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Última mensagem por Janayna
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por -Sarah- » Sex Jun 07, 2013 21:29
Em minha avaliação de matemática, sobre probabilidade, foi abordada a seguinte questão:
Quantos números ímpares e acima de 4000 posso formar, com quatro algarismos distintos, com os algarismos 2, 3, 5 e 8.
Ao resolver cada possibilidade, descobri que existiam seis. No entanto, meu professor afirma que há dezesseis possibilidades, quais são as outras?
8235
8325
8253
8523
5283
5823
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-Sarah-
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por young_jedi » Sáb Jun 08, 2013 16:27
também não encontrei outras além destas acho melhor você perguntar ao seu professor e pedir para ele demonstrar, talvez haja algum erro de interpretação do enunciado por nossa parte
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young_jedi
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por -Sarah- » Seg Jun 10, 2013 18:21
Agradeço as respostas! Bom, quando meu professor resolveu a questão ele aplicou o princípio fundamental da contagem, adicionando duas possibilidades para cada algarismo, ou seja 2.2.2.2 = 16. Não compreendi o raciocínio e como tenho dificuldade em trabalhar com números, postei a questão. Entrarei em contato com ele novamente. Muito obrigada!
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-Sarah-
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por ednaldo1982 » Seg Jun 10, 2013 23:29
-Sarah- escreveu:Agradeço as respostas! Bom, quando meu professor resolveu a questão ele aplicou o princípio fundamental da contagem, adicionando duas possibilidades para cada algarismo, ou seja 2.2.2.2 = 16. Não compreendi o raciocínio e como tenho dificuldade em trabalhar com números, postei a questão. Entrarei em contato com ele novamente. Muito obrigada!
2 3 5 8
5283
5823
8235
8253
8325
8523
(5) __ __ (3)
5 fixo no inicio, e 3 fixo no final: Permutação de 2 números (o segundo e o terceiro) --- P(2) = 2! = 2 . 1 = 2
(8) __ __ (3)
8 fixo no inicio, e 3 fixo no final: Permutação de 2 números (o segundo e o terceiro) --- P(2) = 2! = 2 . 1 = 2
(8) __ __ (5)
8 fixo no inicio, e 5 fixo no final: Permutação de 2 números (o segundo e o terceiro) --- P(2) = 2! = 2 . 1 = 2
Portanto temos: 2 + 2 + 2 = 6 possibilidades
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ednaldo1982
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por -Sarah- » Ter Jun 11, 2013 15:52
Ah, sim! Ainda não aprendemos permutação mas entendi o desenvolvimento da conta. Obrigada!
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-Sarah-
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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