Ola, estou fazendo alguns exercicios tirados do livro de AL do Leon. Fiquei com MUITA duvida em duas questoes em particular. Vou botar as duas questoes e depois falo a duvida mais especificada.
7. Mostre que o elemento 0 de um espaço vetorial é único.
Nesta questao 7 eu tentei "mostrar" usando o axioma de espaços vetoriais que diz: v+0 = v (vetor qlq "v" pertencente ao esp. vetorial V somado do vetor nulo tem como resultado o proprio vetor "v"). Pra isso eu fiz assim:
Sendo "v" e "u" vetores pertencentes à V, v = (v1,v2, ... ,vn) e u = (u1,u2, ... ,un). Obs.: "u" representa o vetor nulo
Aplicando o axioma: v+u = v
v + u = ( v1+u1 , v2+u2 , ... , vn+un )
v + u = v
( v1+u1 , v2+u2 , ... , vn+un ) = (v1,v2, ... ,vn)
Fazendo o sistema ficaria
|v1 + u1 = v1
|v2 + u2 = v2 Obviamente a resposta do sistema seria (0,0, ...,0) e esta foi mais ou menos minha resposta.
| ....
|vn + un = vn
Mesmo me parecendo rezoavel o que eu fiz meu prof. disse que esta errado e nao resolveu pra mim, entao to meio perdido mesmo.
5. Determine se cada conjunto a seguir é ou não um subespaço de P4. (Cuidado!)
(a) O conjunto dos polinômios em R^4 de grau par.
Nesta questao embora eu consiga ver que o axioma da soma "falha" (ja que ha casos que por exemplo o grau do polinomio soma pode ser 3 ou 1), eu nao consigo descrever minha resposta. nao consigo achar por exemplo dois vetores pra polinomio genericos que possam provar o que eu estou afirmando.
Bem estas sao minhas duvidas, se alguem puder ajudar eu agradeço muito. E ja aproveitando, se alguem souber onde eu posso encontrar o gabarito para exercicios impares (se tive pares melhor ainda) do livro Algebra Linear e Aplicaçoes de Stevens J. Leon por favor poste aqui, pois so tenho a lista com os exercicios nao tenho o livro.