• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvidas Conjuntos

Dúvidas Conjuntos

Mensagempor Andrewo » Qui Abr 12, 2012 09:12

Aí rapaziada; blza?

To com 2 dúvidas aqui de conjuntos, que queria explicação.

1) Se A = { x \in N / x = 4n, com n \in N} e B = { x \in N* / \frac{20}{x}= n, com n \in N}

Então o nº de elementos de A\capB é:

b)2 elementos.


Bom, eu não entendi muito bem o que o exercício quer, pelo que entendi o conjunto A é dos múltiplos de 4 (4, 8, 12, 16, 20...) e B os divisores de 20?





2)O número de elementos do conjunto P(A) \cup P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:

d) 7

.
Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos???Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)

Outra coisa : como to estudando pelas aulas do Nerckie, ele não dá aula de intervalo e aborda o assunto só depois de Funções...Vcs acham que é bom eu pegar intervalo agora ou seguir pela sequência que ele dá?

Conto com vcs


:y: :y: :y:
Avatar do usuário
Andrewo
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 11:22
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 12, 2012 19:36

No primeiro você interpretou corretamente, o conjunto A significa os múltiplos de 4 enquanto que B representa os divisores de 20. Daí, basta ver elementos em comum.

Com a notação P(A) você quer dizer o número de subconjuntos de A? De onde tirou a questão?

Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor Andrewo » Sex Abr 13, 2012 09:08

MarceloFantini escreveu:Com a notação P(A) você quer dizer o número de subconjuntos de A? De onde tirou a questão?

Para responder à questão do intervalo precisamos saber se é um estudo sozinho ou se você depende deste conhecimento para algum assunto urgente.


Tirei de uma lista de exercícios de vestibular, é questão da UFRS.


Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.




:y: :y: :y: :y:
Avatar do usuário
Andrewo
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 11:22
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 10:22

Andrewo escreveu:To com 2 dúvidas aqui de conjuntos, que queria explicação.

1) Se A = { x \in N / x = 4n, com n \in N} e B = { x \in N* / \frac{20}{x}= n, com n \in N}

Então o nº de elementos de A\capB é:

b)2 elementos.


Bom, eu não entendi muito bem o que o exercício quer, pelo que entendi o conjunto A é dos múltiplos de 4 (4, 8, 12, 16, 20...) e B os divisores de 20?


Você esqueceu do 0 no conjunto A. Ou seja, lembre-se que 0 é múltiplo de 4.


Andrewo escreveu:2)O número de elementos do conjunto P(A) \cup P(B), com A e B disjuntos e com dois elementos cada um é:

d) 7


Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??


De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?

Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:

Conjuntos disjuntos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuntos_disjuntos


Andrewo escreveu:Pq tem 7? e como eu leio isso :P(A)


Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:

Conjunto de partes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partes

Andrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.


Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 10:58

Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja \mathbb{N} = \{ 1, \, 2, \, \ldots \}, então escreveu certo.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor Andrewo » Sex Abr 13, 2012 11:44

LuizAquino escreveu:
Andrewo escreveu:
Andrewo escreveu:Tbm não sei como vou achar o número de elementos, se tem 2 elementos cada um então a união deles não seriam 4 elementos??


De modo geral, se dois conjuntos A e B possuem 2 elementos, não necessariamente a união deles terá 4 elementos. Por exemplo, considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {2, 3}. Fazendo a união de A com B, por acaso teríamos 4 elementos?

Entretanto, no caso do exercício, os conjuntos A e B são disjuntos. Você sabe o que isso significa? Caso você não saiba, vide, por exemplo, a página:


Para entender o porque da resposta ser 7, você precisa primeiro saber o que significa P(A). Para saber o que isso significa, vide, por exemplo, a página:

Conjunto de partes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_partes

Andrewo escreveu:Quanto ao estudo, eu estudo sozinho sim, e quero estudar a matéria toda do ensino médio p/ fazer uma prova daqui a 2,5 meses.


Uma curiosidade: será uma prova de vestibular ou de concurso?




Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.

Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?



É prova de vestibular. :-D
Avatar do usuário
Andrewo
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 11:22
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 13, 2012 11:48

MarceloFantini escreveu:Luiz, considerar 0 como múltiplo depende da convenção dos números naturais que ele esteja usando. Caso seja \mathbb{N} = \{ 1, \, 2, \, \ldots \}, então escreveu certo.


Esse exercício foi proposto a nível de Matemática do ensino fundamental e médio. Nesse caso, o número 0 pertence a \mathbb{N}. Tanto é assim, que na definição do conjunto B note que aparece \mathbb{N}^* , indicando que nesse caso devemos tirar o 0 de \mathbb{N} .

Andrewo escreveu:Eu ja sabia o que eram disjuntos mas não sabia que P(a) significava conjunto de partes.

Mas mesmo assim o resultado não bate pq se eu for ver o conjunto de partes de P(a) = 4 e de P(b) = 4 tbm, o enunciado não fala nada em partes não vazias, então o resultado correto não seria 8?


Faço o teste. Considere que A = {1, 2} e B = {3, 4}. Note que esses conjuntos são disjuntos.

Determinando o conjunto das partes, temos que:

P(A) = \{\{1\},\, \{2\},\, \{1,\,2\},\, \varnothing\}

P(B) = \{\{3\},\, \{4\},\, \{3,\,4\},\, \varnothing\}

Agora conte quantos elementos tem P(A)\cup P(B) .
Editado pela última vez por LuizAquino em Sex Abr 13, 2012 11:53, em um total de 1 vez.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 13, 2012 11:50

Andrewo, não se esqueça que o vazio é um elemento em comum a ambos e quando contamos elementos de um conjunto não consideramos repetidos, por isso apenas sete.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Dúvidas Conjuntos

Mensagempor Andrewo » Sex Abr 13, 2012 14:46

Vlw aí, agora entendi.


:y: :y: :y:
Avatar do usuário
Andrewo
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 11:22
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Conjuntos

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: cálculo de limites
Autor: Hansegon - Seg Ago 25, 2008 11:29

Bom dia.

Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado

\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]


Assunto: cálculo de limites
Autor: Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25

\lim_{x\rightarrow-1} \frac{{x}^{3}+1}{{x}^{2}-1}

Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.

Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo. :y:

Caso ainda não tenha dado uma :idea:, avisa que eu resolvo.

Bom estudo!


Assunto: cálculo de limites
Autor: Guill - Dom Abr 08, 2012 16:03

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{x^3+1}{x^2-1}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x+1)(x^2-x+1)}{(x+1)(x-1)}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x^2-x+1)}{(x-1)}=\frac{-3}{2}