nisso ao invés de investir muito tempos nas contas simples devemos ir muito alem e com certeza os resultados serão muito melhores que o que temos hoje na escola "convencional" tenho um trabalho da Prof.: Ivanete Zuchi da Universidade do Estado de Santa Catarina (Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Matemática) que foi apresentado no 2°SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática onde ela foca o seguinte tema: A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES TECNOLÓGICOS EM SALA: NOVAS POTENCIALIDADES E NOVAS FORMAS DE TRABALHO se voce quiser posso lhe enviar.

Em minha opinião a Matemática é uma ferramenta muito valiosa e importante porem, infelizmente sabe-se que uma boa parte dos docentes não sabem para que serve a matéria que estão ensinando, isso é cruel pois faz com que o aluno abomine o assunto por não ver uma aplicação prática. Acredito que com ferramentas mais modernas aliado ao trabalho colaborativo entre professores e pesquisadores pode-se conseguir resultado muito melhores que os atuais.

Agradeço seu relato de experiencia que me foi muito útil.

Abraço.
Rogerio Murcila
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 10, 2010 16:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eletronica / Quimica / Adm
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Qua Nov 10, 2010 15:00

Realmente gosto do que faço aqui! Gosto de ver os usuários se ajudando, pois um fórum não se sustenta só com perguntas e sim com as respostas também. Queria poder ajudar mais, mas por falta de tempo não é possível.

Se puder me enviar este trabalho da Prof. Ivanete ficaria grato. O e-mail está na assinatura deste post. Defendo também o uso de ferramentas da tecnologia para ajudar no estudo, a exemplo deste fórum que tem este propósito. Foi-se o tempo em que a única fonte para tirar as dúvidas são os professores dentro da sala de aula. Muitas vezes precisamos das respostas que buscamos naquele momento, e a internet permite isso. Usada de forma certa, estes ambientes são muito úteis. Porém, como professores, nem sempre temos as condições adequadas e o tempo necessário para fazer estes trabalhos com os alunos.

Esse é um assunto que me agrada muito, tanto que foi minha defesa de ingresso para o mestrado em Educação Científica e Tecnológica, porém, acho difícil ser aprovado.. Mas daí tenho 1 ano pela frente para escrever melhor um artigo. :lol:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor 0 kelvin » Ter Nov 16, 2010 14:44

Alguém conhece www.mathjax.org ?

Estava usando latex no wordpress com um plugin que transforma as equações e fórmulas em PNG ou GIF, mas o resultado é ruinzinho. As fontes ficam meio borradas, com bordas esbranquiçadas e um tamanho incompatível com o resto do texto. Testei aqui o mathjax. Ele faz as fórmulas e equações saírem como texto, não como imagem, dá até pra selecionar como se fosse texto. Só que do que testei até agora, ele tem um modo HTML-CSS e outro NativeMML, no modo html-css a fonte saiu parecendo Times New Romam e muito forte no firefox. No NativeMML saiu quase igual a texto comum, mas no IE8 não funciona. Enquanto html-css no IE8 sai com fonte totalmente diferente do firefox.
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Rogerio Murcila » Ter Nov 16, 2010 16:11

Olá kelvin,

Não conheço mas já baixei para dar uma olhada e notei que ele já traz os simbolos matematicos internamente no formato PNG e html, pergunto voce consegue editar o documento depois de exportado ou tem que refazer o processo de exportação novamente?

Sei que no Microsoft Math basta copiar e colar no Word as formulas e editar no próprio Word e a qualidade de impressão é ótima.
Outros software como o Scientifc Work Place são próprios para isso e já exportam em htm e/ou PDF sendo que quando ele exporta como htm ele salva a figura numa pasta separada enquanto que que PDF é um arquivo único.

Como o próprio editor de formula do ajuda matemática é possivel exportar para htm mas neste caso tambem salva a figura como png.
Rogerio Murcila
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 10, 2010 16:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eletronica / Quimica / Adm
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor 0 kelvin » Ter Nov 16, 2010 18:32

Percebi agora, são PNGs por caractere. Tambem descobri que o IE8 funciona com NativeMML desde q instale o MathPlayer.

