por Garr » Sex Out 05, 2012 13:55
No exercício abaixo, consegui interpretar e resolver o item "a", porém não sei nem como começar o segundo. A dificuldade é primeiro entender o que o exercício pede e depois calcular.
“7. Uma v.a X tem distribuição normal, com média 100 e desvio padrão 10.
(a) Qual a P (90 < X < 100)?
(b) Se

for a média de uma amostra de 16 elementos retirados dessa população, calcule P (90 < X < 100).
(c) (...)”
a) P(90 < X < 110) = P( x < 110) - p (x < 90) = 0,84134 - 0,15866 = 0,68268
b) ???
-
Garr
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mai 13, 2010 22:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: cursando
por Neperiano » Ter Out 09, 2012 09:58
Olá
A questão diz que uma variável a de x tem uma distribuição normal.
Na a pede a probabilidade de x ficar entre 90 e 100.
Na b, pede para ti calcular a probabilidade de x ser 90 a 100, só que agora usando a média de uma amostra de 16 elemenros, retiradas desta população.
Tente fazer, aplique na equação da distribuição normal.
Att
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por Garr » Ter Out 09, 2012 11:10
Obrigado pelo esclarecimento.
Fazendo então

;

Então é calcular

para N~(100,2,5)

Dúvida: no primeiro post eu copiei errado no trecho: "(a) Qual a P (90 < X < 100)?". Na verdade é "(a) Qual a P (90 < X < 110)?". Não consegui editar o post. Eu que não to sabendo ou o fórum não permite?
-
Garr
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mai 13, 2010 22:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: cursando
por Neperiano » Ter Out 09, 2012 11:50
Olá
Tem um tempo minimo para editar, depois deste tempo acredito que não de mais, e só os moderadores podem editar depois deste tempo.
Att
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
Voltar para Probabilidade
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [P.A.] Exercício
por Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 13:02
- 1 Respostas
- 6387 Exibições
- Última mensagem por admin

Dom Mai 25, 2008 13:20
Progressões
-
- Exercício de PA
por Cleyson007 » Dom Jun 01, 2008 02:45
- 1 Respostas
- 11106 Exibições
- Última mensagem por admin

Dom Jun 01, 2008 14:31
Progressões
-
- Exercício de PA e PG
por Cleyson007 » Sáb Jun 14, 2008 01:21
- 3 Respostas
- 15057 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sex Jul 24, 2009 11:59
Progressões
-
- exercicio de P.G.
por Gir » Qui Jul 02, 2009 18:21
- 3 Respostas
- 4207 Exibições
- Última mensagem por Gir

Sex Jul 03, 2009 10:12
Progressões
-
- exercicio de P.G.
por Gir » Seg Jul 06, 2009 10:54
- 1 Respostas
- 3206 Exibições
- Última mensagem por Marcampucio

Seg Jul 06, 2009 16:33
Progressões
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.