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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
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MAT0134
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por amr » Sex Abr 01, 2011 15:30
Oii, então.. to precisando mto de ajuda!
eu já olhei alguns tópicos de espaço e subspaço vetorial (que me ajudaram mto) mas mesmo assim estou tendo dificuldade com um exercício que envolve números complexos... não sei como verificar os axiomas por causa da parte imaginária. :(
o exercício é o seguinte:
Seja V= {(x,y)| x,y
C}. Mostre que V é um espaço vetorial sobre R com a adição e multiplicação por escalares definida como:
I) (x1, y1) + (x2,y2) = (x1+x2, y1+y2),
(x1,y1) e (x2,y2)
V;
II) a (x,y) = (ax, ay),
a
R e
(x, y)
V.
Obrigada.
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amr
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por LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 16:48
Como x e y são dois números complexos, temos que
e
(onde
i é a unidade imaginária).
No conjunto dos números complexos, nós definimos a soma x+y como sendo
. Já o produto kx (com k um escalar), definimos como
.
Use essas duas definições padrões quando tiver que operar com os números complexos no exercício.
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LuizAquino
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por amr » Ter Abr 05, 2011 15:01
Você poderia corrigir, então.. por favor. (:
I) A1: (x1,y1) + (x2, y2) = (X1+ x2) + (y1 + y2) = ( x1 + x2, y1 + y2) = (x2 +x1, y2 + y1) = (x2, y2) + (x1, y1).
A2: ((x1, y1) + (x2, y2)) + (x3, y3) = (( x1 + x2, y1 + y2) + (x3, y3) = ((x1 + x2) + x3, (y1 + y2) + y3) =
( x1 + (x2 + x3), y1 + (y2 + y3)) = (x1, y1) + ((x2, y2) + (x3, y3)).
A3: x + y = (a + bi) + (0 + 0i) = (a + 0) + (b+0)i = a + bi = x.
A4: x +y = x + (-x) = (a + bi) + (-a - bi) = (a-a) + (b-b)i = 0
II) sendo k e l
R:
M1: (kl)(x,y) = ( (kl)x, (kl)y) = ( k(lx), k(ly)) = k ( lx, ly) = k ( l (x,y)).
M2: (k + l)(x,y) = ( (k+l)x, (k+l)y ) = ( kx + lx, ky + ly) = (kx, ky) + (lx, ly) = k (x,y) + l(x,y).
M3: k ((x1, y1) + (x2,y2)) = k ( x1 + x2, y1 + y2) = (k (x1+x2), k (y1+ y2)) = (kx1 + kx2, ky1 +ky2) = (kx1, ky1) + (kx2, ky2) = k(x1, y1) + k(x2, y2).
M4: 1(x,y) = (1x, 1y) = (x,y).
Ou seja, o V é um Espaço vetorial sobre R.
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amr
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por Rosi7 » Sáb Mai 30, 2015 00:13
Arm, você tem certeza que é espaço? Pois assistir uns vídeos que dizia sobre uma regra a ser seguida e pela lógica realmente não é espaço e o gabarito está certo.
-
Rosi7
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por Rosi7 » Sáb Mai 30, 2015 00:16
amr escreveu:Oii, então.. to precisando mto de ajuda!
eu já olhei alguns tópicos de espaço e subspaço vetorial (que me ajudaram mto) mas mesmo assim estou tendo dificuldade com um exercício que envolve números complexos... não sei como verificar os axiomas por causa da parte imaginária. :(
o exercício é o seguinte:
Seja V= {(x,y)| x,y
C}. Mostre que V é um espaço vetorial sobre R com a adição e multiplicação por escalares definida como:
I) (x1, y1) + (x2,y2) = (x1+x2, y1+y2),
(x1,y1) e (x2,y2)
V;
II) a (x,y) = (ax, ay),
a
R e
(x, y)
V.
Obrigada.
Arm, tem um vídeo de um professor chamado Matusalém. Ele é ótimo!
Observe a sua questão. É só você aplicar as propriedades e ir seguindo a lógica.
ex: A1) u+v=v+u
i)u+V
(x1, y1) + (x2,y2) = (x1+x2, y1+y2)
ii) V+U=
(x2,y2) + (X1,y1) = (X2+X1, y2+ y1) Pela propriedade R1= Comutativa da adição a+b= b+a logo pode inverter a posição
temos: (x1+x2, y1+y2) que é igual a resposta de i)=ii) ou seja u+v=v+u.
Espero ter ajudado, desculpa qualquer coisa, ainda tenho minhas limitações ,mas pelo que entendi é só você seguir a regra. PS: Prove os outros A2, A3.. Não sei se vc conhece por A ou V.
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Rosi7
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por manuel_pato1 » Sáb Mar 02, 2013 20:03
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por erickm93 » Qui Out 17, 2013 16:48
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por JauM » Qua Dez 04, 2013 14:15
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por Razoli » Qua Jan 08, 2014 16:25
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Qui Jan 09, 2014 13:33
Álgebra Linear
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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