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Exercícios Conjunto!

Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Sáb Jun 11, 2011 16:15

Pessoal,
estou resolvendo exatos 150 exercícios de conjuntos de uma certa coletânea, só que, estou postando aqui
uns que eu realmente não consegui fazer.
Junto com os exercícios estão as respostas...


1º) Sendo A = { x \epsilon \usepackage$\mathbb{N}$ | 12 - 2x < 0 } e B = { x \epsilon \usepackage$\mathbb{Z}$ | 6x +5 > 7x -5 }, Calcule : A \cap B.
R: {7;8;9}

2º) Se A \cap B = { 1;2 }, B \cap C = {2;3}, A \cup B = {1;2;3;4 } e B \cup C = { 1;2;3;5}, Obtenha A \cap C.
R:{2} Como que é 2 ??

3º) Seja o conjunto S = { r \epsilon \usepackage$\mathbb{Z}$ : r \geq 0 e r² \leq 2 }, sobre o qual são feitas as seguintes afirmações:

\texttt{I}. \frac{5}{4} \epsilon S e \frac{7}{5} \epsilon S

\texttt{II}. { x \epsilon \usepackage$\mathbb{R}$ : o \leq x \leq \sqrt{2} } \cap S = { }

\texttt{III}. \sqrt{2} \epsilon S

Quais são V?
R: somente o \texttt{I}.
Não consegui fazer às contas... =(


4º)FGV... Numa Universidadecom \eta alunos, 80 estudam Física, 90 Biologia, 55 Química, 32 Biologia e Física, 23 Química e Física, 16 biologia e Química e 8 estudam nas três faculdades, quantos alunos estão matriculados na universidade?
OBS: ( eu acho que este exercício está com erro ortográfico, pelo fato de que, no começo ele afirma "Numa univerdade" com N alunos... e depois cita 3 faculdades???
R: 162 ... também não soube faze-lô...



5º)Em uma empresa, 60% dos funcionários lêem a revista A, 80% lêem a revista B, e todo funcionário é leitor de pelo menos uma dessas revistas.
O percentual de funcionários que lêem as duas revistas é:
R: 40% ... mais como que é feito o cálculo?? eu tentei e nada... ??? tentei também pelo diagrama de Venn Euler...


6º) Numa escola de 360 alunos, onde as únicas matérias dadas são Matemática e Português, 240 alunos estudam Matemática e 180 alunos estudam
Português. O número de alunos que estudam Matemática e Português é:
R: 60 ... obs: ( não consigo fazer exercícios como este último citado agora, pelo diagrama de Venn Euler...
como deve ser feito ???
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Dom Jun 12, 2011 01:42

Tenso!
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Dom Jun 12, 2011 12:44

Ninguém mesmo?!
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Dom Jun 12, 2011 20:36

????????
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Seg Jun 13, 2011 12:17

Ninguém vai responder nenhuma??
que que que que isso? uia ta loco ??
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Seg Jun 13, 2011 18:15

¬¬'
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Seg Jun 13, 2011 21:38

lol
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Re: Exercícios Conjunto!

Mensagempor Jhosmy » Ter Jun 14, 2011 09:52

=p
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?