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Dúvida sobre Exercício Conjunto

Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor Jhosmy » Qua Jun 01, 2011 15:14

Por favor, dê uma olhada neste exercício.
Dados os Conjuntos A = {a,b,c} , B = {a,c,d,e} , C = {c,d} e D = {a,d,e} Classifique cada uma das sentenças seguintes em V (Verdadeira) ou F (Falsa)

a) A - B = {b} V, pois os únicos itens de A em comum com B são “a” e “c” ... restando apenas o “b” ...
b)Agora de uma olhada neste aqui... D – B = {c} Na resolução diz “F” , pois D – B = {a,e} e é diferente de {c}... Mais pensem... D está contido em B, quer dizer que todos os elementos de D estão em B... Não só isso mais D – B é { } conjunto vazio... e agora??
Editado pela última vez por Jhosmy em Qua Jun 01, 2011 19:49, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor carlosalesouza » Qua Jun 01, 2011 19:01

a) está correto... mas eu diria que A-B = {b} pois {b} é o conjunto de elementos de A que não estão em B

b) Concordo com o seu raciocínio... a afirmação continua sendo falsa... mas a resposta correta para D-B é \emptyset, como vc bem disse...

p = Livros são elaborados por pessoas
q = Pessoas cometem erros
r = Livros cometem erros
p\wedge q \Rightarrow r TAUTOLOGIA

UHuhahuauhahua

Um abraço
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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor Jhosmy » Qua Jun 01, 2011 19:21

carlosalesouza escreveu:a) está correto... mas eu diria que A-B = {b} pois {b} é o conjunto de elementos de A que não estão em B

b) Concordo com o seu raciocínio... a afirmação continua sendo falsa... mas a resposta correta para D-B é \emptyset, como vc bem disse...

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r = Livros cometem erros
p\wedge q \Rightarrow r TAUTOLOGIA

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Um abraço


...Na alternatica " A " eu disse que era " b " !! ...
Grande Abraço...
Jhosmy
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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor carlosalesouza » Qui Jun 02, 2011 08:51

Como eu disse... sua resposta está correta...

Minha observação foi que eu expressaria a MESMA coisa de forma um tanto diferente...

Poderíamos, ainda, dizer que A - B é o complementar em A de A\cap B...

E estaríamos sempre dizendo a mesma coisa... rs

ok?

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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor Jhosmy » Sex Jun 03, 2011 22:43

Não entendi muito bem, mais blza!.

^^
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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor carlosalesouza » Sex Jun 03, 2011 23:56

Então vou resumir.... rs

O que eu quis mostrar, é que existem formas diferentes de afirmar a mesma verdade.... todas igualmente válidas...

Eu apenas mostrei certa preferência por afirmar de forma um pouco diferente da que vc afirmou... certo?

Um abraço
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Re: Dúvida sobre Exercício Conjunto

Mensagempor Jhosmy » Sáb Jun 04, 2011 00:42

AH! sim.

Compreendi!
Obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?