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Pensando e esboçando gráficos

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Pensando e esboçando gráficos

Mensagempor admin » Qui Mar 06, 2008 17:21

Olá!

Farei um breve comentário sobre alguns procedimentos importantes e elementares que auxiliam o entendimento de gráficos de muitas funções.

Para começar, faça uma pausa e tente responder esta pergunta: como você traça o gráfico de uma reta?
Pense e tenha o seu método em mente.


No caso de retas, há várias formas, mas acredito que se você fizer uso do que eu tentarei explicar, conseguirá esboçar muitos gráficos mentalmente, apenas olhando para suas equações.

A idéia é partir do exemplo mais simples da classe de funções.
Para retas, comece pela bissetriz dos quadrantes ímpares:

y = x

Sempre quando for traçar um gráfico de reta, comece por esta.

Em seguida, obedecendo a precedência de operações, aplique à reta a variação do fator a (a \in \Re):

y = ax

Repare que o fator a causará uma variação na inclinação da reta, mantendo a origem fixa no ponto (0, 0):
Se a > 1, aumentará o ângulo da reta com o eixo x.
Se 0 < a < 1, diminuirá o ângulo da reta com o eixo x.
Se a < 0, primeiro, faça a reflexão da reta no eixo x, depois a respectiva variação do ângulo, analogamente aos dois casos anteriores.
Na prática, para você encontrar de quanto foi a variação, utilize o ponto (1, 1) por onde a reta está passando.
Após a multiplicação, a reta passará pelo ponto (1, a).


E por fim, trate uma eventual variação da parcela b (b \in \Re):
y = ax + b

Veja que b fará a reta atual "subir" ou "descer" no plano, dependendo do sinal.
Pense na reta como um "objeto rígido" e faça estas variações "manualmente".
Se estiver na lousa, pegue uma régua e faça acreditar que a régua é a reta!
Mexa a régua conforme variar a reta!

Se b > 0, suba a origem da reta até b no eixo y (repare que o "objeto" inteiro subirá b, ponto a ponto).
Se b < 0, desça a origem da reta até b correspondente no eixo y (o "objeto" inteiro descerá b, ponto a ponto).
Veja que da origem anterior em (0, 0), obtivemos um novo ponto (0,b).

Pronto! A reta está na posição certa!
O gráfico está traçado!


No meu caso, estes procedimentos não foram ensinados no ensino médio.
Embora sejam bem elementares e excelentes para visualização, em geral não são utilizados.
Os créditos são da professora Barufi IME-USP.

É muito comum traçarem retas a partir de dois pontos, fazendo a chamada "tabelinha".
Os professores nunca deveriam favorecer este método.

Para se aprofundar neste assunto, recomendo o seguinte livro:
BARUFI, Maria Cristina Bonomi e LAURO, Maira Mendias. Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem utilizando microcomputador. São Paulo: CAEM-IME/USP.



A mesma idéia você pode utilizar com outras classes de funções, por exemplo, o próximo passo é compreender as variações das parábolas, partindo de:
y = x^2

Depois, você pode estudar as variações das hipérboles, partindo de:
y = \frac{1}{x}

E outras, como:
y = \sqrt{x}

y = ln\;x

y = e^x

y = senx

y = cosx

y = tgx
etc.

Assim, inclusive, você se habitua a identificar qual o tipo de gráfico que uma função mais simples possui, apenas olhando para sua equação e identificando sua classe. Depois, faça as variações!

O processo é muito rápido mentalmente e traz vários benefícios matemáticos.
Se o aluno entender, ele vai sempre saber!

Para o estudo e visualização destas variações, eu sugiro o software WINPLOT, uma simples e poderosa ferramenta, disponível para download aqui:
http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe



Bons estudos e/ou boas aulas!
Fábio Sousa
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.