por yan_rulez » Qua Dez 12, 2012 00:23
Considerando-se que a probabilidade de certo jogador de futebol profissional converter, em gol, um penalti seja de 80%, em uma série de cinco cobranças, pode-se concluir que a probabilidade de esse jogador errar, exatamente, quatro penaltis, é de:
01)0,64
02)0,68
03)0,72
04)0,78
05)0,84
Não consegui utilizar todo o conceito de evento/espaço amostral.. então segui a lógica 20% 20% 20% 20% 80% o que dá errado. Que caminho estou errando? Grato
ps:quantos posts com dúvidas eu posso fazer? :(
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yan_rulez
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por fraol » Qua Dez 12, 2012 13:22
Olá, boa tarde,
yan_rulez escreveu:então segui a lógica 20% 20% 20% 20% 80% o que dá errado
Presumo que você esteja multiplicando

.
E esse caminho está certo.
Como o enunciado não fala qual a sequência dos erros nas cobranças, ou melhor, não diz em qual cobrança ele fez o gol então essa cobrança certa pode ter ocorrido na última, como você supõe, ou na primeira ou na segunda ou na terceira ou na quarta. Ou seja, são 5 possibilidades então você complementa o seu raciocínio multiplicando por 5 o resultado acima.
.
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por yan_rulez » Qua Dez 12, 2012 19:27
Obrigado pela resposta. Só que multiplicando (0,2. 0,2. 0,2. 0,2. 0,8). 5 = 0,0064 ~ o que está errado não?
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por fraol » Qua Dez 12, 2012 19:57
yan_rulez escreveu: Só que multiplicando (0,2. 0,2. 0,2. 0,2. 0,8). 5 = 0,0064 ~ o que está errado não?
Nada, pois

%.
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por yan_rulez » Qua Dez 12, 2012 20:26
Obrigado. De qualquer forma, como foi a lógica dessa questão? Que padrão é esse de multiplicar por 5, etc?
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por fraol » Qua Dez 12, 2012 20:32
yan_rulez escreveu:De qualquer forma, como foi a lógica dessa questão? Que padrão é esse de multiplicar por 5, etc?
Eu tentei explicar isso aqui:
yan_rulez escreveu:E esse caminho está certo.
Como o enunciado não fala qual a sequência dos erros nas cobranças, ou melhor, não diz em qual cobrança ele fez o gol então essa cobrança certa pode ter ocorrido na última, como você supõe, ou na primeira ou na segunda ou na terceira ou na quarta. Ou seja, são 5 possibilidades então você complementa o seu raciocínio multiplicando por 5 o resultado acima.
Quanto à resposta, presumo que as alternativas informadas tenham o % no final dos números.
Se ficar com alguma dúvida, por favor, comente.
.
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Probabilidade
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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