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DESAFIO MATEMÁTICO - ENEM 2011

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DESAFIO MATEMÁTICO - ENEM 2011

Mensagempor Kelvin Brayan » Dom Abr 17, 2011 13:45

Olá amigos, caiu uma questão de matemática num simulado do ENEM que fiz e peço que me ajudem a resolvê-lo. Vejam:

Os professores João, Pedro e Lucas inventaram uma brincadeira para seus alunos descobrirem os três números inteiros positivos e distintos que eles pensaram. Primeiro, João faz as seguintes afirmações sobre esses números:

I) O produto dos três números é igual a 231.
II) O número por Pedro não é primo.
III) A soma dos dois maiores números não é divisível por 10.

Após ouvir o professor João, um aluno tenta descobrir quais os números pensados pelos três professores. O aluno Tomás foi o primeiro a descobrir quais foram esses números e falou que a soma dos algarismos do maior deles era igual a

A) 2
B) 3
C) 4
D) 5
E) 6
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Re: DESAFIO MATEMÁTICO - ENEM 2011

Mensagempor Molina » Dom Abr 17, 2011 17:11

Boa tarde, Kelvin.

Vamos por etapas...

Kelvin Brayan escreveu:I) O produto dos três números é igual a 231.


Os divisores de 231 são: 1, 3, 7, 11, 21, 33, 77, 231.

Possíveis números:

1, 3, 77
1, 7, 33
1, 11, 21
3, 7, 11

Kelvin Brayan escreveu:II) O número por Pedro não é primo.


Possíveis números:

1, 3, 77
1, 7, 33
1, 11, 21

Exclui-se o 3, 7, 11 pois todos são primos.

Kelvin Brayan escreveu:III) A soma dos dois maiores números não é divisível por 10.


Os números escolhidos são:

1, 11, 21.

Kelvin Brayan escreveu:a soma dos algarismos do maior deles era igual a


2 + 1 = 3.


Confirme as passagens, mas acho que é isso. :y:
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Re: DESAFIO MATEMÁTICO - ENEM 2011

Mensagempor Kelvin Brayan » Dom Abr 17, 2011 17:16

Está corretíssimo, muito obrigado !
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Re: DESAFIO MATEMÁTICO - ENEM 2011

Mensagempor gabrielabrendel » Ter Mai 29, 2012 13:03

Também estou estudando bastante para ver se passo no Enem 2012.
Quero tentar uma universidade publica através do SiSU e sei que é bem mais difícil. Mas primeiro preciso olhar como estão as inscrições enem 2012
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?