Página 1 de 1

Urgente

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 18:39
por jean
Seu José arnaldo freitas teodoro tem o costume de formar senhas para suas contas bancarias usando sempre cada uma das iniciais de seu nome e os dois algarismos de sua idade sem repetir nenhum desses sinais . Atualmente ele esta com 61 anos (logo uma senha possivel é f1aj6t ou 16tajf).Nessas condições , seu josé pode compor , ao todo , quantas senhas ??

A)6 B)600 C)72 D)720 E)620

Re: Urgente

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 20:04
por Molina
jean escreveu:Seu José arnaldo freitas teodoro tem o costume de formar senhas para suas contas bancarias usando sempre cada uma das iniciais de seu nome e os dois algarismos de sua idade sem repetir nenhum desses sinais . Atualmente ele esta com 61 anos (logo uma senha possivel é f1aj6t ou 16tajf).Nessas condições , seu josé pode compor , ao todo , quantas senhas ??

A)6 B)600 C)72 D)720 E)620

Boa tarde, Jean.

Problemas deste tipo você deve multiplicar as possibilidades em cada casa da senha. Neste caso Seu José tem uma senha com 6 dígitos ( _ _ _ _ _ _ ), com 6 algarismo alfanuméricos possíveis ( J A F T 6 1 ). Então para o primeiro dígito da senha ele tem 6 opções de escolher algum dos seis algarismos alfanuméricos. Como o problema diz que não há repetições, para a segunda casa de sua senha, ele terá apenas 5 opções de algarismo. Para o terceiro dígito da senha, haverá 4 opções (já que as duas primeiras não podem ser iguais). E assim sucessivamente... no quarto dígito da senha, haverá 3 opções. No quinto dígito, haverá 2 opções e no sexto e último dígito da senha, haverá apenas 1 opção para a senha.

Agora basta multiplicar as opções, que neste caso eu deixei com os números sublinhados e chegar na resposta de quantas são as formas para a senha de Seu José.

Este problema poderia ser também respondido usando fatorial, ou seja, 6!

Bom estudo :y:

Re: Urgente

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 21:36
por jean
OPa ... Vlwws aew Ajudoo Muitoooo ^^