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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Sub-seção para materiais das disciplinas relacionadas ao cálculo.
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Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos, bibliografias etc.
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O objetivo desta seção é compartilhar alguns materiais dos próprios alunos do IME-USP, formandos e formados, das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática.
Dentre os materiais, organizados por disciplinas, você encontrará:
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos e bibliografias, além de outros materiais indicados ou fornecidos pelos próprios professores.
A fonte e os créditos do autor devem ser citados sempre que disponíveis.
O intuito deste compartilhamento é favorecer um estudo complementar.
Utilize a seção de pedidos para outros ou caso a sub-seção ainda não possua material.
A pesquisa do fórum facilita a localização de materiais e outros assuntos já publicados.
por joana f d pinheiro » Seg Nov 16, 2009 13:18
Pessoal, queria que alguém me ajudasse a me localizar em Cálculo I.
Não tenho nenhuma noção de exatamente o que é mas me dispertou um interesse sobre o assunto.
Godtaria de uma breve explicação. Algo com que uma pessoa sem nehuma experiência nesse assunto possa entender.
Obrigada desde já!
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joana f d pinheiro
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por Elcioschin » Seg Nov 16, 2009 17:38
joana
O assunto é muito amplo e não dá para explicar aqui, em poucas linhas.
Sugiro que vc dê uma lida no assunto, para entender a idéia básica.
Depois, se tiver dúvidas, recorra ao forum.
Para entender bem é necessário um bom conhecimento do Ensino Médio sobre:
- Funções, Geometria Analítica 2D, Trigonometria.
Sugestão de livros:
Um curso de Cálculo - Hamilton Luiz Guidorizzi - Vol. 1 - Editora LTC
Cálculo com Geometria Analítica - Earl W. Swokowsky - Vol. 1 - Editora Makron Books
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por Molina » Seg Nov 16, 2009 21:59
Boa noite e bem-vinda, Joana!
Legal você ter esta dúvida antes mesmo de estudar a fundo o que é o Cálculo. Os cursos de matemática deveriam fazer isso desde cedo e não ficar resolvendo quadrados mágicos nas primeiras fases...
Vou citar uma explicação que li quando comecei a estudar cálculo:
O cálculo é fundamentalmente diferente da matemática que você estudou. O cálculo é menos estático e mais dinâmico. Ele trata de variação e de movimento, bem como de quantidades que tendem a outras quantidades. Por essa razão, pode ser útil ter uma visão geral do assunto antes de começar um estudo mais aprofundado. Vamos dar aqui uma olhada em algumas das principais ideias do cálculo, mostrando como surgem os limites quando tentamos resolver diversos problemas.Uma dica de livro é de onde tirei essa citação. Entrando em
http://www.4shared.com e digitando
James Stewart você provavelmente irá encontrar o livro em PDF para download.
Espero ter ajudado,
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por joana f d pinheiro » Qua Nov 18, 2009 22:16
Obrigada pelas dicas. Na verdade ainda não curso licenciatura, quero mesmo tentar ajudar minha filha.Espero conseguir.
Voltarei um pouco atualizada. Por enquanto está tudo confuso, apenas o básico do ensino médio de vinte anos atrás...
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joana f d pinheiro
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- explicação calculo
por crsglc2 » Dom Abr 04, 2010 23:21
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- Última mensagem por Molina
Ter Abr 06, 2010 21:58
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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- [Calculo]Alguém me ajuda nessa questão de calculo pfv.
por moeni » Seg Abr 04, 2022 21:54
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- Última mensagem por moeni
Seg Abr 04, 2022 21:54
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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- Preciso de uma explicação
por Deko » Dom Mar 28, 2010 16:33
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- Última mensagem por Elcioschin
Dom Mar 28, 2010 19:07
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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- Preciso de Explicação
por andersonvendramin28 » Ter Mai 31, 2011 11:29
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- Última mensagem por andersonvendramin28
Qua Jun 08, 2011 15:46
Funções
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- Explicação da tangente
por Cleyson007 » Qua Out 17, 2012 16:48
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Qui Out 18, 2012 09:14
Trigonometria
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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