• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ta difícil essa analise

Ta difícil essa analise

Mensagempor mat_MED » Sáb Jun 06, 2015 11:09

Bom dia! Segue exercício:
Em uma estante há 6 livros de diferentes de matemática, 5 livros diferentes de física e 4 livros diferentes de química. Assinale a alternativa que indique de quantas maneiras diferentes é possível escolher 4 livros nessa estante de modo que haja pelo menos 1 livro de cada uma das três matérias.
a)240
b)300
c)540
d)720
e)800
mat_MED
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jun 06, 2015 11:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Ta difícil essa analise

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jun 07, 2015 10:33

TALVEZ, o gabarito esteja errado!!

Fiz assim:

M M F Q => um livro de cada disciplina MAIS um de matemática;

M F F Q => um livro de cada disciplina MAIS um de física;

M F Q Q => um livro de cada disciplina MAIS um de química;

M M M F => (...) faltou o de química; disso podemos concluir que não podemos ter três livros de uma disciplina. Com isso, vamos às contas!!


Encontremos a quantidade de escolhas possíveis no formato MMFQ:

- matemática => C_{6, 2};
- física ======> C_{5, 1};
- química ====> C_{4, 1}.

Daí, o total escolhas nesse formato é dado por: C_{6, 2} \cdot C_{5, 1} \cdot C_{4, 1} = 300


Encontremos a quantidade de escolhas possíveis no formato MFFQ:

- matemática => C_{6, 1};
- física ======> C_{5, 2};
- química ====> C_{4, 1}.

Daí, o total escolhas nesse formato é dado por: C_{6, 1} \cdot C_{5, 2} \cdot C_{4, 1} = 240


Tente concluir! para isso será necessário encontrar a quantidade de escolhas para o formato MFQQ, depois basta somá-lo aos valores encontrados (300 e 240).

A propósito, procure ser mais objetivo no título de post.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Ta difícil essa analise

Mensagempor Nina Luizet » Dom Jun 07, 2015 11:05

Olá, então daria 720 possibilidades?
Nina Luizet
Nina Luizet
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Fev 16, 2015 12:39
Localização: Natal , RN , Brasil
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Ta difícil essa analise

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jun 07, 2015 12:18

De acordo com o raciocínio que apresentei, sim!

A meu ver, o gabarito está incorreto.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Ta difícil essa analise

Mensagempor mat_MED » Dom Jun 07, 2015 12:22

Essa resposta eu já havia encontrado (720).
mat_MED
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jun 06, 2015 11:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Análise Combinatória

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?