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[Bases/Dimensao] Achar o vetor que falta da Base

MAT0134
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

[Bases/Dimensao] Achar o vetor que falta da Base

Mensagempor ewald » Ter Abr 03, 2012 23:31

Ok estou com muita dificuldade de fazer a alternativa "c" desta questao alguem pode me ajudar, talvez uma SUPER dica quem sabe.

8. Considere os vetores x1 = (1, 1, 1)T e x2 = (3, -1, 4)T.

(a) x1 e x2 geram R3? Explique.
(b) Seja x3 um terceiro vetor em R3 e defina X = {x1, x2, x3}. Que condição (ou condições) X tem que satisfazer para que x1, x2, x3 formem uma base para R3?
(c) Encontre um terceiro vetor x3 que estenda o conjunto {x1, x2} a uma base para R3.

Obs.: o T depois dos vetores é pra indicar que é o vetor transposto.
ewald
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Re: [Bases/Dimensao] Achar o vetor que falta da Base

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 00:24

Ewald, por favor use LaTeX, veja a regra número 2 do fórum. Sobre a questão, qual foi a sua resposta para o item b?
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Re: [Bases/Dimensao] Achar o vetor que falta da Base

Mensagempor ewald » Qua Abr 04, 2012 14:26

MarceloFantini escreveu:Ewald, por favor use LaTeX, veja a regra número 2 do fórum. Sobre a questão, qual foi a sua resposta para o item b?

Ok, como era pouca coisa que precisava botar pelo latex eu achei que nao faria muita diferença, mas ja que insiste...

8. Considere os vetores {x}_{1} = {(1, 1, 1)}^{T} e {x}_{2} = {(3, -1, 4)}^{T}

(a) {x}_{1} e {x}_{2} geram R³? Explique.
(b) Seja {x}_{3} um terceiro vetor em R³ e defina X = {{x}_{1}, {x}_{2}, {x}_{3}}. Que condição (ou condições) X tem que satisfazer para que {x}_{1}, {x}_{2}, {x}_{3} formem uma base para R³?
(c) Encontre um terceiro vetor {x}_{3} que estenda o conjunto {{x}_{1},{x}_{2}} a uma base para R³.

Agora quanto minha resposta da alternativa "b":
R: X tem de ser linearmente independente e também tem de ser gerador do R³. (Sendo que no gabarito diz Linearmente independente e gerar R³)

Ta complementando um pouco, eu tentei fazer a "c" mostrando que os 3 vetores sao linearmente independentes (primeiramente) dizendo que o {x}_{3} é o vetor v=({v}_{1},{v}_{2},{v}_{3}), montando entao uma matriz, escalonando ... enfim todo processo para provar que um conjunto de vetores sao L.I. e, no entanto, so consegui muitas variaveis e nenhuma resposta.

Obs.: Tentei tambem mostrar que gera o R³, mas , de novo, so consegui muitas variaveis.

Bem é isso.
ewald
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Re: [Bases/Dimensao] Achar o vetor que falta da Base

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 04, 2012 17:50

ewald escreveu:8. Considere os vetores {x}_{1} = {(1, 1, 1)}^{T} e {x}_{2} = {(3, -1, 4)}^{T}

(a) {x}_{1} e {x}_{2} geram R³? Explique.
(b) Seja {x}_{3} um terceiro vetor em R³ e defina X = {{x}_{1}, {x}_{2}, {x}_{3}}. Que condição (ou condições) X tem que satisfazer para que {x}_{1}, {x}_{2}, {x}_{3} formem uma base para R³?
(c) Encontre um terceiro vetor {x}_{3} que estenda o conjunto {{x}_{1},{x}_{2}} a uma base para R³.


ewald escreveu:Ta complementando um pouco, eu tentei fazer a "c" mostrando que os 3 vetores sao linearmente independentes (primeiramente) dizendo que o {x}_{3} é o vetor v=({v}_{1},{v}_{2},{v}_{3}), montando entao uma matriz, escalonando ... enfim todo processo para provar que um conjunto de vetores sao L.I. e, no entanto, so consegui muitas variaveis e nenhuma resposta.

Obs.: Tentei tambem mostrar que gera o R³, mas , de novo, so consegui muitas variaveis.


Para que \{\vec{x}_{1},\, \vec{x}_{2},\, \vec{x}_3 \} seja uma base para \mathbb{R}^3, você já sabe que esse conjunto deve ser L. I. e gerar \mathbb{R}^3 .

Basta então encontrar (ou escolher) um vetor \vec{x}_3 tal que aquele conjunto seja L. I. e gere \mathbb{R}^3 .

Note que temos infinitas escolhas. Uma das mais simples é escolher \vec{x}_{3} = \begin{bmatrix} 1 & 0 & 0 \end{bmatrix}^T .

Agora verifique que com essa escolha temos de fato uma base para \mathbb{R}^3 .

Observação

Quando falamos de "transposta", estamos tipicamente nos referindo a matriz. Para representar a transposta de uma matriz de uma linha e três colunas, usamos uma das seguintes notações:

(i) \begin{bmatrix} a & b & c \end{bmatrix}^T

(ii) \begin{pmatrix} a & b & c \end{pmatrix}^T

Note que na sua escrita você colocou uma vírgula (",") entre os elementos da matriz. Mas isso não é o padrão. Você deve escrever sem essas vírgulas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?