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inequações com seno e coseno

inequações com seno e coseno

Mensagempor ezidia51 » Qua Abr 04, 2018 17:57

Alguém pode me ajudar com estas inequações pois não estou conseguindo fazer:
exercicio 1
sin{}^{2}x\gg\frac{1}{4} onde 0\ll x \ll2\pi(faça t=sin x e resolva t^2\gg\frac{1}{4}

exrcicio 2
2cos{}^{2}-sinx-1=0 no intervalo de 0\ll x \ll2\pi

Desde já agradeço pela ajuda!
ezidia51
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Re: inequações com seno e coseno

Mensagempor ezidia51 » Qua Abr 04, 2018 18:02

corrigindo a equação do segundo exercício:
2cos{}^{2}x -sinx-1=0 no intervalo de 0\ll x \ll2\pi
Obrigado
ezidia51
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Re: inequações com seno e coseno

Mensagempor Gebe » Qui Abr 05, 2018 00:36

Primeiro só pra evitar erros, na primeira questão acredito que tu queria colocar ">" ou "<" ao inves de ">>" ou "<<", ja que o segundo par (o que foi utilizado) representa "MUITO maior (ou MUITO menor)" , enquanto o primeiro representa apenas maior ou menor.

Também como dica, ja que eu vejo MUITA gente com dificuldade em materias que envolvam funções trigonometricas, procure sempre deixar a mão um papel com as principais propriedades e uma tabela com os principais senos, cossenos e tangentes.


1)


Se olharmos pelas tabelas ou circulo trigonometrico, veremos que o seno é maior que \frac{1}{2} (em modulo) em dois intervalos entre 0<x<2pi, sendo eles:
\\
30^\circ<x<150^\circ\\
210^\circ<x<330^\circ

2)
Utilizando a propriedade: cos^2(x)=\frac{1}{2}\left(cos(2x)+1 \right), temos:

\\
2cos^2(x)-sin(x)-1=0\\
\\
2*\frac{1}{2}\left(cos(2x)+1 \right)-sin(x)-1=0\\
\\
cos(2x)+1-sin(x)-1=0\\
\\
cos(2x)=sin(x)\\
\\
Lembre\;que\;cos(a)=sen\left(a+\frac{\pi}{2}+2n\pi \right)\\
Com\;n\;sendo\;inteiro\;(ex.:-1,-2,0,1,2,3...),\;logo:\\
\\
cos(2x)=sin\left(2x+\frac{\pi}{2}+2n\pi \right)\\
\\
sin\left(2x+\frac{\pi}{2}+2n\pi \right)=sin(x)\\
\\
\left(2x+\frac{\pi}{2}+2n\pi \right)=x\\
\\
x=-\frac{\pi}{2}+2n\pi

Como é pedido um "x" entre 0 e 2pi, podemos escolher "n" igual a 1 e, portanto ficamos com:

-\frac{\pi}{2}+2*1*\pi=\frac{3\pi}{2} ou 270°

Espero ter ajudado, qualquer duvida mande uma msg. Bons estudos.
Gebe
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Re: inequações com seno e coseno

Mensagempor ezidia51 » Qui Abr 05, 2018 13:09

:y: :y: :y: :y: :y: :y: :y: muito muito obrigado!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?