Instalei no wordpress. Primeiro tem que salvar o post e depois ver o resultado. Não sei como funciona com documentos de texto.

Uma coisa que eu vi é que no MathML é bem diferente do LaTeX. Tem um exemplo da fórmula de Bháskara na wikipedia. Em Latex vc digita \frac{}{} \sqrt{} mas em MathML é XML, não dá pra digitar na mão pq são dezenas de linhas com tags abre e fecha.
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 16, 2010 19:29

Existe o programa LyX como um meio termo de ambientes WYSIWYG com o ambiente Latex que é WYMIYWG. Para aqueles que querem aprender a programar mais em TeX, eu uso o TeXWorks porque gostei da linguagem. Para aplicações geométricas, existe o GeoGebra. Sei que não está 100% relacionado mas são programas que acredito valer a pena mencionar aqui.
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor DanielRJ » Sex Jan 14, 2011 19:05

Olá fabio estou com um probleminha. Eu não estou conseguindo fazer com que o forum pare de mandar spam para o meu email.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Sáb Jan 15, 2011 10:41

danielcdd escreveu:Olá fabio estou com um probleminha. Eu não estou conseguindo fazer com que o forum pare de mandar spam para o meu email.


Olá danielcdd!

Caso você esteja se referindo às notificações de resposta, peço que verifique as seguintes configurações para sua conta:
Código: Selecionar todos
-Painel de Controle do Usuário / Visão Geral / Gerenciar acompanhados

Lá você poderá selecionar os tópicos desejados ou todos e clicar em "Parar de acompanhar", assim não receberá avisos quando estes tópicos forem respondidos.
Lembrando que o aviso ocorre apenas uma vez para um dado tópico quando o mesmo não é visitado após a notificação, mesmo para as próximas respostas.


Adicionalmente, você pode alterar o comportamento padrão das notificações para seus próximos tópicos, em:
Código: Selecionar todos
-Painel de Controle do Usuário / Preferências do Fórum / Editar padrões de postagem

selecionando "não" para a opção: "Sempre notificar-me caso minhas mensagens sejam respondidas"
Assim, novos tópicos não ficarão com notificação automática.


danielcdd, espero que a queixa seja sobre este assunto e que consiga configurar como deseja, pois nosso fórum não envia e-mails indesejados e não contribui com prática de SPAM. Vale lembrar que a postagem de endereços de e-mails em tópicos favorece a captura por BOTs para usos diversos, inclusive SPAM.


Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor DanielRJ » Ter Jan 18, 2011 18:21

Foi modo de falar. Eu não encontrei o termo adequado ai acabei escrevendo "Spam"
Mas foi resolvido obrigado!
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Renato_RJ » Ter Jan 18, 2011 19:17

Amigos, vou dar a minha opinião como usuário... Quando estudei engenharia eletrônica eu usei muito o MatLab, lá no CBPF eles usam muito em conjunto com o LabView, duas ferramentas poderosas e muito bem pagas (MatLab é caríssimo, principalmente se você quiser a toolbox de DSP, fora que sua linguagem é toda matricial)... Atualmente estou estudando matemática e estou usando o Maxima (http://maxima.sourceforge.net/), um programa totalmente gratuito e que tem versão plena para linux (ele faz até animações com os gráficos das funções, basta estudar o manual), quanto ao programa da MS, de boa, achei horrível comparado ao Maxima ou ao MatLab....

Quanto ao LaTeX, eu uso o Kile no linux e nunca tive problemas com ele, estou muito satisfeito e tenho escrito todos os meus textos nele, até as listas de exercícios dos meus professores.
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Fabio Alves Batista » Qui Fev 17, 2011 20:28

Olá Fabio,
faltou colocar tópicos de provas anteriores..
um abraço..
Fabio Alves Batista
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 17, 2011 19:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em matemática
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Sex Fev 25, 2011 00:15

Prezados Administradores,

Ao que parece, há um limite de tempo no qual podemos editar as nossas mensagens. Eu sou usuário de outros fóruns que usam o sistema phpBB e essa limitação não existe. Vocês colocaram essa limitação propositalmente? Não seria interessante removê-la, para que o usuário possa alterar (corrigir, na maior parte das vezes) as suas mensagens quando quiser?

