• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Problema de Raciocínio Lógico Matemático

Problema de Raciocínio Lógico Matemático

Mensagempor brunapo27 » Seg Jun 18, 2018 19:33

Preciso de ajuda nesta questão.
Numa lanchonete são vendidos sucos de fruta servidos em copos grandes e pequenos sendo que o preço do copo
pequeno custa dois terços do preço do copo grande. Se o valor pago por uma pessoa que comprar um copo de cada
tamanho é igual a R$ 8,00, então a diferença de preço entre os dois tamanhos de suco é igual a: Resposta (1,6)
brunapo27
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 18, 2018 19:29
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Problema de Raciocínio Lógico Matemático

Mensagempor Gebe » Seg Jun 18, 2018 22:34

Vamos chamar o copo grande de 'G' e o copo pequeno de 'P'.
A primeira info do enunciado diz: "o preço do copo pequeno custa dois terços do preço do copo grande" , logo:
P = \frac{2}{3}G

A segunda info diz: "o valor pago por uma pessoa que comprar um copo de cada tamanho é igual a R$ 8,00" , logo:
P + G = 8

Substituindo a primeira relação achada na segunda, temos:
\left(\frac{2}{3}G \right) + G = 8

Isolando G:
\\
\frac{5}{3}G = 8\\
\\
5G = 24\\
\\
G = \frac{24}{5} -> Este é o preço do copo grande. Pra descobrir o preço do pequeno, basta substituir na primeira relação encontrada:
\\
P = \frac{2}{3}G\\
\\
P = \frac{2}{3}*\left(\frac{24}{5} \right)\\
\\
P = \frac{48}{15}\\
\\
P = \frac{16}{5}

Por fim, como é pedido:
G - P = 24/5 - 16/5 = 8/5 = 1.6

Espero ter ajudado, bons estudos.
Gebe
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Jun 03, 2015 22:47
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia eletrica
Andamento: cursando

Re: Problema de Raciocínio Lógico Matemático

Mensagempor brunapo27 » Ter Jun 19, 2018 14:20

Gebe escreveu:Vamos chamar o copo grande de 'G' e o copo pequeno de 'P'.
A primeira info do enunciado diz: "o preço do copo pequeno custa dois terços do preço do copo grande" , logo:
P = \frac{2}{3}G

A segunda info diz: "o valor pago por uma pessoa que comprar um copo de cada tamanho é igual a R$ 8,00" , logo:
P + G = 8

Substituindo a primeira relação achada na segunda, temos:
\left(\frac{2}{3}G \right) + G = 8

Isolando G:
\\
\frac{5}{3}G = 8\\
\\
5G = 24\\
\\
G = \frac{24}{5} -> Este é o preço do copo grande. Pra descobrir o preço do pequeno, basta substituir na primeira relação encontrada:
\\
P = \frac{2}{3}G\\
\\
P = \frac{2}{3}*\left(\frac{24}{5} \right)\\
\\
P = \frac{48}{15}\\
\\
P = \frac{16}{5}

Por fim, como é pedido:
G - P = 24/5 - 16/5 = 8/5 = 1.6

Espero ter ajudado, bons estudos.

Ajudou sim, muito obrigada! ;)
brunapo27
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 18, 2018 19:29
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Probabilidade

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?