• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Resistores em Série

FGE0270
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Resistores em Série

Mensagempor Rafael16 » Qua Mar 13, 2013 23:33

Boa noite gente, não consigo entender o porque em cada resistor, em série, tem uma d.d.p. diferente. A d.d.p. já não é estabelecida nos pontos A e B?

associação de resistores em série.jpg


Valeu! :y:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: Resistores em Série

Mensagempor Sobreira » Qui Mar 14, 2013 00:25

Pelo que entendi da sua pergunta:
Note que RS está representando a soma de R1, R2 e R3.
Lembre-se que a tensão total de um circuito é igual a soma das quedas de tensão parciais.
Por exemplo:
Em um circuito cuja tensão vale 100V e temos três resistores (R1=10 ?, R2=10 ? e R3=5 ?) a corrente total é U=RI
100=25I
I=4A
Ou seja, a queda no resistor 1 é igual a 40V, no R2=40V e em R3=20V, totalizando os 100V de alimentação do circuito.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Resistores em Série

Mensagempor Russman » Qui Mar 14, 2013 10:32

Os resistores são dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica (calor). Assim, a d.d.p estabelecida entre os terminais A e B será, a cada resistor experimentando a corrente elétrica, diminuída. Lembe-se que a d.d.p do circuito relaciona-se com a energia cedida pelo campo elétrico gerado no fio.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Eletricidade I

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.