Desde já agradeço a atenção,
Luiz Aquino.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Sex Fev 25, 2011 12:31

Fabio Alves Batista escreveu:Olá Fabio,
faltou colocar tópicos de provas anteriores..
um abraço..


Olá Fabio!
Há um repositório de conteúdos diversos, por exemplo:
viewforum.php?f=105

Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Sex Fev 25, 2011 12:34

LuizAquino escreveu:Prezados Administradores,

Ao que parece, há um limite de tempo no qual podemos editar as nossas mensagens. Eu sou usuário de outros fóruns que usam o sistema phpBB e essa limitação não existe. Vocês colocaram essa limitação propositalmente? Não seria interessante removê-la, para que o usuário possa alterar (corrigir, na maior parte das vezes) as suas mensagens quando quiser?

Desde já agradeço a atenção,
Luiz Aquino.


Olá LuizAquino, agradeço sua participação!
Por favor leia estes tópicos relacionados:
viewtopic.php?f=9&t=315#p861
viewtopic.php?f=9&t=315#p879
viewtopic.php?f=0&t=315&p=2557#p2557

Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Sex Fev 25, 2011 18:55

Olá Fabio Sousa,

Segundo os tópicos que você enviou, as configurações atuais permitem 24 horas de edição em suas próprias mensagens.

Você acha que seria muito ruim estender esse prazo um pouco mais? Digamos, para 48 ou 72 horas?

Eu acredito que isso seria algo positivo, pois os colaboradores teriam um pouco mais de tempo para corrigir eventuais erros em suas mensagens.

Att,
Luiz.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Sex Fev 25, 2011 19:18

LuizAquino escreveu:Olá Fabio Sousa,

Segundo os tópicos que você enviou, as configurações atuais permitem 24 horas de edição em suas próprias mensagens.

Você acha que seria muito ruim estender esse prazo um pouco mais? Digamos, para 48 ou 72 horas?

Eu acredito que isso seria algo positivo, pois os colaboradores teriam um pouco mais de tempo para corrigir eventuais erros em suas mensagens.

Att,
Luiz.

Boa tarde, Luiz.

Se me permite, vou tentar explicar o porquê disso.

Na época que foi criada a edição de tópicos foi discutida este ponto que você está colocando. A ideia era não desorganizar o forum, desta forma que vou citar abaixo:

Vamos supor que qualquer usuário possa editar suas mensagens pelo tempo que quiser. Um usuário, sem muito conhecimento de fóruns, se registrou e criou um tópico com a sua dúvida. Posteriormente esta dúvida foi respondida, mas ele tinha mais uma outra dúvida. Então ele que não conhece muito de foruns apenas edita sua mensagem que já havia sido respondida e cria uma nova no local daquela que já tinha resposta. Este tópico vai ficar totalmente desorganizado, pois a resposta não vai ter nenhuma ligação com a nova pergunta.

Um pouco difícil de explicar isso, mas tenter ser bem detalhista.

Vou aproveitar e deixar minha sugestão: Já que agora temos vários níveis de usuários, que tal não definir um tempo diferente para cada nível? Afinal, a pessoa com mais comentários tende a entender melhor o funcionamento do fórum e a utilizar de forma melhor este recurso.

:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Sex Fev 25, 2011 22:48

Olá Luiz, olá Molina!

Eu gostaria sim de deixar a edição livre, contanto que fosse para melhorar as mensagens de fato.
Mas conforme o Molina lembrou, tivemos várias ocorrências de tópicos iniciais já com diversas respostas, totalmente substituídos por outra mensagem.

Estive olhando agora novamente e ainda parece não haver uma solução nativa do phpBB da forma que precisamos.
Há permissões especiais relacionadas à sobreposição da limitação de edição para moderadores, mas não para grupos, ou ainda para "ranks" que seria ideal para nós, com os novos ranks automáticos para colaboradores.
Eu poderia editar o código para atender à necessidade, mas acho que não convém muita alteração não oficial, visando manter a integridade com futuras atualizações phpBB.

