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Como se faz essa questão?

Como se faz essa questão?

Mensagempor dbarros » Ter Abr 29, 2014 19:04

Em uma clínica trabalham e estão disponíveis 10 médicos e 6 dentistas. Considerando que em um plantão são necessários 4 médicos e 2 dentistas, as equipes distintas que poderão ser formadas com os médicos e dentistas disponíveis são:
A) 3150.
B) 480
C) 225.
D) 52
E) 608

Resposta: Letra "A"

Fonte: FUNCAB / 2012 / Prefeitura de armação de Buzios / Analista de Sistemas /
dbarros
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Re: Como se faz essa questão?

Mensagempor DanielFerreira » Qua Abr 30, 2014 21:41

Olá dbarros,
seja bem-vindo(a)!

O problema envolve combinação! Veja o porquê:

M: médico
D: dentista

M_1, M_2, M_3, M_4, D_1 e D_2 = M_3, M_2, M_1, M_4, D_2 e D_1

Repare que os mesmos profissionais dispostos em posições diferentes, não implica numa equipe distinta.

Daí,

\\ C_{10, 4} \cdot C_{6, 2} = \\\\\\ \frac{10 \cdot 9 \cdot 8 \cdot 7 \cdot 6!}{6! 4!} \cdot \frac{6 \cdot 5 \cdot 4!}{4! 2!} = \\\\ (10 \cdot 3 \cdot 7) \cdot (3 \cdot 5) = \\\\ 210 \cdot 15 = \\\\ \boxed{3150}
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Como se faz essa questão?

Mensagempor dbarros » Qua Abr 30, 2014 23:27

danjr5 escreveu:Olá dbarros,
seja bem-vindo(a)!

O problema envolve combinação! Veja o porquê:

M: médico
D: dentista

M_1, M_2, M_3, M_4, D_1 e D_2 = M_3, M_2, M_1, M_4, D_2 e D_1

Repare que os mesmos profissionais dispostos em posições diferentes, não implica numa equipe distinta.

Daí,

\\ C_{10, 4} \cdot C_{6, 2} = \\\\\\ \frac{10 \cdot 9 \cdot 8 \cdot 7 \cdot 6!}{6! 4!} \cdot \frac{6 \cdot 5 \cdot 4!}{4! 2!} = \\\\ (10 \cdot 3 \cdot 7) \cdot (3 \cdot 5) = \\\\ 210 \cdot 15 = \\\\ \boxed{3150}


Obrigado pela atenção e disposição em revolver a questão. Sucesso!
dbarros
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?