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Questão UnB

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Mensagempor Danilo Dias Vilela » Ter Mar 09, 2010 13:30

1) Os números x, y e Z pertencem ao conjunto { 4/108, 7/180, 11/300} e são tais que x < y < z. Nessas condições pode-se afirmar corretamente que

5) para determinar qual das frações é a maior e qual é a menor é suficiente calcularmos o MMC dos numeradores. GABARITO: CORRETO.

Gostaria de entender isso. Se alguém puder me explicar com detalhes ficaria muito agradecido.
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Re: Questão UnB

Mensagempor Neperiano » Ter Mar 09, 2010 14:44

Ola

Bom temos três numeros, e do lado temos as condições, então para se ter certeza disso necessitamos igualar o numero que esta embaixo, então:

108, 180, 300, divide por 2
,54, ,90, ,150, divide por 2
.27, ,45, ,75,, divide por 3
.09, ,15, ,25,, divide por 3
,03, ,05, ,25,, divide por 3
,01, ,05, ,25,, divide por 5
,01, ,01, ,05,, divide por 5
,01, ,01, ,01,, divide por 1
Multiplica todos = 2700, esse é o denominador comum entre os 3,


4/108<7/180<11/300
2700
Multiplique o denominador e depois multiplique
72900<220909,09<73636,36

Logo descobrimos que:
x=7\180
y=4\108
z=11\300

Por isso que devemos fazer o MMC, para podermos descubrir um denominador comum entre eles e descubrir cada valor, se você apenas dividisse, exemplo: 7\180 = 0,038888, 11/300=0,03666, repare que as posições de x,y e z, se inverteriam, isto se deve ao fato de elas não estarem igualadas, por isto se deve fazer o mmc, para descubrir quem é o x,y e z.

Qualquer duvida

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Re: Questão UnB

Mensagempor Danilo Dias Vilela » Ter Mar 09, 2010 18:58

O MMC que a questão está dizendo é o MMC do numerador e não do denominador. Acho que você não percebeu. Não entendi foi isso. Sua explicação ficou meio confusa. Se puder me explicar novamente ficaria agradecido. Não entendi o porquê do MMC do numerador. Desde já agradeço a sua atenção. Obrigado.
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Re: Questão UnB

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mar 09, 2010 19:38

Danilo, o mmc serve para você encontrar um denominador comum entre frações para que dessa maneira possa por exemplo somar, subtrair, comparar. Fiz dessa maneira e espero que você entenda:

Fatorei os três números (108, 180, 300) em números primos. Cheguei que:

108 = 2^2.3^3

180 = 2^2.3^2.5

300 = 2^2.3.5^2

Portanto, para efeito de comparação, eu vou deixar todos os denominadores das frações iguais, para verificar qual delas tem o maior numerador (e consequentemente é a maior, e assim em diante). Multiplicando a primeira por 5^2:

\frac{4}{108} \times \frac{25}{25} = \frac{100}{2700}

Multiplicando a segunda por 3.5:

\frac{7}{180} \times \frac{15}{15} = \frac{105}{2700}

Multiplicando a terceira por 3^2:

\frac{11}{300} \times \frac{9}{9} = \frac{99}{2700}

Como \frac{99}{2700} < \frac{100}{2700} < \frac{105}{2700} e x < y < z, vemos que:

z = \frac{105}{2700}

y = \frac{100}{2700}

x = \frac{99}{2700}

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Questão UnB

Mensagempor Neperiano » Qua Mar 10, 2010 13:21

Ola
Danilo Dias Vilela escreveu:1) Os números x, y e Z pertencem ao conjunto { 4/108, 7/180, 11/300} e são tais que x < y < z. Nessas condições pode-se afirmar corretamente que

5) para determinar qual das frações é a maior e qual é a menor é suficiente calcularmos o MMC dos numeradores. GABARITO: CORRETO.

Gostaria de entender isso. Se alguém puder me explicar com detalhes ficaria muito agradecido.


Quando diz MMC dos numeradores, deve se fazer o mmc do denominador, pois assim você estara igualando o número embaixo e automaticamente calculando um valor para o numerador deacordo com os outros numeros, é como se estivesse fazendo o mmc do numerador

Espero ter ajudado

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Re: Questão UnB

Mensagempor Danilo Dias Vilela » Qua Mar 10, 2010 13:24

O gabarito está dando correto. Então neste caso não é correto. Pois aí tá dizendo o mmc dos numeradores. Também nunca ouvi isso. Tirar o mmc dos numeradores.
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Re: Questão UnB

Mensagempor Neperiano » Qua Mar 10, 2010 14:36

Ola

Olha pode ser que esteja errado, ou seja modo de falar, na matemática a autores que falam diferente, mas nem por isso, esteja errado, o importante é você saber como se faz

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Re: Questão UnB

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 10, 2010 16:02

Rigorosamente falando, a afirmativa está errada. Mas nós sabemos que o autor quis dizer 'denominadores' ao invés de 'numeradores'.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.