Já tivemos o prazo de 72 horas antes e infelizmente digo: era mais que suficiente para causar os transtornos citados.
De qualquer forma, vamos tentar um meio termo nesta nova fase, ampliei para 48 horas conforme sua solicitação.

Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Sex Fev 25, 2011 23:07

Olá Fábio e Molina,

Obrigado pela alteração para 48 horas.

Eu espero que esse prazo não gere os problemas citados.

Além disso, eu torço para que no futuro os usuários sejam mais conscientes e saibam usar este (ótimo) espaço adequadamente. Desse modo, tal limitação na edição não precisaria acontecer.

Att,
Luiz.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Dom Fev 27, 2011 19:56

Prezados Administradores,

O sistema de Mensagem Privada está desabilitado?

Quando eu acesso "Painel de Controle do Usuário > Mensagens Privadas > Compor mensagem" eu obtenho a informação: "Você não está autorizado a enviar mensagens privadas."

Existe algum tipo de restrição quanto ao "tipo" de usuário que pode enviar M.P.?
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Ter Mar 01, 2011 20:09

LuizAquino escreveu:Prezados Administradores,

O sistema de Mensagem Privada está desabilitado?

Quando eu acesso "Painel de Controle do Usuário > Mensagens Privadas > Compor mensagem" eu obtenho a informação: "Você não está autorizado a enviar mensagens privadas."

Existe algum tipo de restrição quanto ao "tipo" de usuário que pode enviar M.P.?

Boa tarde, Luiz.

O problema é semelhante ao outro ponto levantado por você. Quando foi criado essas Mensagens Privadas, deixamos aberto para todos os usuários e o que começou a acontecer foi os usuários mandarem suas dúvidas diretamente (via MP) para os colaboradores e para o administrador, achando que assim conseguiriam a resposta de forma mais rápida, ao invés de criarem um tópico e aguardarem a colaboração de algum outro usuário.

Vou deixar aqui a mesma sugestão para o caso da edição dos posts: tentar definir este tipo de opção para usuários mais experientes, ou seja, numa classificação melhor. Como foi respondido pelo fabio, talvez isso também não seja possível, mas mesmo assim faço questão de deixar minha contribuição.

Abraços. :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Qua Mar 09, 2011 15:33

Olá Luiz!

Fizemos algumas alterações nos grupos de colaboradores separando em: "Colaboradores Fundadores" e "Colaboradores Voluntários".
Assim, configuramos permissões distintas do anterior grupo mais comum "Usuários Registrados", onde apenas o rank automático se altera conforme o número de mensagens.

O envio de mensagens privadas foi habilitado para o novo grupo "Colaboradores Voluntários" que possui hoje 14 membros:
memberlist.php?mode=group&g=10

Para os demais, apenas a leitura de MP continua habilitada por enquanto.

Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 20:09

Olá Fábio,

Obrigado pela atenção.

Fico feliz em saber que eu estou no grupo dos voluntários. :)

Att,
Luiz.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor profmatematica » Sex Mar 25, 2011 13:43

Deixo minha critica em relacao ao colaborador luizaquino que deveria ter um pouco mais de humildade e educacao quando for sanar as duvidas dos useres visto que este e um site de renome. Apenas isso, obrigada
profmatematica
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 42
Registrado em: Sex Ago 27, 2010 13:34
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em matemática
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 25, 2011 14:22

profmatematica escreveu:Deixo minha critica em relacao ao colaborador luizaquino que deveria ter um pouco mais de humildade e educacao quando for sanar as duvidas dos useres visto que este e um site de renome. Apenas isso, obrigada


Em minha defesa eu gostaria de destacar que, considerando a data desta mensagem, eu tenho 2 meses de cadastro neste Fórum, sendo que nesse período eu fiz 355 participações. Em nenhuma delas houve um comentário como esse. E tenham certeza quando eu digo que não haverá comentários assim nas próximas participações, pois humildade e educação são qualidades que eu sempre cultivo.

Atenciosamente,
Luiz Aquino.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

AnteriorPróximo

Voltar para Informações Gerais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48

Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57

my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55

isso ai foi uma questao da FGV?

haahua to precisando trocar de faculdade.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11

Saudações! :-D
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: