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Lógica da Matematica

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Lógica da Matematica

Mensagempor Jaison Werner » Qua Abr 27, 2011 12:19

Sejam as proposições p: Paulo é ciclista e q: Saulo é corredor. Traduz apara a Linguagem corrente as Proposições:
a) p ^ q =
b) p \rightarrowq =
c) p _^q =
d ) p \leftrightarrowq =
e) ~(p^q)=
g) ~p^q=
h)~(p v q)=
i) ~~p =
j) ~(~pv~q)
L) p v q =

me ajudem a responder por favor!!!!
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 19:31

pow,isso ta muito longe para os meus conhecimentos de ensino medio kkkkkk
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:00

Você sabe o que \vee, \neg, \wedge, \Rightarrow e \iff querem dizer?
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 20:05

isso se aprende em ensino medio ? se for explica ai num sei n *-)
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:16

A pergunta era direcionada ao Jaison, mas em todo caso:

\vee quer dizer "ou".

\wedge quer dizer "e".

\Rightarrow quer dizer "implica".

\iff quer dizer "se, e somente se".

\neg quer dizer a negação da afirmação.

Sabendo isso, é possível resolver.
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 21:05

pow da um exemplo ai usando o sinal de "implica"?!?!
e msm coisa que equivalente?

legal n sabia disso
(vo usar pra responder minhas discursivas pra tirar onda kkkkk, zoera!)
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Re: Lógica da Matematica

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 21:31

A implica B significa que quando A ocorre você pode afirmar que B também ocorre, e não é o mesmo que equivalente. Dentre estes símbolos, o que significa equivalente é o de "se, e somente se", que é uma implicação dupla: ele diz que se A ocorre então B ocorre, e mais ainda, se B ocorre, então A ocorre. Essa "volta", digamos (de B ocorrer implicar A ocorrer), NÃO é verdadeira em todos os casos.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?